sábado, 12 de março de 2011

Novo bico da Ferrari

A Ferrari trouxe para o último teste em Barcelona algumas novidades. Além de um novo escapamento, fortemente inspirado no modelo inventado pela Red Bull que mostrei aqui, a equipe de Felipe Massa e Fernando Alonso também estreou um novo modelo de bico, como vemos nas imagens abaixo. Esse novo modelo usa hastes que ligam o bico do carro à asa dianteira bem mais largos.

Como não tiveram nenhum problema de resistência nessa peça nos testes anteriores está praticamente descartada a hipótese dessa inovação ter sido criada para trazer mais rigidez ao suporte, restando a possibilidade muito mais plausível de se tratar de um peça (na verdade 2, em paralelo) que tem como função canalizar e "disciplinar" o ar que corre embaixo do bico.

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Tempos dos testes - Final do 5º e último dia

Depois de terem optado por iniciar seus 4 últimos dias de testes um pouco mais tarde que suas rivais e com isso correr no sábado, Ferrari, Williams, McLaren e Mercedes tiveram uma desagradável sessão de testes no sábado.

Um chuva forte chuva caiu sobre o circuito catalão durante o dia inteiro, o que reduziu bastante as possibilidades dessas equipes de acumular muita quilometragem com seus carros e refiná-los para o GP da Austrália. Por outro lado foram as únicas equipes que já sabem como seus carros se comportam com seus novos pacotes aerodinâmicos sob chuva, o que se não compensa a falta de mais voltas em tempo seco certamente trás um conhecimento útil a respeito do carro.

Enfim, foi pouca as atividade de pista por hoje desenvolvida pelos poucos pilotos que foram pra pista e registraram voltas rápidas (Schumacher e Alonso, por exemplo, deram 5 voltas na pista cada um, mas nunca as completaram, retornado para os boxes ao fim delas):

POS.   PILOTO/EQUIPE               MELHOR VOLTA        DIFERENÇA      VOLTAS
1
N. Rosberg
Mercedes
1:43.814

35
2
P. Maldonado
Williams
1:44.333
+0.519     23
3
L. Hamilton
McLaren
1:44.560
+0.746 33
 
Mais pra frente um boletim completo de quanto cada equipe e cada piloto andou, aguarde!

Williams usará KERS no GP da Austrália

Depois de sofrer vários problemas com sua unidade de KERS durante os testes coletivos da Formula 1 e considerar a possibilidade de não usá-lo no Grande Prêmio da Austrália, conforme contei aqui, a Williams anunciou hoje que irá sim usar o aparato na corrida de estreia do campeonato daqui 2 semanas.

Segundo Sam Michael, diretor técnico da equipe, o equipamento foi revisado depois de apresentar problema no teste de quarta-feira - um problema elétrico com um equipamento entre as baterias do KERS e a central eletrônica do motor - e agora está em condições de uso novamente.

A Williams terminou seus testes de preparação para temporada nesse sábado no circuito de Barcelona sob muita chuva, o que impossibilitou a equipe (bem como as demais que lá estavam) de acumular muito mais quilometragem com o carro equipado com o KERS.

Derani, Nasr, Foresti, Cunha, Fantin e a F3 inglesa

Os cinco sobrenomes que leram acima são dos 5 brasileiros que correrão essa temporada na Formula 3 inglesa, a mais competitiva das F3 do mundo.

A peneira é grande, as dificuldade e desafios maiores ainda.

Dessa lista ressalto Pipo Derani e Felipe Nasr, que estão colocados em equipes mais estruturadas e obtiveram tempos sólidos nos dois dias de testes coletivos em Silverstone.

Felipe Nasr, o mais experiente da turma andou sempre la na frente, graças a seu talento e ao motor Volkswagen que "empurra" mais os carros de sua equipe (a atual campeã da categoria, a sempre favorita "Carlin") em circuitos de alta como a do traçado em questão. Esse ano deverá ser decisivo na sua promissora carreira no sentido de alavancagem para o próximo passo no automobilismo europeu: GP2 ou Renault Master Series (V6).

Já Pipo Derani, o mais jovem piloto brasileiro no exterior, tem em sua temporada de estreia uma rara combinação que tem tudo para ser frutífera: Conhece vários dos circuitos que vai correr, pois ja correu de F3 Alemã, está numa equipe reconhecidamente forte, a "Double R", que anda com motores Mercedes, não tão "exuberantes" em circuitos de alta, mas com boa curva de torque nos circuitos mais travados e não tem sobre os ombros a pressão de precisar disputar o título, exatamente por ser novato na categoria, dando essa combinação de fatores a agradável possibilidade de colher bons resultados quando o equipamento e circunstâncias permitirem e ao mesmo tempo credenciar-se para correr a temporada 2012, aí sim, disputando o título, já conhecedor mais profundo das peculiaridades dos capciosos circuitos da ilha da Rainha Elizabeth.

Quanto aos demais brasileiros, os rápidos Yann Cunha, Lucas Foresti e Pietro Fantin também não contam com grande experiência na categoria bretã e certamente também já precisarão de alguns resultados sólidos em 2011 para permanecerem por lá no ano que vem, uma tarefa dura mas a altura do que mostraram até hoje.

Aproveito para reforçar o apelo aos muitos empresários de sucesso do país: Parem de torrar dinheiro só em futebol! Apostem no automobilismo, abram suas cabeças e incentivem jovens talentos que estão la fora comendo o pão que o diabo amassa pra tentra fazer suas carreiras "virarem". Depois não adianta reclamar que "depois do Senna, Barrichello e Massa não veio mais ninguém". Eles vieram sim, vocês que não lhes abrem as portas.

Boa sorte garotos, vocês precisarão e o Brasil, se quiser continuar tendo pilotos de calibre na F1, também. E muita.