terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Como serão os carros de 2014

Cockpit com posição das pernas dos pilotos mais baixa e bico mais baixo.
Bico mais baixo e asa dianteira 15 cm mais estreita



O italiano Giorgio Piola fez para a revista alemã "Auto Motor und Sport" uma interessante animação comparando as mudanças técnicas de regulamento entre as temporadas de 2013 e 2014, como novos motores, novos bicos, asa dianteira mais estreita, menor altura do chassis (repare que a posição das pernas dos pilotos também ficará mais baixa), entradas de ar laterais maiores, escapamento único central, asa traseira mais rasa e sem a segunda asa inferior, etc, tudo muito informativo e didático para o entendimento geral, como algumas dessas imagens que pesquei evidenciam.

O resultado completo desse belo trabalho você pode conferir em vídeo clicando AQUI e depois na imagem que se abre (e após o chato comercial obrigatório).

Quanto a esse belo bico do carros visto nas imagens da animação do italiano, pelo que se comenta nos bastidores da Fórmula 1 poderá não se concretizar na maioria dos projetos reais, com desenhos mais criativos e heterodoxos chegando às pistas para melhorar a aerodinâmica dos carros, ainda que com resultados estéticos potencialmente desastrosos, como já foi mostrado nesse outro estudo aqui! Clique nas imagens para ampliá-las.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Entradas de ar mais largas e frente do cockpit (e não só o bico) mais baixa.