quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Morreu Sid Watkins

Morreu hoje aos 84 anos de idade o neurocirurgião Sid Watkins. Natural de Liverpool, Inglaterra, ele foi por 26 anos o médico-chefe da Fórmula 1 e salvou a vida de muitos pilotos, seja literalmente, resgatando-os de acidentes, seja através de suas contribuições ao implementar medidas de segurança tanto no resgate de pista como nos próprios projetos dos carros e autódromos, para que atendessem requisitos mais rígidos de segurança.

Resgatando Barrichello após sua capotagem em Ímola, 1994
Ele, que já estava aposentado de suas funções oficiais junto à FIA, também foi conhecido por parte do público por sua amizade por Ayrton Senna, último piloto a morrer na Fórmula 1 - e cuja morte, juntamente com a de Ratzenberger, impulsionou uma série de outras reformulações em prol da segurança - e por seu livro de memórias "Viver no Limite - Triunfo e tragédia na Fórmula Um".

Dr. Sid, que trabalhou alguns anos ao lado do piloto brasileiro Alex Dias Ribeiro no fim dos anos 90 e inicio dos anos 2000 como piloto do seu carro de resgate, sempre andava com seus inseparáveis charutos e era fã de Whisky.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

A causa da sua morte foi câncer. Ele deixou sua esposa, quatro filhos e duas filhas.

Para o alto e avante

Separei essa foto porque achei que era um ângulo bem interessante. Trata-se da Toro Rosso conduzida por Jean-Eric Vergne após ele decolar na zebra quando já estava sem controle ao ter sua suspensão traseira quebrada e rodar no fim da reta de Monza. Em Cingapura, com as zebras altas e o pessoal errando a freada deveremos ter outros vôos parecidos:

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Mercedes testa escapamento novo

A equipe de Michael Schumacher e Nico Rosberg aproveitou o primeiro dia dos testes de novatos para testar uma nova configuração de escapamentos, indo na onda do desenho "a là Sauber" que depois foi copiado por McLaren, Ferrari e muitas outras.

Coube ao piloto inglês da World Series Sam Bird testar essa versão que, segundo Ross Brawn, ajudará o MGP-03 a melhorar seu desempenho em curvas de baixa velocidade e diminuir a degradação dos pneus traseiros, um dos grandes problemas do carro desse ano.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Também é esperado que a Mercedes volte a avaliar o duplo DRS inspirado no modelo da Lotus, que já testaram nos treinos do GP da Bélgica e que mostrei AQUI.