segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Schumacher pode destravar o mercado de pilotos

Michael Schumacher disse em recente entrevista ao jornal italiano Corriere dello Sport disse que desde que votlou a F1 está mais relaxado que nos tempos de Ferrari, que não pensa mais em vencer a qualquer custo e que não sabe se essa mentalidade é adequada para o que a equipe Mercedes precisa e ainda acrescentou: "em algum momento (esse ano) teremos que avaliar se devo continuar ou parar."

Com essa declaração aumentou a expectativa de uma possível aposentadoria do heptacampeão ao fim de 2011. Não vou aqui me aprofundar se é melhor que ele pare ou não, tampouco a "qualidade" dos serviços prestados por ele desde seu retorno às pistas. Acho que se ele pode correr de F1, é feliz assim, que corra, pois. Mais importante que isso, entretanto, é que sua eventual aposentadoria ao fim desse campeonato mexeria com algumas conhecidas peças no tabuleiro da F1.

O piloto mais cotado para substituí-lo na Mercedes é o escocês Paul di Resta, que já tem pré-contrato com eles e corre emprestado na Force-Índia, que ainda ganharia descontos no KERS alemão que usam. Se Michael sair e Di Resta o substituir, abrir-se-ia uma vaga na Force Índia. O mais cotado nesse caso seria seu atual piloto de testes Nico Hulkenberg, que atualmente, dizem, disputa com Adrian Sutil uma vaga na Force Índia ou na Williams para 2012.

Com base nesse possível cenário, se Schumacher realmente sair ao fim do ano, Maldonado, Barrichello, Sutil, Di Resta e Hulkenberg ficariam - salvo algum piloto surpresa aparecer - com suas vagas de titulares asseguradas para a próxima temporada.

É só uma teoria, mas não deixa de ser interessante...