sábado, 9 de fevereiro de 2013

Balanço dos testes de Jerez


Sensores aerodinâmicos instalados na Force Índia
Abaixo vemos o número de voltas e quilometragem total acumulada por cada uma das equipes e pilotos de Fórmula 1 nessa primeira sessão coletiva de testes em Jerez de la Frontera, Espanha, e algumas conclusões podem ser tiradas:

A primeira e mais óbvia é que a Sauber foi a equipe que mais andou nesses quatro dias, acumulando boa quilometragem sem apresentar problemas, mostrando que o carro é confiável. A segunda coisa é que a Mercedes, que havia perdido bastante tempo na primeira parte dos testes, ascendendo a luz  amarela em relação a durabilidade de seu carro, recuperou-se na segunda metade, acumulando dados importantes sobre seu novo carro que andou muito nesses dois últimos dias. Um fato que também merece destaque é o tempo de Button, muito bom se pensarmos que foi no 1º dia de testes quandoa pista ainda estava seuja, sem emborrachar, com o carro ainda não tão bem regulado e de pneus duros.

Além disso, segundo gente que estava nos testes, no caso o ex-projetista da F1 Gary Anderson, comentarista da BBC, deu sua impressão do que viu na pista: "Parece que a Red Bull tem 10% mais pressão aerodinâmica que qualquer outra. A McLaren ainda sai constantemente de frente nas curvas, a Mercedes sai de frente nas entradas de curva e aí a traseira dá uma escapada na saída, enquanto a Lotus parece bem balanceada." Sobre a Ferrari, ele disse um dia antes: "Massa vem fazendo bons tempos, mas não parece tão constantes como os da Lotus, além disso sofre do mesmo problema da Red Bull: quando o piloto perde a frente do carro, ele não consegue recuperar o controle".

Luiz Razia volta ao box da Marussia
Igualmente notaria que a Force Índia andou bem nesses dias e, ao lado ou um pouco atrás da Sauber, pode ter mais um ano competitivo. Antes teremos que aguardar a estreia do novo carro da Williams para saber como será a distribuição de forças entre as médias, grupo da qual a Toro Rosso faz parte, mas raramente surpreende nos testes.

Repare também como os tempos obtidos pelos pilotos da Caterham e da Marussia foram realmente próximos.

Agora as onze equipes voltam para suas sedes para analisar todos os dados acumulados nos testes, entender o funcionamento das coisas, juntar com as opiniões dos pilotos e preparar novidades para a próxima sessão de testes que começa dia 19 de Fevereiro e mesmo entre lá e o GP da Austrália muita coisa pode mudar no que se trata de ritmo em todos os carros. 

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

  • Pos.   Equipe                   Voltas         Km   
  •  1       Sauber                430          1904
  •  2       Red Bull              372          1647
  •  3       Force India           357          1580
  •  4       Toro Rosso             330          1461
  •  5       Mercedes               319          1412
  •  6       Caterham             318         1408
  •  7       McLaren                  298         1319
  •  8       Ferrari                 277         1226
  •  9      Lotus                   271         1199
  • 10      Marussia                 219           969
  •  *       Williams(carro antigo) 332      1470
Tempos combinados dos 4 dias, com quantas voltas cada piloto de e- importante -que tipo de pneu estava sendo usado quando eles registraram suas melhores marcas. A diferença de tempo entre cada tipo de pneu é, segundo a Pirelli, de meio segundo (Duro -0,5s- Médio -0,5s- Macio):

Pos      Piloto      Equipe/Motor          Tempo      Voltas   (Dia)  Tipo de pneu

1. Felipe Massa   -        Ferrari-Ferrari               1:17.879     227          (3)    Macio
2. Kimi Raikkonen   -    Lotus-Renault               1:18.148     122          (4)   Macio
3. Jules Bianchi   -        Force India/Mercedes    1:18.175     56           (4)   Macio
4. Romain Grosjean   -  Lotus/Renault               1:18.218     149          (2)   Macio
5. Sebastian Vettel   -    Red Bull/Renault          1:18.565     298          (4)   Duro
6. Esteban Gutierrez   - Sauber/Ferrari              1:18.669     252          (4)   Macio
7. Jean-Eric Vergne   -  Toro Rosso/Ferrari        1:18.760     177          (4)   Macio
8. Nico Rosberg   -       Mercedes/Mercedes     1:18.766     159          (3)   Médio
9. Jenson Button   -       McLaren/Mercedes      1:18.861     120          (1)   Duro
10. Lewis Hamilton   -   Mercedes/Mercedes     1:18.905     160          (4)   Médio
11. Sergio Perez   -       McLaren/Mercedes       1:18.944     178         (4)   Médio
12. Paul di Resta   -      Force India/Mercedes    1:19.003    240          (2)   Macio
13. Daniel Ricciardo   - Toro Rosso/Ferrari         1:19.134    129          (2)   Médio
14. James Rossiter   -  Force India/Mercedes     1:19.303     61           (3)   Macio
15. Mark Webber   -    Red Bull/Renault            1:19.338     174          (2)   Médio
16. Nico Hulkenberg   -Sauber/Ferrari               1:19.502     178          (2)   Médio
17. Valtteri Bottas   -    Williams/Renault*          1:19.851     177         (4)   Macio
18. Pedro de la Rosa    Ferrari/Ferrari                1:20.316     50          (4)   Médio
19. Pastor Maldonado- Williams/Renault*          1:20.693    129          (2)   Médio
20. Charles Pic   -        Caterham/Renault          1:21.105   166          (4)   Macio
21. Giedo vd Garde   - Caterham/Renault           1:21.219   152          (1)   Médio
22. Luiz Razia   -         Marussia/Cosworth        1:21.226    112          (4)   Médio
23. Max Chilton   -      Marussia/Cosworth         1:21.269    107          (3)  Macio