Abaixo vemos o número de voltas e quilometragem total acumulada por cada uma
das equipes e pilotos de Fórmula 1 nessa primeira sessão coletiva de testes em Jerez de la Frontera, Espanha, e algumas
conclusões podem ser tiradas:
A primeira e mais óbvia é que a Sauber foi a equipe que mais andou nesses quatro dias, acumulando boa quilometragem sem apresentar problemas, mostrando que o carro é confiável. A segunda coisa é que a Mercedes, que havia perdido bastante tempo na primeira parte dos testes, ascendendo a luz amarela em relação a durabilidade de seu carro, recuperou-se na segunda metade, acumulando dados importantes sobre seu novo carro que andou muito nesses dois últimos dias. Um fato que também merece destaque é o tempo de Button, muito bom se pensarmos que foi no 1º dia de testes quandoa pista ainda estava seuja, sem emborrachar, com o carro ainda não tão bem regulado e de pneus duros.
Além disso, segundo gente que estava nos testes, no caso o ex-projetista da F1 Gary Anderson, comentarista da BBC, deu sua impressão do que viu na pista: "Parece que a Red Bull tem 10% mais pressão aerodinâmica que qualquer outra. A McLaren ainda sai constantemente de frente nas curvas, a Mercedes sai de frente nas entradas de curva e aí a traseira dá uma escapada na saída, enquanto a Lotus parece bem balanceada." Sobre a Ferrari, ele disse um dia antes: "Massa vem fazendo bons tempos, mas não parece tão constantes como os da Lotus, além disso sofre do mesmo problema da Red Bull: quando o piloto perde a frente do carro, ele não consegue recuperar o controle".
A primeira e mais óbvia é que a Sauber foi a equipe que mais andou nesses quatro dias, acumulando boa quilometragem sem apresentar problemas, mostrando que o carro é confiável. A segunda coisa é que a Mercedes, que havia perdido bastante tempo na primeira parte dos testes, ascendendo a luz amarela em relação a durabilidade de seu carro, recuperou-se na segunda metade, acumulando dados importantes sobre seu novo carro que andou muito nesses dois últimos dias. Um fato que também merece destaque é o tempo de Button, muito bom se pensarmos que foi no 1º dia de testes quandoa pista ainda estava seuja, sem emborrachar, com o carro ainda não tão bem regulado e de pneus duros.
Além disso, segundo gente que estava nos testes, no caso o ex-projetista da F1 Gary Anderson, comentarista da BBC, deu sua impressão do que viu na pista: "Parece que a Red Bull tem 10% mais pressão aerodinâmica que qualquer outra. A McLaren ainda sai constantemente de frente nas curvas, a Mercedes sai de frente nas entradas de curva e aí a traseira dá uma escapada na saída, enquanto a Lotus parece bem balanceada." Sobre a Ferrari, ele disse um dia antes: "Massa vem fazendo bons tempos, mas não parece tão constantes como os da Lotus, além disso sofre do mesmo problema da Red Bull: quando o piloto perde a frente do carro, ele não consegue recuperar o controle".
![]() |
Luiz Razia volta ao box da Marussia |
Igualmente notaria que a Force Índia andou bem nesses dias e, ao lado ou um
pouco atrás da Sauber, pode ter mais um ano competitivo. Antes
teremos que aguardar a estreia do novo carro da Williams para saber como será a distribuição de forças entre as médias, grupo da qual
a Toro Rosso faz parte, mas raramente surpreende nos testes.
Repare também como os tempos obtidos pelos pilotos da Caterham e da Marussia foram realmente próximos.
Agora as onze equipes voltam para suas sedes para analisar todos os dados acumulados nos testes, entender o funcionamento das coisas, juntar com as opiniões dos pilotos e preparar novidades para a próxima sessão de testes que começa dia 19 de Fevereiro e mesmo entre lá e o GP da Austrália muita coisa pode mudar no que se trata de ritmo em todos os carros.
Repare também como os tempos obtidos pelos pilotos da Caterham e da Marussia foram realmente próximos.
