segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Lotus pode anunciar novo chefe de equipe

Martin Withmarsh
Depois de perder seu líder Eric Boullier (e uma impressionante centena de outros funcionários, conforme mostrei AQUI) para a concorrência, a equipe Lotus parece pronta para reagir e anunciar um novo chefe de equipe capaz de motivar e liderar a esquadra de volta a um rumo ascendente - isso se o carro for bem nascido.

O nome do antigo e silenciado chefe da rival McLaren Martin Withmarsh foi um dos mais comentados nos bastidores, mas pessoas próximas a ele entendem que por mais que o desafio seja interessante, aceitar esse convite com a Lotus num momento tão delicado e com restrições orçamentárias mais severas poderia ser um passo atrás para o inglês, que assim poderia optar por permanecer na sua atual organização, ainda que numa nova função num outro ramo do grupo.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Olivier Quesnel
Outro nome ventilado e que assume ter sido procurado é o do francês Olivier Quesnel, líder da equipe Citroën, multicampeã do Campeonato Mundial de Rally (WRC). Entretanto ele mesmo assume que sua idade de 64 anos é um fator a ser ponderado ao analisar o convite, isso para não falar é claro na mesma questão técnico-financeira delicada pela qual a equipe estaria enfrentando, o que poderia limitar suas possibilidades de sucesso em sua incursão nas pistas de asfalto.

Vale lembrar que as últimas equipes que trouxeram um líder consagrado do mundo do Rally para a Fórmula 1 foram a BAR, que com David Richards foi vice-campeã de 2004 e a Ferrari, que ressurgiu nos anos 90 e se tornou suprema no inicio dos anos 2000 sob a batuta do também francês Jean Todt. Em comum, entretanto, esses dois também chegaram mais jovens às suas novas equipes no grid e com elas em condições financeiras bem mais confortáveis.

Fórmula 1 muda volantes na nova "fase elétrica"

Novos volante de Mercedes, McLaren e Ferrari com display de informações no centro (no primeiro você até lê a tela!)
Algumas equipes de Fórmula 1 mudaram o projeto de seus volantes para poder abraçar com maior eficiência a nova fase da categoria. Equipes como Ferrari, Mercedes, McLaren e Toro Rosso, que tinham um volante cheio de botões mas um painel de informações relativamente simples até 2013 passaram a contar e, 2014 com um novo modelo com display digital para permitir ao piloto uma visualização mais clara das informações do carro de forma a permitir um melhor entendimento e aproveitamento dos recursos e situação do carro.

Nessas imagens acima vemos três desses novos volantes e abaixo vemos claramente a diferença entre esse modelo novo e o do ano anterior numa Toro Rosso. Por fim, a última foto mostra o novo do volante da mesma Toro Rosso com o display de informações aceso e com as informações visíveis. Esse opcional é fabricado e disponibilizado pela McLaren para todas as equipes do grid:

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1