quinta-feira, 1 de março de 2012

Programa José Inácio Falou de 29/02/2012

O Programa de hoje falou sobre a chegada de Barrichello à Formula Indy, dos últimos testes de inverno da Fórmula 1, de Felipe Nasr, das notícias da F1, F-Indy, Nascar, GP2 e respondi, como sempre, às pergundas de nossas milhares de internautas presentes no CHAT interativo da allTV!
Assista, opine, DIVULGUE!

Testes da F1 - Tempos da Quinta

Esse são os dados finais do 1º dia da última bateria de testes da Fórmula 1 em Barcelona. Para saber que piloto anda em qual dos 4 dias de testes, clique AQUI.


Piloto/EquipeMelhor VoltaDiferença Voltas
1
R. Grosjean
Lotus
1:23.252

73
2
J. Button
McLaren
1:23.510
+0.258 64
3
S. Perez
Sauber
1:23.820
+0.568 118
4
M. Webber
Red Bull
1:23.830
+0.578 102
5
N. Rosberg
Mercedes
1:23.992
+0.74 128
6
J. Vergne
Toro Rosso
1:24.216
+0.964 113
7
P. di Resta
Force India
1:24.305
+1.053 98
8
F. Massa
Ferrari
1:24.318
+1.066 105
9
V. Petrov
Caterham
1:24.876
+1.624 123
10
P. Maldonado
Williams
1:25.587
+2.335 58

A nova roupa de Barrichello

O anuncio de Barrichello na Indy


Aquilo que todos já sabiam agora é oficial: Barrichello vai mesmo correr na Formula Indy esse ano. Acaba de ser oficializada a contratação de Rubens Barrichello para toda a temporada 2012 da Formula Indy, inclusive os circuitos ovais pela KV Racing. O piloto paulistano de 39 anos dividirá a equipe com outro brasileiro, seu amigo de longa data o baiano Tony Kanaan e o Venezuelano Ernesto Viso. Aliás, Jimmy Vasser e Kevin Kalkhoven, donos da equipe e seu amigo e agora companheiro Tony Kanaan também estavam presentes na coletiva

O contrato inicialmente é de um ano e seus patrocinadores BMC Máquinas, Embrase Segurança bancaram, segundo Lívio Oricchio informou no Estadão, cerca de 5 milhões de dólares. Além disso outra tradicional apoiadora dele, a Locaweb, também o apoia. O carro terá a cor azul marinho, bem diferentes daquelas vistas no carro de Tony nos últimos dias de testes semana passada, isso porquê na F-Indy as equipes podem ter pinturas e patrocinadores diferentes entre seus pilotos.

Tony também anunciou sua renovação com a equipe por mais 2 anos.

Mais detalhes e imagens em breve!

Sauber inova com asas laterais

A equipe suíça trouxe para a última bateria de testes da F1 antes do inicio do campeonato uma novidade bem interessante: Asas laterais. Elas ficam logo acima das entradas de ar laterais do carro carro ligando o cockpit à aleta lateral já tradicional que todos os carros do grid já tem.

A função dessa novidade obviamente não foi não confirmada pela equipe, mas visaria disciplinar melhor o fluxo de ar naquela região, mais do que propriamente o ganho de pressão aerodinâmica, confira (Clique na imagem para ampliá-la)

Barrichello corre na Indy - Perspectivas

Rubens Barrichello anuncia que irá correr toda a temporada 2012 na Indy pela KV Racing. Aí vem aquelas perguntas: "Essa equipe é boa mesmo? Quais as chances dele"

Essa é a equipe do ex-piloto Jimmy Vasser, considerada de médio porte na categoria- as grandes são a Ganassi e a Penske, onde corre o outro brasileiro, Helio Castro Neves - mas diferentemente da F1 as equipes do meio do pelotão tem mais chances de disputar as primeiras posições e mesmo vitórias.

Barrichello pode ter como engenheiro Garrett Mothersead, com quem testou em fevereiro. Garret era o engenheiro responsável por Takuma Sato no ano passado e tido como muito qualificado e competente no meio, tanto que esse ano é o diretor de engenharia da KV.

Importante notar, entretanto, que a KV vem numa curva ascendente ano a ano, sendo 2011 seu melhor campeonato até agora. Segundo apurei, a equipe fortaleceu muito sua equipe técnica em relação ao início da temporada passada com a chegada de nomes como Eric Cowdin, engenheiro de Tony Kanaan quando ele ganhou o campeonato de 2004 e que estava trabalhando com Ryan Briscoe na Penske.

Outro reforço de peso foi John Dick, engenheiro do piloto Venezuelano Ernesto Viso oriundo da Sarah Fisher, já ganhando em todas as equipes em que trabalhou. Por fim ainda em 2011 Tom Wurtz também embarcou vindo da Penske, onde era o poderoso chefe de equipe.

Com tudo isso e a grande bagagem técnica que Barrichello trás da Formula 1 e a larga experiência de seu companheiro e amigo Tony Kanaan, há razões para se esperar mais uma temporada ascendente para a equipe, tendo pódios e quem sabe vitórias como realidades possíveis para os dois brasileiros da equipe, e porque não, para o Venezuelano também.

Antes que saiam gritando que Rubens Barrichello já é campeão por antecipação, vamos lembrar que as 2 equipes grandes Penske e Ganassi vem treinando com os carros novos desde Outubro do ano passado e o brasileiro só testou mês passado, criando-se aí uma diferença considerável que demora até ser compensada.

Além disso o paulista não conhece nenhuma das pistas que vai correr esse ano, sobretudo os ovais, cuja tocada é completamente outra. Além disso, não está acostumado ao estilo dos carros da Indy, mais grandalhões, pesados (não tem direção hidráulica, por ex.) e menos avançados tecnológica e aerodinamicamente que os com que vinha correndo nos últimos 19 anos, o que demora um pouco mais do que uns dias de testes para se acostumar, quanto mais dominar inteiramente.

Em resumo, a situação dele é boa sim e a equipe tem melhorado cada vez mais, mas vamos manter os pés no chão e não viajar nas cobranças irreais para um primeiro ano, aí sim poderemos ter boas surpresas.