segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Quer ganhar essas fotos autografadas de Kobayashi e Fisichella?

Quer ganhar essas fotos oficiais e autografadas pelos pilotos da Ferrari GT Kamui "o mito" Kobayashi e Giancarlo Fisichella e um earplug oficial da WEC?

Para concorrer é bem fácil:

  • Curta nossa página no Facebook (clique AQUI), 
  • Compartilhe publicamente o post da promoção no seu perfil do Facebook
  • Me siga no Twitter, o @inacioF1 
  • Dê RT nos tweets da promoção!


Quem só tem Twitter ou só Facebook também está concorrendo, mas quem participa e divulga pelos dois tem ainda mais chances ainda, boa sorte!

O sorteio será ao vivo durante o nosso programa da quarta-feira dia 30 de setembro e a promoção é válida para todo o território brasileiro!

Raikkonen com o pé na Ferrari. E Massa?

Massa conversa com seu empresário, Nicolas Todt
Segundo uma série de jornalistas gabaritados de revistas, TV´s e jornais europeus, o contrato de Kimi Raikkonen com a Ferrari já seria um negócio fechado, para inquietação de Fernando Alonso que terá agora um companheiro de equipe popular, campeão, rápido e motivado que não deverá lhe facilitar a vida em eventuais disputas na pista.

Com esses fortíssimos rumores se confirmando (aparentemente Kimi ainda espera "provas de saúde financeira" da Lotus nas próximas 48 horas para mudar de barco), quais as alternativas de Felipe Massa para disputar a aguardada temporada de 2014, onde carros e motores deverão ser bem diferentes dos atuais?

  • A primeira e mais óbvia opção seria a vaga de Kimi na Lotus, de onde o finlandês saiu exatamente pela falta de certeza de que terão condições financeiras para garantir uma boa temporada seguinte, mas que dentre as opções, de fato parece ser uma boa, mas pelo que se diz o favorito para essa vaga é o alemão Nico Hulkenberg, que já teria até um contrato sobre a mesa aguardando apenas a sua assinatura.
  • A segunda vaga seria na Sauber, equipe pela qual Felipe começou a carreira em 2002 e que continua contando com os motores da Ferrari, que serão caríssimos em 2014 e que por sua boa relação com o brasileiro, poderia negociar um acordo interessante com os suíços para garantir-lhe a vaga de "piloto experiente" do time, algo conveniente se realmente conseguirem garantir a superlicença para o estreante e endinheirado russo Sergey Sirotkin. Mas vamos lembrar que para isso ocorrer a Ferrari teria que fazer um ótimo pacote de descontos a ponto de valer a pena a dispensa do mexicano Esteban Gutierrez, que trás os bons milhões do bilionário Carlos Slim.
  • A  terceira opção, que não é nem um pouco pequena, seria não conseguir uma vaga e sair da Fórmula 1, passando a se dedicar a outra categoria internacional, como o WEC (Webber, Di Grassi, Senna...), Fórmula Indy (Barrichello), DTM (Alesi, Ralf Schumacher), Nascar (Nelsinho Piquet) ou mesmo a nossa Stock-Car (Zonta, Bernoldi, Burti), caso prefira ficar mais próximo a sua família, como escolheu Rubens Barrichello no fim de 2012 ante às dificuldade de conseguir uma vaga boa nos estados Unidos.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Nicolas Todt conversa com Peter Sauber: vaga difícil

De qualquer forma uma mudança de ares faria bem a Felipe, que desde a chegada de Fernando Alonso na Ferrari, onde passou a ter que obedecer ordens de equipe, não rendeu mais tanto quanto gostaria e em qualquer uma dessas opções acima teria de volta a paz interior que talvez lhe falte no atual ambiente de trabalho.

