sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Testes em Jerez - Dia 4

Esse foi o último dia de testes da Fórmula 1 nessa primeira sessão, em Jerez de la Frontera, Espanha. O dia teve como pontos "altos" o pequeno incêndio no carro da Ferrari, o buraco na zebra que interrompeu os testes e mais uma vez a Mercedes acumulou a maior quilometragem, para compensar as poucas voltas dos 2 primeiros dias.

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Além disso, Caterham e Marussia melhoraram seus tempos, ainda não se metendo entre as equipes tradicionais, mas ao menos reduzindo a enorme diferença que se viu nos primeiros dias. Hoje Luiz Razia esteve à frente do carro da equipe russa uma vez mais e completou 81 voltas, um número bastante razoável.

No fim das contas o melhor tempo da semana ficou sendo o de Felipe Massa, obtido ontem. Agora os carros retornam à Espanha, só que na pista de Barcelona, no dia 19 desse mês. Somente nesse dia a Williams apresentará seu FW35, o modelo 2013. Mais para frente trarei aqui no BLOG um balanço da semana com os números totais dos 4 dias de testes!

Pos. Piloto                 Equipe          Tempo/Diferença     Voltas
 1º  Kimi Raikkonen         Lotus           1m18.148s             82
 2º  Jules Bianchi          Force Índia     1m18.175s  + 0.027    56
 3º  Sebastian Vettel       Red Bull        1m18.565s  + 0.417    96
 4º  Esteban Gutierrez      Sauber          1m18.669s  + 0.521    92
 5º  Jean-Eric Vergne       Toro Rosso      1m18.760s  + 0.612   142
 6º  Lewis Hamilton         Mercedes        1m18.905s  + 0.757   145
 7º  Sergio Perez           McLaren         1m18.944s  + 0.796    97
 8º  Valtteri Bottas        Williams*       1m19.851s  + 1.703    91
 9º  Pedro de la Rosa       Ferrari         1m20.316s  + 2.168    40
10º  Charles Pic            Caterham        1m21.105s  + 2.957   109
11º  Luiz Razia             Marussia        1m21.226s  + 3.078    81
12º  Paul di Resta          Force Índia     1m23.435s  + 5.287    49

Buraco na zebra interrompe testes da F1

Esse buraco aí embaixo, numa zebra entre as curvas 9 e 10 do circuito de Jerez, interrompeu o último dia de testes coletivos da Fórmula 1, na Espanha. Os responsáveis pelo circuito estão agora tentando resolver esse problema para suspender a bandeira vermelha, mandando os carros de volta para a pista o quanto antes.

ATUALIZADO: O buraco foi coberto com cimento de secagem rápida e agora um representante de cada equipe foi lá verificar as condições. Em breve deveremos ter os carros de volta à pista.

ATUALIZADO 2: Depois de quase 1 hora, bandeira verde, os carros estão de volta à pista.

Imagem: Jon Noble / Sutton

Ferrari pega fogo


Depois de Nico Rosberg viver uma experiência parecida com sua Mercedes nessa quarta-feira, hoje foi dia do novo piloto de testes da Ferrari, Pedro De la Rosa, sentir na pele a sensação de ter abandonar os treinos em Jerez de la Frontera muito antes da hora - só tinha completado 2 voltas - porque seu carro estava em chamas.

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O problemas, segundo reportam da Espanha, teria sido no Câmbio do carro, que já esta sendo trocado para que o F138 retorne à pista o quanto antes nas mãos de De la Rosa. Os danos na pintura e parte da carenagem, após o início de fogaréu, prontamente apagado pelos bombeiros, ficaram bem evidentes como vemos abaixo, e as peças da área atingida não devem ser reutilizadas tão cedo...

ATUALIZADO: Após mais de 3 horas nos boxes o carro foi consertado e voltou à pista.

Hoje é o último dia de testes dessa 1ª sessão coletiva da Fórmula 1. As equipes voltam à pista no dia 19 desse mês, mas na pista de Barcelona. Clique nas imagens para ampliá-las:

Fórmula 1 em Santa Catarina?



Leio aqui e ali que a Fórmula 1 poderia sair de São Paulo e se mudar para a aprazível Santa Catarina a partir de 2015, portanto daqui a apenas dois GP´s Brasil. Isso pode acontecer? Sim, pode, mas acho pouco provável e são esses os motivos de minha desconfiança:

O custo de se construir uma pista nova de Fórmula 1 é altíssimo, sobretudo porque Bernie Ecclestone é bem exigente quanto à infraestrutura e exige amplas áreas de boxes e arquibancadas, a maior parte definitivas e de alvenaria com capacidade superior a de qualquer estádio no mundo.

Além disso, estamos falando num evento que movimenta num único final de semana mais de 200 mil pessoas, entre equipes e público, e ao que me consta a região do Beto Carrero World, que tem interesse no evento, por mais seja linda, esteja crescendo e fez um belíssimo kartódromo, ainda não tem capacidade para receber tanta gente. Falo, sobretudo de estradas para delocamento desse turbilhão de gente numa mesma hora, hotéis de qualidade pra equipes e publico dormir, restaurantes para as pessoas se alimentarem, mas também falo do aeroporto de Navegantes, que eu conheço e pelo que me lembro também não é preparado para receber tal afluxo de pessoas num único fim de semana.

Dá pra arrumar tudo isso e levar a corrida para lá? Sim, dá, mas custará muito caro e entre novos hotéis, restaurantes, obras de infraestrutura como estradas, viadutos, trevos, e possivelmente novas ruas com água, eletricidade e esgoto, vai sair uma verdadeira fortuna, muito mais do que a tal reforma de Interlagos, orçada em R$ 150 milhões (só como comparativo, a reforma do Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, está orçado em mais de 1 bilhão de reais). Quem pagaria essas obras bilionárias? Haja financiamento público... E querendo ou não, o atual foco (e escoadouro de recursos públicos) na área esportiva é a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016.

Em resumo, o plano existe, Bernie Ecclestone realmente visitou o local e viu o projeto no ano passado, mas independente da minha simpatia pelo querido Estado de Santa Catarina, que seria muito hospitaleiro com o público, equipe e pilotos da F1, isso está com mais cara de pressão de Bernie em cima das grandes reformas no Autódromo de Interlagos que a prefeitura de SP vem enrolando, do que de uma troca efetiva de pistas.

Pode até ser que num futuro distante quem sabe aconteça, mas em 2015, não acredito mesmo.

Imagens: internet