
Iniciada a pré-temporada desse ano, ficou patente que aquela estranha carenagem alongada sobre o carro teria alguma função diferenciada do que os olhos leigos classificavam como mero "desenho radical". Passado os testes logo seus dois pilotos, os mais recentes campeões da F1 Lewis Hamilton e Jenson Button mostram que a grande vantagem daquele carro era sua velocidade em reta, muito superior à de seus rivais.
O resultado foi que desde o começo do ano o MP4/25 mostrou-se em condições de disputar o título, ainda que não no mesmo nível de competitividade de Red Bull.
O primeira metade do ano foi passando, as vitórias se acumulando, com Button saindo-se melhor no começo e Hamilton no final e a Mclaren chegou a ter uma vantagem nos dois campeonatos (construtores e pilotos) que dava a entender que realmente poderiam ser campeões. Só que a vida... A vida é uma caixinha de surpresas, diria Joseph Klimber. Na etapa de Silverstone estrearam sua versão do escapamento baixo (blow-diffuser) e eis que foi um fracasso retumbante. Desse GP em diante a equipe penou para alcançar suas rivais em competitividade e os com a maioria circuitos sem grandes retas também não os ajudou a capitalizar seu duto frontal, a essas alturas ja copiados com quase tanta eficiência por suas rivais, e sua última vitória foi em Spa.
Com isso foram paulatinamente se distanciando dos esperados títulos e tiveram apenas um último semi-brilho em Abu Dhabi, etapa de encerramento, ao completar o pódio do campeão Vettel.

2011 promete ser mais uma ano competitivo para a equipe e seus pilotos, lutando por vitórias e provavelmente o título junto às já pré-candidatas Red Bull e Ferrari.