terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Escapamento frontal da Renault

Um dos temas mais discutidos não testes de Valência essa semana é o escapamento frontal (foto ao lado)da nova Renault R31. O invento consiste em levar os gases quentes do motor até a parte de baixo das entradas de ar laterais do mesmo para que esses sejam despejados sob o carro aumentado o fluxo de ar no assoalho visando maior ganho de pressão aerodinâmica ("downforce").

As grandes questões são: Esse fluxo de ar quente vai ter o efeito esperado? O fato do escapamento ter que cruzar o interior do carro com seus gases em altíssimas temperaturas vai trazer algum problema interno como super aquecimento e desgaste de algumas peças, causando perda de eficiência com seu uso prolongado ou até mesmo quebras?

Enquanto essas respostas não saem pois ainda precisa ser mais testado na pista, desvendemos o misterioso escapamento da Renault de Vitaly Petrov (que está testando hoje) e Robert Kubica, veja no detalhe:

Tempos dos testes (Final do 1º dia)

Tempos finais dos testes de hoje (terça-feira) em Valência :
 
Pos. PilotoEquipeTempo  Voltas
1. Sebastian VettelRed Bull01:13.769   93
2. Nico HulkenbergForce India F101:13.938   71
3. Gary PaffettMcLaren01:14.292     91
4. Paul di RestaForce India F101:14.461   28
5. Fernando AlonsoFerrari01:14.553   97
6. Kamui KobayashiSauber01:15.621   68
7. Jerome d` AmbrosioVirgin Racing01:16.003   69
8. Vitaly PetrovRenault01:16.351   28
9. Michael SchumacherMercedes Grand Prix01:16.450   15
10. Jaime AlguersuariScuderia Toro Rosso01:17.214   20
11. Rubens BarrichelloWilliams01:17.335   78
12. Narain KarthikeyanHRT F1 Team01:18.020   45
13. Nico RosbergMercedes Grand Prix01:19.930   9

Nova Williams - Imagens e análise

Hoje a Williams realizou o primeiro teste de seu novo modelo FW33. O carro que vemos na foto ao lado, como lembro, não está com a pintura definitiva da temporada de 2011, que só será apresentada mais para frente.

Como de praxe, não houve um lançamento oficial: Os mecânicos abriram a porta do box e o carro saiu, pronto. De qualquer modo não deixa de ser interessante observar as novas formas do carro pilotado por Pastor Maldonado, realmente são mais agressivas e fluidas que às do modelo que substituiu, como pontificou Rubens Barrichello e confirmou Patrick Head, ainda que não revolucionarias como alguns podem ter esperado.

Para começar o bico é mais curto que o do modelo anterior, chegando ao ponta da asa dianteira ficar mais a frente, presa por duas hastes posicionadas um pouco mais inclinadas e equidistantes uma da outra quando comparadas às do FW32. A entrada de ar superior também se destaca por ser mais alongada, como a da Sauber, tendo um "pescoço" mais longo até se unir ao resto da carenagem superior, sendo sustentado em sua porção dianteira por dois pequenos suportes.

Além disso o que chama muita atenção, senão até mais do que o bico, é a traseira ultra-compacta do modelo (foto acima), que chega a ter um verdadeiro espaço vazio entre o fim da carenagem e a asa traseira. Segundo a Williams, isso se deve entre outras coisas a criação do menor câmbio já criado pela equipe. A suspensão, à exemplo da Red Bull é tipo "pullrod".

Clique nas imagens para ampliá-las: