segunda-feira, 8 de março de 2010

Bahrain, hoje

E as equipes já começam a tomar seus lugares no box. Quarta-feira a noitinha ja deveremos ter os primeiros motores roncando!

Semana de estréias

Essa será uma semana de estréias importantes. Bruno Senna e Lucas Di Grassi debutam na F-1 e Bia Figueiredo na F-Indy.

Mas o que esperar desses 3? Não muito. Não que eles não tenham talento, isso eles tem, e de sobra, mas no caso dos dois primeiros, estreiam em equipes pequenas, que também nunca correram na categoria, ainda sem grande estrutura e mesmo contando com alguns nomes de grande experiência de F-1 na área técnica, o maior objetivo é aprender, juntar quilometragem, experiência e conhecer o carro, seus defeitos, corrigí-los de modo a melhorar sua confiabilidade e, aos poucos, tornarem-se rápidos durante o ano visando iniciar 2011 com uma base melhor. O mesmo vale para os pilotos, especialmente Bruno Senna, cujo carro sequer andou e portanto tem ainda mais trabalho pela frente.

O caso de Bia Figueiredo é parecido, mas diferente. É isso mesmo, parecido porque também é novata numa categoria Top, onde, se não está num time novato, está com o 3º carro de uma equipe pequena e sem grande estrutura. A diferença se encontra no fato de que ao contrário de seus conterrâneos novatos de F-1, ela não tem contrato para correr o ano todo, mas apenas a corrida inicial em São Paulo, então a cobrança por sucesso é imediata, pois só um resultado realmente bom em seu primeiro GP poderá (e não é garantia) lhe dar chances de conseguir mais patrocínio para correr mais etapas. Uma parada indigesta para qualquer piloto, especialmente uma estreante, em casa e numa pista de rua sem área de escape.

Enfim, nada de criarmos espectativas irreais, agora é a hora deles aprenderem, não de dar show.
Essa semana deverá ser bem agitada, com a mídia dando destaque às duas categorias, e o melhor de tudo é que devido ao fuso horário diferente do Bahrain e do Brasil, conseguiremos assistir a tudo, todos os dias!