terça-feira, 29 de novembro de 2011

...já na Williams

Com a definição de Kimi pela Renault pelos próximos 2 anos, a Williams passa a ser a principal, senão única equipe com chances de ser minimamente competitiva em 2012 com vaga em aberto. Force Índia deve ir de Di Resta e Hulkeberg e a outra vaga na Renault deve ficar entre Senna, Grosjean e Petrov, com esse último com grandes chances segundo Alexander Wurz.

Com isso a equipe de Grove tem 3 alternativas muito claras e algumas que correm por fora. Por fora correm Hulknberg, no caso improvável de ser preterido na Force Índia, mas ele não tem dinheiro. Também não podemos esquecer nem subestimar os que sobrarem da trinca jovem da Renault. Mas os principais contendores para a vaga de companheiro de Maldonado, que apesar da turbulência de seu patrocinio ser contestado por congressistas Venezuelanos deve continuar pelo menos em 2012, são Adrian Sutil, Rubens Barrichello e Valtteri Bottas.

Vejamos os prós e contras de cada um que poderão ser considerados pela equipe inglesa na hora de bater o martelo:

Adrian Sutil

+  Tem patrocinadores com bom dinheiro; fez uma temporada de 2011 muito boa, é rapido
-  Tem um processo de tentativa de homicídio nas costas (contra Eric Lux, da equipe Renault, em quem enfiou um copo quebrado no pescoço), é conhecido por desconhecer exatamente o porquê é rápido, não ajudando tanto no refino técnico de um carro com motor novo.



Rubens Barrichello:

+  Está motivado; é rápido; técnico; excelente acertador de carros; piloto mais experiente de toda a história da Formula 1, o que é importante na estréia de um motor novo; é o preferido do pessoal técnico da equipe; pode ter algum patrocínio pro ano que vem.
- Não deve ter tanto apoio de patrocinadores como Sutil; estaria com a imagem um pouco desgastada junto a Adam Parr, presidente da Williams.



Valtteri Bottas:

+  Representa o novo, é jovem, é rápido, teria patrocinadores.
-  Muito inexperiente para acompanhar o errático e também pouco experiente Pastor Maldonado; ainda está na GP3 (equivalente à F3).




Enfim, é isso que vejo do panorama atual. Creio que Bottas tenha menos chances por ser muito verde. Como a Williams não fechou o tal patrocínio do Banco do Qatar, o fator "dinheiro" deverá pesar bastante nessa escolha, então espero que as andanças de Barrichello por empresas no Brasil tenham sido bem frutíferas, pois Sutil tem vantagem nessa área.

Oficial: Kimi corre na Renault em 2012, - 2º piloto indefinido

A Equipe Renault (lotus em 2012) anunciou oficialmenteo campeão de 2007 Kimi Raikkonen como seu titular em 2012. A outra vaga não foi definida ainda mas pela demora Petrov não está tão garantido como gostaria ou muitos acreditava. A 2ª vaga deve ser disputada pelo brasileiro Bruno Senna, pelo francês Romain Grosjean e o pelo próprio russo Vitaly Petrov.

Sobre a chegada de Kimi , não foram revelados o valor do seu salário, nem se a fabricante finlandesa de celulares Nokia poderia ingressar como pnova atrocinadora na equipe , a duração do contrato do piloto é de 2 anos..

Segundo as palavras da própria equipe "o anuncio de Kimi é só o primeiro de uma série de anúncios da equipe mostrando que ele será uma desafiante mais forte para o campeonato de 2012".

E agora, quem dessa trinca abaixo leva a outra vaga? Façam as suas postas! Eu voto no Bruno Senna (que está indo para a europa para atender "compromissos da equipe" agora enquanto falamos), mas é um palpite.

Kimi na Renault com a Nokia?

O mais recentes rumores dão conta que Kimi Raikkonen poderia ser anunciado em breve pela Renault e que sua ida ao time seria acompanhada do patrocínio da fabricante de celulares de seu próprio pais, a Nokia. Não se sabe se é verdade, é claro, então não vamos achar que é um fato latente porque toda hora saem boatos novos.

Ainda segundo esse rumor, tem quem ache que o companheiro do finlandês seja um brasileiro, no caso o mesmo já corre por lá atualmente: Bruno Senna, com Petrov e Grosjean dançando.

Sempre fico com um pé e meio atrás quando saem esses boatos porque basta dar uma semana para vir outro completamente diferente para substituí-lo com igual intensiadade na volúvel internet. Na Williams o pé ainda estaria entre Valtteri Bottas, Adrian Sutil e Rubens Barrichello, com Maldonado garantido pelos seus petrodólares venezuelanos que, a despeito dos questionamentos de congressistas locais e da doença de "el presidente", deve continuar fluindo para os cofres da Williams pelo menos por tempo suficiente para proporcionar ao piloto necessária segurança de assinar pela temporada 2012.

Vamos aguardar...