Depois de ser piloto de testes da atual Caterham na
temporada 2011, Razia disputou o título da GP2 em 2012 e seus bons resultados e
um aporte financeiro de peso permitiu sua chegada à Fórmula na temporada de
2013 na condição de titular pela equipe Marussia, em tese a mais fraca da
categoria, mas ainda assim uma digna porta de entrada, muito mais valiosa do
que ser reserva numa equipe grande, onde não se adquire quilometragem num carro
real.
O que podemos realisticamente esperar de Razia nessa temporada? A primeira coisa é ter paciência: será sua primeira vez na categoria e como a equipe é pequena os resultados serão tudo, menos brilhantes, então salvo alguma zebra, esqueçam a possibilidade de vê-lo na zona de pontos.
Na verdade os objetivos de Razia esse ano são bem claros e aparentemente: evitar batidas e abandonos de treinos e corridas por erros, acumular bastante conhecimento e assim agradar a equipe com seu feedback e superar seu companheiro de equipe, o também estreante Max Chilton, mais vezes do que o reverso, visto que ambos terão o mesmo equipamento - ao menos assim espero.
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Tudo razoavelmente simples, não? Não. Apesar de ambos serem novatos, a Marussia vai querer resultados desde cedo, sem muitos descontos por serem inexperientes, até para evitar a repetição de 2012, quando perderam o valioso 10º lugar no campeonato de construtores para a Caterham na última etapa.
Além disso, se o fato da Marussia ser uma equipe pequena tira um pouco a pressão que enfrentaria numa equipe maior, por outro lado cria um desafio ainda maior para a carreira Razia, pois destacar-se no fundo do pelotão numa equipe com equipamento e orçamento inferiores ao das demais (só estão estreando o uso de KERS nessa temporada e é a única equipe a usar os fracos motores Cosworth) é uma tarefa bastante ingrata e com garantida tensão, pois Razia bem sabe que com exceção de Charles Pic, hoje na Caterham, todos os pilotos que correram pela Marussia/Virgin acabaram sem lugar no grid da F1...
Desejo toda a sorte ao Luiz Razia, pois sabendo que ele sempre se mostrou melhor piloto que Chilton nos 3 anos em que dividiram a GP2, acho sim que sua missão nessa temporada de estréia é exequível, mas não será nada fácil.
O que podemos realisticamente esperar de Razia nessa temporada? A primeira coisa é ter paciência: será sua primeira vez na categoria e como a equipe é pequena os resultados serão tudo, menos brilhantes, então salvo alguma zebra, esqueçam a possibilidade de vê-lo na zona de pontos.
Na verdade os objetivos de Razia esse ano são bem claros e aparentemente: evitar batidas e abandonos de treinos e corridas por erros, acumular bastante conhecimento e assim agradar a equipe com seu feedback e superar seu companheiro de equipe, o também estreante Max Chilton, mais vezes do que o reverso, visto que ambos terão o mesmo equipamento - ao menos assim espero.
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Tudo razoavelmente simples, não? Não. Apesar de ambos serem novatos, a Marussia vai querer resultados desde cedo, sem muitos descontos por serem inexperientes, até para evitar a repetição de 2012, quando perderam o valioso 10º lugar no campeonato de construtores para a Caterham na última etapa.
Além disso, se o fato da Marussia ser uma equipe pequena tira um pouco a pressão que enfrentaria numa equipe maior, por outro lado cria um desafio ainda maior para a carreira Razia, pois destacar-se no fundo do pelotão numa equipe com equipamento e orçamento inferiores ao das demais (só estão estreando o uso de KERS nessa temporada e é a única equipe a usar os fracos motores Cosworth) é uma tarefa bastante ingrata e com garantida tensão, pois Razia bem sabe que com exceção de Charles Pic, hoje na Caterham, todos os pilotos que correram pela Marussia/Virgin acabaram sem lugar no grid da F1...
Desejo toda a sorte ao Luiz Razia, pois sabendo que ele sempre se mostrou melhor piloto que Chilton nos 3 anos em que dividiram a GP2, acho sim que sua missão nessa temporada de estréia é exequível, mas não será nada fácil.