quinta-feira, 10 de março de 2011

Williams e o KERS

Depois de mais uma vez apresentar problemas no seu equipamento de recuperação de energia cinética - KERS nessa quarta-feira com Pastor Maldonado, que só deu 29 voltas, a Williams conseguiu completar 105 voltas nas mãos de Barrichello nessa quinta-feira. Bom não?

Em termos. Por um lado a Williams conseguiu isso porque não usou o KERS hoje, e não deverá usá-lo novamente amanhã (pelo menos não o dia inteiro), o que é bom pois tirando isso o carro parece ser rápido e confiável, podendo recolher valiosa quilometragem para aferir e ajustar as novas peças aerodinâmicas que trouxeram para esses testes.

Por outro lado o problema principal deles dá mostras de não ter sido resolvido: superaquecimento das baterias do bendito KERS. Ontem, por exemplo, ao serem removidas do carro de Maldonado elas tiverem que ficar numa área atrás dos boxes isolada do contato das pessoas, de tão quentes que estavam (foto ao lado).

Claro que a Williams não está parada e está usando todos os seus recursos se desdobrando para conseguir vencer esse problema de noviciado (nunca tinham usado o KERS antes) que, não se engane, também se repete com o aparelho de outras marcas como Renault, Mercedes e Sauber (Magneti-Marelli-Ferrari, foto abaixo), que apesar de ja terem a experiência de temporada de 2009 também tem deixado seus dirigentes um pouco preocupados com a fragilidade dos equipamentos, ainda que as razões para isso possam não ser as mesmas nem tão intensas como as da Williams.

O resultado é que nos bastidores já começa a se falar na possibilidade da equipe de Grove começar o campeonato sem utilizar o aparato, mesmo isso podendo significar uma largada menos eficiente e não poder contar com os 6,67 segundos de "boost" por volta que certamente auxiliariam um pouco nas ultrapassagens (ou na defender-se delas) e classificação.

Perguntado sobre a possibilidade de alinhar na Austrália sem o KERS, Barrichello declarou hoje: "Eu espero que não, mas acho que todos vão ter que passar por essa pergunta".  Vejamos como as coisas se saem nos 2 dias restantes de testes e aguardemos.

Tempos dos testes - Final do 3º dia

Esses são os tempos do terceiro dia de testes em Barcelona.

1  PerezSauber 1m21.761s
2  MassaFerrari 1m22.092s  +0.331
3  WebberRed Bull 1m22.466s  +0.705
4  BarrichelloWilliams 1m22.637s  +0.876
5  SchumacherMercedes 1m22.892s  +1.131
6  HeidfeldRenault 1m23.541s  +1.780
7  KovalainenLotus 1m23.990s  +2.229
8  PetrovRenault 1m24.233s  +2.472
9  SutilForce India 1m24.334s  +2.573
10  AlguersuariToro Rosso 1m24.779s  +3.018
11  D'AmbrosioVirgin 1m27.336s  +5.575
12  TrulliLotus 1m34.485s  +12.724

Atualizações da Mercedes - 1


Tida como a equipe que mais iria apresentar atualizações aerodinâmicas em seu carro, a Mercedes comandada por Ross Brawn não decepcionou os olhos mais atentos. Comparando o carro que andou em Fevereiro na mesma pista com o mostrado no primeiro dia de testes em Março pela equipe alemã se destacam de cara algumas novidades. Em primeiro lugar um novo defletor ao lado da entrada de ar lateral do W02, agora com um desenho vertical como a maioria das equipes adotaram desde o início do ano.

Continuando na lateral do carro notamos a nova localização dos escapamentos, agora mais a frente da carenagem, nas laterais (detalhe na foto à direita). Só como curiosidade, essas linhas coloridas e adesivos azuis são usados para medir a propagação do calor dos gases do escapamento nesses pontos específicos. Voltando às novidades aerodinâmicas, em cima dos escapes surgem também como novidades pequenas saídas de ar em forma de "guelras" de tubarão para melhorar o arrefecimento (resfriamento) do motor, sobretudo no que tange a saída do ar quente.

Por fim notamos que a equipe também estreou uma nova asa traseira, que se não difere muito em seu desenho básico, tem ao menos o desenho de áreas vazadas para a saída de ar nas paredes laterais diferente daquela que usaram no início de Fevereiro. Além disso a equipe ainda trouxe outras novidades para o carro, como mostrarei nos próximos dias.

Clique nas fotos para ampliá-las!