Por fim, estive conversando com o empresario de Massa semana passada, Nicolas Todt, que estava presente aqui no WEC, e embora seu semblante e palavras fossem de uma frieza total, não entregando quase nada sobre Massa, ele deu a entender que o tem ajudado a negociar com novos patrocinadores, o que poderia ser bem útil na Sauber, por exemplo.

Amanhã ou no mais tardar na quarta-feira deveremos ter o destravamento da questão da Ferrari. Daí em diante é esperar os passos de Massa e Todt para sabermos se o Brasil terá representantes na F1 no ano que vem, lembrando que Helmut Marko, da Red Bull, descartou Felipe Nasr na Toro Rosso, o que aliado à uma temporada sem vitórias na GP2 reduz as chances do brasiliense ingressar numa boa equipe ano que vem, mas, podemos contar com a ajuda de Bernie Ecclestone, que quer um brasileiro na categoria por ser um mercado muito importante....

GP da Itália - a corrida

Vettel trava o pneu dianteiro e Massa da o bote em Webber e Hulkenberg

E o GP da Itália de 2013 foi bem modorrento, sem disputa pela ponta, como já tinha sido Spa, quinze dias atrás. Vamos agora a nossa prometida análise "equipe-por equipe" da corrida em Monza:

RED BULL: Como sempre com o melhor carro, Vettel soube extrair tudo do equipamento e correu sem cometer erro algum para mais uma vitória tranquila, que lhe aproxima ainda mais do inacreditável título de tetracampeão. Webber largou mal (que novidade!) e foi superado por Massa e depois por Alonso. No fim chegou em terceiro e ainda deu uma dorzinha de cabeça para Alonso ficar à sua frente.

FERRARI: Massa fez uma ótima largada e pulou de quarto para segundo e lá se manteve até Alonso lhe alcançar, quando deu passagem. Acossado por Webber, o brasileiro só perdeu o posto no pit-stop e fez uma boa corrida. Boa o suficiente para garantir-lhe a vaga ano que vem? Não é o que dizem. Já Alonso fez tudo o que podia com o carro que dispunha e assim viu sua distância para a liderança ficar ainda maior. Na hora da bandeirada a equipe Ferrari recebeu friamente o espanhol em contraste com a alegria da equipe de Massa que felicitou sua passagem pela mureta.

SAUBER: Numa pista em que as coisas se encaixaram bem para Hulkenberg, ele fez o melhor que poderia com o carro que dispunha, só chegando atrás das Ferrari e das Red Bull, segurando bravamente a Mercedes de Rosberg que tentou lhe passar várias vezes. Mais uma evidência do talento do alemão, que merece um carro melhor para lutar por vitórias. Gutierrez não encontrou o mesmo equilíbrio no carro e fez parte da procissão que não chegou na zona de pontos.

Assertivo, Alonso passa Webber
MERCEDES: Com Hamilton correndo muito forte mas fora de combate por ter largado de trás e ainda tendo que parar uma vez a mais por um pequeno furo no pneu e sem rádio, coube a Rosberg perseguir os ponteiros da corrida, só que isso não ocorreu porque justamente em pontos de ultrapassagem (fim das retas) a Sauber era mais rápida.

TORO ROSSO: A equipe realmente se deu bem nessa pista que ganhou em 2008. Ricciardo chegou num bom 7º posto sempre num bom ritmo e Vergne também vinha bem quando seu motor o deixou na mão. Uma pena, pois as chances de pontuar eram reais.

LOTUS: prejudicados por uma classificação deficiente (esse continua sendo o ponto fraco da equipe esse ano), os carro tiveram um ritmo muito melhor na corrida, mas como Raikkonen teve que trocar a asa dianteira por bater na primeira curva despencando lá para trás e Grosjean ficou no bolo do pelotão intermediário, segurando um veloz Hamilton no final, não apareceram tanto.