Agora as onze equipes voltam para suas sedes para analisar todos os dados acumulados nos testes, entender o funcionamento das coisas, juntar com as opiniões dos pilotos e preparar novidades para a próxima sessão de testes que começa dia 19 de Fevereiro e mesmo entre lá e o GP da Austrália muita coisa pode mudar no que se trata de ritmo em todos os carros.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
- Pos. Equipe Voltas Km
- 1 Sauber 430 1904
- 2 Red Bull 372 1647
- 3 Force India 357 1580
- 4 Toro Rosso 330 1461
- 5 Mercedes 319 1412
- 6 Caterham 318 1408
- 7 McLaren 298 1319
- 8 Ferrari 277 1226
- 9 Lotus 271 1199
- 10 Marussia 219 969
- * Williams(carro antigo) 332 1470
Tempos combinados dos 4 dias, com quantas voltas cada piloto de e- importante -que tipo de pneu estava sendo usado quando eles registraram suas melhores marcas. A diferença de tempo entre cada tipo de pneu é, segundo a Pirelli, de meio segundo (Duro -0,5s- Médio -0,5s- Macio):
Pos Piloto Equipe/Motor Tempo Voltas (Dia) Tipo de pneu
1. Felipe Massa - Ferrari-Ferrari 1:17.879 227 (3) Macio
2. Kimi Raikkonen - Lotus-Renault 1:18.148 122 (4) Macio
3. Jules Bianchi - Force India/Mercedes 1:18.175 56 (4) Macio
4. Romain Grosjean - Lotus/Renault 1:18.218 149 (2) Macio
5. Sebastian Vettel - Red Bull/Renault 1:18.565 298 (4) Duro
6. Esteban Gutierrez - Sauber/Ferrari 1:18.669 252 (4) Macio
7. Jean-Eric Vergne - Toro Rosso/Ferrari 1:18.760 177 (4) Macio
8. Nico Rosberg - Mercedes/Mercedes 1:18.766 159 (3) Médio
9. Jenson Button - McLaren/Mercedes 1:18.861 120 (1) Duro
10. Lewis Hamilton - Mercedes/Mercedes 1:18.905 160 (4) Médio
11. Sergio Perez - McLaren/Mercedes 1:18.944 178 (4) Médio
12. Paul di Resta - Force India/Mercedes 1:19.003 240 (2) Macio
13. Daniel Ricciardo - Toro Rosso/Ferrari 1:19.134 129 (2) Médio
14. James Rossiter - Force India/Mercedes 1:19.303 61 (3) Macio
15. Mark Webber - Red Bull/Renault 1:19.338 174 (2) Médio
16. Nico Hulkenberg -Sauber/Ferrari 1:19.502 178 (2) Médio
17. Valtteri Bottas - Williams/Renault* 1:19.851 177 (4) Macio
18. Pedro de la Rosa Ferrari/Ferrari 1:20.316 50 (4) Médio
19. Pastor Maldonado- Williams/Renault* 1:20.693 129 (2) Médio
20. Charles Pic - Caterham/Renault 1:21.105 166 (4) Macio
21. Giedo vd Garde - Caterham/Renault 1:21.219 152 (1) Médio
22. Luiz Razia - Marussia/Cosworth 1:21.226 112 (4) Médio
23. Max Chilton - Marussia/Cosworth 1:21.269 107 (3) Macio
Pos Piloto Equipe/Motor Tempo Voltas (Dia) Tipo de pneu
1. Felipe Massa - Ferrari-Ferrari 1:17.879 227 (3) Macio
2. Kimi Raikkonen - Lotus-Renault 1:18.148 122 (4) Macio
3. Jules Bianchi - Force India/Mercedes 1:18.175 56 (4) Macio
4. Romain Grosjean - Lotus/Renault 1:18.218 149 (2) Macio
5. Sebastian Vettel - Red Bull/Renault 1:18.565 298 (4) Duro
6. Esteban Gutierrez - Sauber/Ferrari 1:18.669 252 (4) Macio
7. Jean-Eric Vergne - Toro Rosso/Ferrari 1:18.760 177 (4) Macio
8. Nico Rosberg - Mercedes/Mercedes 1:18.766 159 (3) Médio
9. Jenson Button - McLaren/Mercedes 1:18.861 120 (1) Duro
10. Lewis Hamilton - Mercedes/Mercedes 1:18.905 160 (4) Médio
11. Sergio Perez - McLaren/Mercedes 1:18.944 178 (4) Médio
12. Paul di Resta - Force India/Mercedes 1:19.003 240 (2) Macio
13. Daniel Ricciardo - Toro Rosso/Ferrari 1:19.134 129 (2) Médio
14. James Rossiter - Force India/Mercedes 1:19.303 61 (3) Macio
15. Mark Webber - Red Bull/Renault 1:19.338 174 (2) Médio
16. Nico Hulkenberg -Sauber/Ferrari 1:19.502 178 (2) Médio
17. Valtteri Bottas - Williams/Renault* 1:19.851 177 (4) Macio
18. Pedro de la Rosa Ferrari/Ferrari 1:20.316 50 (4) Médio
19. Pastor Maldonado- Williams/Renault* 1:20.693 129 (2) Médio
20. Charles Pic - Caterham/Renault 1:21.105 166 (4) Macio
21. Giedo vd Garde - Caterham/Renault 1:21.219 152 (1) Médio
22. Luiz Razia - Marussia/Cosworth 1:21.226 112 (4) Médio
23. Max Chilton - Marussia/Cosworth 1:21.269 107 (3) Macio