sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Compare os novos bicos da F1

Abaixo vemos todos os bicos de todos os carros 2012 da Fórmula 1 (Mercedes e Marússia devem apresentar seus novos modelos no próximo teste, em Barcelona, HRT só no último, em Mugello). Pelas imagens obtidas no mesmo ângulo vemos claramente com o a frente inteira da McLaren é a mais baixa, passando à margem dos da feiura da concorrência pois já chega ao ponto-limite dentro do limite de altura máxima, dispensando o degrau abrupto de seus rivais.

O segundo bico mais "normal" é o da Lotus (verdadeira), que apresenta uma curva relativamente suave quando comparada às dos carros de Ferrari e Williams. Quase todas as outras foram num caminho quase que intermediário: deixaram a parte central do degrau levemente mais baixa e as laterais mais elevadas, para na soma total da área passar no regulamento sem ficar com uma rampa tão chapada.

Uma curiosidade: o Bico da Ferrari é de longe o mais curto, sequer chegando a cobrir a asa dianteira, enquanto Sauber e Caterham tem as versões mais longas. Outra: Só Force Índia, Lotus, Red Bull e McLaren tem modelos de roda com um aro no centro para ajudar no resfriamento dos freios

Qual dessas soluções  (tirando a da McLaren que é praticamente unânime) você achou mais interessante?

Fim de testes de Jerez 2012 - 4º e último dia

Mais uma vez que mais andou, com as mesmas 125 voltas de ontem, foi Bruno Senna (Williams). Trulli (Caterham) aparece em seguida com 117. Coincidentemente as 2 equipes foram as únicas que não baixaram da casa do 1:20s, mas se não sabemos se realmente quão rápidas em relação a concorrência elas são, pelos menos confiáveis os carros parecem ser.

Ainda sobre essas equipes, ambas fizeram stints (trechos) longos hoje, ficando com os tempos de volta estáveis, ainda que não tenham sido voltas rápidas, mostrando que aparentemente os novos pneus da Pirelli também degradam menos (qual o composto, vai saber)


Hulkenberg, que não havia andado ontem pela imperícia de Bianchi, que bateu o carro, hoje deu 90 voltas, um numero bom mas que não compensa a falta de tempo de pista e como os demais fez stints mais curtos. A Mercedes, que testou os outros 3 dias com seu carro 2011, não andou hoje.

McLaren, Toro Rosso, Lotus e Sauber não tiveram desempenhos excepcionais nem problemas particularmente relevantes dentro de suas realidades.

Da turma dos que andou pouco está Vettel que deu 50 voltas, mas assim que resolveu seus problemas voltou a andar e assim sendo ninguém ficou atrás de Alonso, que com apenas 39 voltas somadas com as outras igualmente não impressionantes 67 acumuladas ontem não dão realmente muita segurança quanto ao estágio de desenvolvimento que o F2012 está, a despeito do melhor tempo do dia marcado pela manhã.

A Ferrari parece ter uma grande interrogação sobre ela até que ponto eles estão realmente perdidos ou querem que pensemos isso. Terá sido o projeto ousado demais e errado, ou apenas estão demorando para "pegar a mão" dos novos conceitos criados? Veremos mais pra frente.
Arte: Mário Sérgio G. F.

Sauber já altera seu carro

A equipe da Suíça que não esconde que deseja terminar esse ano entre as melhores das equipes médias, isso é, tomar as posições que em 2011 foram da disputadas sobretudo por Lotus (ex-Renault) e Force Índia. Prova disso é que já tem dado demonstrações que não pretende perder tempo e já alterou de leve um dos itens que sofreu significativas modificações no regulamento entre o ano passado e esse: os escapamentos.

O modelo antigo usado nos dois primeiros dias de testes era, para fins visuais externos, apenas um tubo que cortado rente da carenagem apontando trás e para cima. O modelo novo, no entanto, é apontado mais para trás, e mais para baixo, tendo um recorte em toda a extensão da traseira do carro de modo a direcionar melhor o fluxo dos gases quentes saidos do motor para a parte traseira do carro afim de ganhar alguma carga aerodinâmica, numa proposta parecida com a vista no novo (e verdadeiro) escapamento do carro da McLaren, veja abaixo:
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