McLAREN: Nos 50 anos da equipe marcaram um pontinho solitário só porque Jenson Button conseguiu segurar Kimi. Se a corrida tivesse mais uma ou duas voltas nem esse ponto teriam marcado, pois o carro não estava nada bom. parecia que também poderia pontuar, mas por mais que brigasse era pasdsado. O negócio é focar no carro de 2014.

Alonso parabeniza o campeão vencedor
WILLIAMS: Como sempre, fora da da zona de pontos. Essa é, de longe, a pior temporada da equipe inglesa, que ainda periga ver Maldonado sair de lá com seus rico patrocinador com destino a Lotus, segundo informou Galvão Bueno no sábado. Espero que também já estejam 100% focados no carro do ano que vem, porque precisam de um ano muuuuuuuuuito melhor se quiserem atrair pilotos e patrocinadores minimamente qualificados.

FORCE ÍNDIA: Di Resta bateu na primeira volta, levando consigo a grande novidade do fim de semana, a câmera térmica. Sutil fazia sua corridinha para tentar pontuar mas na penúltima volta recolheu para os boxes por problemas mecânicos. A equipe caiu muito de rendimento em relação ao começo do ano onde sempre pontuavam e chegaram a ambicionar pódios.

CATERHAM e MARUSSIA Mais do mesmo: figuração com os verdolengas à frente dos vermelhos e pretos, que parecem nem mais poder acompanhar os antigos rivais de fundão.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Pos Piloto                Equipe                  Tempo/Dif.
 1. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault       1h18m33.352s
 2. Fernando Alonso       Ferrari                 +5.467s
 3. Mark Webber           Red Bull-Renault        +6.350s
 4. Felipe Massa          Ferrari                 +9.361s
 5. Nico Hulkenberg       Sauber-Ferrari          +10.355s
 6. Nico Rosberg          Mercedes                +10.999s
 7. Daniel Ricciardo      Toro Rosso-Ferrari      +32.329s
 8. Romain Grosjean       Lotus-Renault           +33.130s
 9. Lewis Hamilton        Mercedes                +33.527s
10. Jenson Button         McLaren-Mercedes        +38.327s
11. Kimi Raikkonen        Lotus-Renault           +38.695s
12. Sergio Perez          McLaren-Mercedes        +39.765s
13. Esteban Gutierrez     Sauber-Ferrari          +40.880s
14. Pastor Maldonado      Williams-Renault        +49.085s
15. Valtteri Bottas       Williams-Renault        +56.827s
16. Adrian Sutil          Force Índia-Mercedes    +1 volta
17. Charles Pic           Caterham-Renault        +1 volta
18. Giedo van der Garde   Caterham-Renault        +1 volta
19. Jules Bianchi         Marussia-Cosworth       +1 volta
20. Max Chilton           Marussia-Cosworth       +1 volta

Volta mais rápida: Lewis Hamilton, 1:25.849

Abandonos:

Piloto              Equipe                   Na volta
Jean-Eric Vergne    Toro Rosso-Ferrari           35
Paul di Resta       Force Índia-Mercedes          1


Pontuação nos campeonatos após a 12ª etapa:                

Pilotos:                      Construtores:                      
 1.  Vettel        222        1.  Red Bull-Renault          352
 2.  Alonso        169        2.  Ferrari                   248
 3.  Hamilton      141        3.  Mercedes                  245
 4.  Raikkonen     134        4.  Lotus-Renault             191
 5.  Webber        130        5.  McLaren-Mercedes           66
 6.  Rosberg       104        6.  Force India-Mercedes       61
 7.  Massa          79        7.  Toro Rosso-Ferrari         31
 8.  Grosjean       57        8.  Sauber-Ferrari             17
 9.  Button         48        9.  Williams-Renault            1
10.  Di Resta       36       10.  Caterham-Renault            0 
11.  Sutil          25       11.  Marussia-Cosworth           0
12.  Perez          18       
13.  Ricciardo      18       
14.  Hulkenberg     17       
15.  Vergne         13       
16.  Maldonado       1