quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dança das cadeiras 2013

Com o anuncio da manutenção de Felipe Massa na Ferrari, as equipes grandes já tem todos os seus assentos definidos para o ano que vem. além disso as médias também não tem tantas vagas assim. Vejamos como está a situação do mercado de pilotos para 2013. Em verde estão os nomes garantidos, em amarelo os que não estão confirmados ainda, mas com grandes chances de conseguir a vaga. Em vermelho os que disputam vagas sem que saibamos (ainda) se estão adiantados nas negociações com alguma equipe em especial.

Red Bull:
Sebastian Vettel
Mark Webber


Ferrari:
Fernando Alonso
Felipe Massa

McLaren
Jenson Button
Sérgio Perez


Lotus:
Nem Kimi Raikkonen nem Romain Grosjean estão confirmados ainda, mas segundo Eric Boullier, os pilotos serão basicamente os mesmos, apesar das várias batidas que ameaçariam o franco-suíço, então sem vagas por aqui.

Mercedes:
Lewis Hamilton
Nico Rosberg

Force Índia:
Paul Di Resta deve continuar lá, pois como apadrinhado da Mercedes, estava sendo preparado para assumir a vaga de Schumacher, mas agora com Hamilton, fica em banho Maria. Quem sabe assume a vaga de Rosberg um dia... De qualque forma ele garante à equipe indiana valiosos descontos nos motores, KERS e câmbio cedidos pela fábrica alemã. A segunda vaga está aberta. Jaime Alguersuari e Bruno Senna seriam os favoritos, mas  Luiz Razia e sobretudo Jules Bianchi que testaram por lá recentemente estão bem cotados entre os novatos.

Sauber:
Nico Hulkenberg, segundo a Autosport inglesa, já teria assinado com a Sauber logo após o GP da Coreia, deixando apenas a outra vaga em aberto. Para esse lugar o atual piloto titular Kamui Kobayashi e o reserva Esteban Gutierrez são favoritos, especialmente o segundo que conta com o apoio financeiro da Telmex.

Williams:
O venezuelano Pastor Maldonado ainda não foi confirmado, mas com seu enorme e profundo bolso certamente ficará na equipe, mesmo não tendo brilhado muito após a belíssima vitória no GP da Espanha. A segunda vaga atualmente de Bruno Senna, que continua na disputa, deve ficar com o piloto de testes Valteri Bottas, que tem andado muito bem nas sextas-feiras e tem bons patrocinadores e padrinhos fortes na equipe.

Toro Rosso:
Com a boa campanha de Daniel Ricciardo, ele tem tudo para ficar na equipe e Jean Eric Vergne, que começou o ano devendo um pouco já entrou no ritmo e até passou Ricciardo nos pontos, também respirando mais tranquilo, mas nada de contrato assinado ainda. Assim, pelo andar da carruajem nada de vagas aqui, mas pelo sim pelo não, mais gente tem conversado por lá, inclusive brasileiro...

Marussia: Eddie Jordan disse que Timo Glock já tem contrato para 2013, mas mesmo assim ainda não é certeza em algusn círculos, mas como sua experiência é bem vinda para a equipe, especialmente depois de chegar em 12º e passar a Caterham no Campeonato de Construtores tem mais chances de ficar. Na outra vaga, caso Charles Pic saia mesmo, como está se ventilando, Max Chilton é visto como um nome forte pelos ingleses.

Caterham:

Heikki Kovalainen gostaria de sair, para correr numa equipe maior, mas como não tem patrocinadores fortes nem fez nenhum milagre com o carro esse ano (largou ou chegou atrás de Petrov em várias ocasiões), não deve conseguir alguma equipe melhor. Se esse for o caso, deve ficar. Ao seu lado nomes como Bruno Senna, Jaime Alguersuari e Charles Pic estão entre os mais citados, além do próprio Vitaly Petrov, que apesar de ter o presidente Putin e Bernie Ecclestone como padrinhos, tem seu apoio financeiro balançando. Pouco se falou de Giego Van der Garde, mas ele não está fora da luta e já disse abertamente no começo desse mês que espera correr pela equipe em 2013.


HRT:
Quando Pedro de la Rosa assinou no inicio do ano com a pequena equipe hispânica, lembro muito bem que era por 2 anos, então salvo alguma zebra, deve ficar. Ao seu lado hoje está o indiano Narain Karthikeian, mas nada o garante lá ano que vem. as será que tem muita gente disposta a pagar por essa vaga? Ricciardo (através da Red Bull) pagou alguns meses em 2011... Essa deve ser a  última vaga anunciada, já que é a última alternativa de quase todos os pilotos.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Enfim, Bruno Senna, Luiz Razia, Kamui Kobayashi, Charles Pic, Vitaly Petrov, Narain Karthikeian, Luiz Razia, Jaime Alguersuari, Adrian Sutil, Davide Valsecchi, Max Chilton, Giedo Van der Garde e Jules Bianchi estão no mercado, com seus agentes negociando com equipes e empresas que podem patrociná-los. Temos 5 vagas notadamente abertas e 13 nomes para preenchê-las, ficando claro que muita gente vai sobrar. Vamos ver quem tem a melhor combinação de talão de cheques e talento. Especialmente o primeiro.

Quem viver, verá!

Comercial de Kimi

Esse é um vídeo que recebi por e-mail do leitor Pedro Teixeira. Ele mandou um comercial de roupa (embora mal de para se concluir isso pelo vídeo) ambientado entre mafiosos do leste europeu e que tem com estrela "coagida" a ser garoto propaganda nada menos que o piloto da Lotus, campeão de 2007 e aniversariante do dia, Kimi Raikkonen. Confira e diga se gostou: