terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Balanço da temporada 2011 - Parte 1 de 3

RED BULL O melhor carro, dessa vez bem mais confiável ainda que o KERS não tenha a mesma confiabilidade do modelo da McLaren, por exemplo. Foi o carro a ser seguido no grid (venceu 12).
Sebastian Vettel: Campeão antecipado, sobrou o ano todo e mostrou que amadureceu bastante desde seu primeiro título no ano passado. Se entendeu muito bem com o carro e os pneus.
Mark Webber: "Decepção" é a palavra que melhor o define. ano apático onde só ganhou uma corrida por sorte. Não fez sombra ao seu companheiro em momento algum, segundo ele "culpa dos pneus".

McLAREN: Não tinham o melhor carro mas mostraram que sabem correr atrás do prejuízo. Foram bem mais sólidos que a Ferrari e chegaram a dar trabalho para as Red Bull em algumas corridas (venceu 6).
Jenson Button: Vice-campeão por merecimento, foi equilibrado, rápido, inteligente e soube poupar o carro quando necessário para extrair dele o melhor nos momentos certos.
Lewis Hamilton: Teve um ano desequilibrado, deslumbrado pelos amigos e namorada famosa, passou dos limites várias vezes e foi punido por isso. Termina o ano e fico com a sensação que ele ainda não se achou.

FERRARI: Se no ano passado não tiveram o melhor carro, esse ano estiveram mais distantes ainda disso, jamais esboçando brigar pelo título, como em fizeram "colateralmente" em 2010. Apanharam dos pneus duros e da pressão aerodinâmica (venceu 1).
Fernando Alonso: Continuou soberano na equipe, fazendo na pista mais do que seu carro permitia alcançando resultados além do que se esperava de um carro limitado, como vitória e vários pódios.
Felipe Massa: Ficou devendo. Ficou devendo mais do que já havia ficado devendo no fraco ano de 2010. Não foi ao pódio sequer 1 vez e seu melhor resultado foram 5ºs lugar. Psicologicamente abatido.

MERCEDES: Se esperava mais da equipe campeã de 2009. Mas 2011 foi quase um repeteco de 2010, apenas um pouco melhorado pois o carro era um pouco superior ao anterior.
Nico Rosberg: Continuou dominante em relação ao seu companheiro, mas ainda não me convenceu que é um grande piloto, apenas que está numa melhor fase (pela menor idade?).
Michael Schumacher: Ainda atrás de Rosberg, dessa vez ficou bem mais próximo dele em corridas, mostrando que ainda não perdeu a mão da velocidade, ainda que com menor exuberância.

Ruim esse Grosjean, né?

Esse de carro amarelinho da GP2 que passa três carros por fora em uma curva e meia é o francês Romain Grosjean que alguns acham que só está na F1 pelo seu dinheiro, que é piloto ruim...

Não digo com isso que ele é um fenômeno das pistas, apenas que de bobo não tem nada e se os patrocinadores o ajudaram a garantir a vaga da Lotus, o desempenho na pista (campeão da GP2 de 2011) não pode ser absolutamente menosprezado nessa conta. Dica do Ico!