sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

4º e último dia de testes - Resultados e análise


No quarto e último dia de testes na pista espanhola de Jerez, o grande destaque do dia ficou por conta da desistência prematura da Red Bull de continuar na pista após sucessivos e prematuros problemas em seu conjunto motriz e especialmente no arrefecimento de seu carro conforme expliquei AQUI.

Nesses 4 dias a Red Bull foi a equipe que menos andou nos testes, perdendo até para a nanica Marussia cujo carro só saiu pela primeira vez à pista no fim do dia de ontem. Das equipes presentes equipadas com motores Renault, a pequena Caterham, quem diria, foi a que mais andou (ver tabelas abaixo).

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No dia de hoje coube a Felipe Massa e sua Williams liderar com folga a folha de tempos num dia de pista molhada e que só foi secando no fim de um dia frio, e que - insisto - ainda não quer dizer nada sobre quem será mais rápido durante essa temporada.

O que fica claro é que as equipes com motores Mercedes e Ferrari, sobretudo as que levam os nome dessas marcas, sofreram bem menos com a confiabilidade, amealhando ao longo dos dias uma boa e valiosa quilometragem, como vemos nessa tabela. Abaixo dela você confere os números totais dos 4 dias de testes.

Lembro que daqui duas semanas as equipes voltam a testar na quente pista do Bahrein, quando a Lotus-Renault finalmente estreará seu carro novo.



EQUIPE                                     Voltas
                    TOTAL POR MOTOR                       
Mercedes                           309                  Mercedes       875
Ferrari                               251                  Ferrari           444
McLaren-Mercedes              245                  
Renault          151
Williams-Mercedes              176
Sauber-Ferrari:                   163
Force Índia-Mercedes          146
Caterham-Renault                76
Toro Rosso-Renault              54

Marussia-Ferrari                  30
Red Bull-Renault                 21



Compare o som dos motores 2013 e 2014

Nesse pequeno vídeo podemos comparar claramente o som dos antigos motores 2.4L V8 que equipavam os carros da Fórmula 1 até 2013 com os novos propulsores 1.6L V6 Turbo que assumem seus lugares a partir dessa temporada. O bacana é que são imagens obtidas nos mesmos trechos da mesma pista de Jerez ao longo dos testes desse ano e do ano passado, veja:

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Red Bull faz fumaça e abandona testes mais cedo

Tempos quentes

Desde o incio dos testes da Fórmula 1 os carros equipados com motores Renault tem sofrido mais que as rivais com problemas de confiabilidade. Dentre elas, de longe a Red Bull é a que mais vem apanhando de seu carro. Entra dia e sai dia seus carros param na pista soltando fumaça após pouquíssimas voltas percorridas e a culpa seria deles mesmo, não apenas de sua fornecedora de motores, que também vem enfrentando uma série problemas técnicos enfrentados.

O que estaria ocorrendo adicionalmente com os austríacos é que o projeto do carro teria sido concebido de uma maneira que o motor e sobretudo o sistema de captação de armazenamento de energia, com as baterias do ERS teriam sido alojadas internamente de maneira inadequada, não permitindo a correta refrigeração necessária de todas as partes.

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O super projetista Adrian Newey, que estava presente aos testes, já teria inclusive voado ontem para a sede da equipe para voltar às pranchetas e reprojetar as partes deficientes do RB10, que enquanto isso, recebeu remendos feitos nos boxes para tentar - em vão - diminuir a asfixia do sistema, como vemos na abertura improvisada na lateral do carro nessa imagem abaixo.

Red Bull recorrendo à gambiarras para ver se consegue fôlego
No fim das contas o prejuízo da equipe foi grande, com seu carro percorrendo reles 21 voltas ao longo de 4 dias de testes (11 de Vettel, 10 de Ricciardo) e agora há pouco sendo anunciado que estão deixando Jerez mais cedo retornando para casa fara pensar nos pepinos, ao passo que a rival Mercedes, por exemplo, já deu bons 268 giros e continua na pista.

Isso é um drama? Ainda não, pois apesar do grande prejuízo com os poucos dados coletados certamente as competentes equipes de engenheiros da Red Bull e da Renault passarão as próximas duas semanas trabalhando numa solução para chegar ao teste do Bahrein em melhores condições, mas de qualquer modo é um grande tropeço para os campeões, deixando as equipes equipadas com motores Mercedes e mesmo a Ferrari com mais razões para se sentirem um pouco mais otimistas com esse começo melhor.