quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Nova Toro Rosso - Imagens e análise

A equipe Toro Rosso tem uma missão inglória: Ser competitiva sem gastar dinehiro, porque seu dono prioriza a equipe principal Red Bull com pilotos, engenheiros e orçamento melhores. Ainda assim ela deve ser competitiva o suficiente para dar a seus pilotos, aspirantes a ascender à Red Bull, condições de mostrar velocidade e talento.

E com essa missão que a Toro Rosso trouxe para esse ano um modelo mais ousado (mas nem por isso bombástico) que o seu predecessor. Teoricamente esse é um carro completamente desenvolvido lá, sem nenhuma colaboração da matriz Red Bull, algo que duvido um pouco, pois há soluções parecidas. Ainda assim é notório que o STR6 guarda menos semelhanças com o RB7 do que o STR5 com o RB6.

Uma da grande, senão a maior, diferença externa está nas entradas de ar laterais. Enquanto o desenho da Red Bull e quase todas as outras tem uma reentrância embaixo da abertura dianteira que se alarga até encontrar a largura total do carro, na Toro Rosso essa reentrância profunda se estende por todo o comprimento do carro até a traseira, criando dois grandes corredores de ar sob as laterais do modelo, conferindo um maior fluxo direto de ar até a traseira do carro. Se o efeito será tão bom quanto planejam, o tempo dirá, mas não nos esqueçamos que erguer tudo aquilo que ficaria encostado no assoalho tem um preço: Elevar o centro de gravidade, o que pode comprometer o equilíbrio do carro.

Além disso o resto do carro não trás nada de novidade. O bico é parecido com o do ano anterior, mas sem aqueles veios elevados nas extremidades de cima que formavam um discreto "U" quando olhado de frente, a entrada de ar superior é parecida com a do ano anterior, apenas um pouco mais alongada.

Mecânicamente a Toro Rosso continua utilizando motores e câmbio comprados da Ferrari. Esse ano o KERS também é comprado da Ferrari. A suspensão traseira é do tipo "pull-rod" como muitas outras equipes, por ser menor e portanto atrapalhar menos o fluxo de ar na traseira e os escapamentos estão com suas saídas dispostas sobre o assoalho, exatamente embaixo da letra "J" da grafada na foto acima.
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Nova Lotus - Imagens e análise

Com a missão de ser 8ª colocada no campeonato de construtores desse ano, o "Team Lotus" chefiado por Tony Fernandes e (pela qual vou me referir apenas por "Lotus" até o fim da disputa Jurídica entre ela e a Renault), lançou o seu carro à pista publicamente pela primeira vez no segundo dia de testes coletivos.

O carro de 2011 que será guiado por Heikki Kovalainen e Jarno Trulli certamente é mais ousado e avançado que o de 2010, quando estrearam na F1. Percebe-se claramente no Modelo T128 um desenho mais refinado em seu bico, mas fino, nas entradas de ar laterais, mais esguias e trabalhadas na sua curvatura (ano passado eram mais "quadradas"). A entrada de ar superior, no entanto, é o que mais chama atenção. Ela utiliza praticamente o mesmo desenho que a Mercedes usou no ano passado e que havia sido proibido para 2011.

Segundo a FIA esse modelo de "Santo Antonio" do carro, que deveria proteger a cabeça do piloto de ser esmagada em uma capotagem poderia afundar com facilidade na terra, brita ou qualquer superfície mais mole, deixando portanto a cabeça do piloto vulnerável. Percebe-se nesse sentido que o pilar central dessa proteção é mais grossa que o utilizado por sua "matriz criativa", Mercedes, mas se essa sutil diferença vai ser suficiente para para não ter problemas com a FIA, teremos que esperar.

Quanto às suspensões, nenhum grande segredo: A dianteira é tradicional, com seus pontos de fixação com uma montagem mais elevada e na traseira usam o sistema "pull-rods", mais compacto, de centro de gravidade mais baixo e com menor arrasto aerodinâmico, como às da Red Bull. Aliás, a opção por essa geometria não é exatamente uma surpresa uma vez que utilizam o mesmo motor (Renault) e tanto o seu câmbio como o sistema hidráulico são fornecidos pela equipe de Vettel e Webber.

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Tempos dos testes da F1 (final)

Eis os tempos finais dos testes da F1 de hoje:

1  AlonsoFerrari 1m13.307s
2  VettelRed Bull 1m13.614s  +0.307
3  Di RestaForce India 1m13.844s  +0.537
4  HamiltonMcLaren 1m14.353s  +1.046
5  KubicaRenault 1m14.412s  +1.105
6  KarthikeyanHRT 1m14.472s  +1.165
7  RosbergMercedes 1m14.645s  +1.338
8  GlockVirgin 1m15.408s  +2.101
9  BarrichelloWilliams 1m16.023s  +2.716
10  PerezSauber 1m16.198s  +2.891
11  MaldonadoWilliams 1m16.266s  +2.959
12  BuemiToro Rosso 1m16.359s  +3.052
13  AlguersuariToro Rosso 1m16.474s  +3.167
14  WebberRed Bull 1m17.365s  +4.058
15  KovalainenLotus 1m20.649s  +7.342