segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Entrevista com Sam Michael, da Williams

Entrevista com Sam Michael, diretor técnico da Williams,  após o GP da Coreia:

Quais foram suas impressões sobre o Circuito Internacional da Coreia?

O desenho do circuito é ótimo, certamente isso contribui para corridas interessantes! Para um primeiro GP certamente foi um bom esforço é com certeza será uma corrida que crescerá no calendário.

Foi um desafio técnico interessante; Como os níveis de aderência evoluíram durante os treinos e a classificação?
O níveis de evolução do circuito foram altos, com uma mudança significativa na aderência da superfície durante as sessões de treinos e classificação. Isso é o que se espera normalmente de uma primeira corrida numa pista nova


Os carros [da Williams] foram os mais lentos em velocidade máxima na classificação. Porque isso aconteceu e qual era a sua previsão do tempo naquela altura do fim de semana?
Nós miramos em um nível elevado de carga aerodinâmica esperando pela chuva durante a corrida. Ainda assim fomos mais lentos no "speed trap" do que esperávamos ser.

O 7º e 10º lugares na corrida refletem o real nível de competitividade do FW32?
Não, não inteiramente. Se você comparar com os carros  que nós terminamos atrás e se você considerar que o ritmo do Nico no primeiro trecho da corrida quando ele ultrapassou Kubica e estava atacando Button, e então, no fim da corrida nós tínhamos os dois carros bem colocados nos pontos. Infelizmente tivemos um furo no pneus do Nico e Rubens saiu da pista e perdeu duas posições. Desse modo nós não estamos felizes com o que marcamos com o FW32 .

Rubens perdeu duas colocações no fim da corrida. Dado o estado dos pneus dele, quanto teve de mérito dele em conseguir levar o carro até o fim?
Bem, essas condições sempre são difíceis para os pilotos e equipes, mas é claro que na F1 é o mesmo para todo mundo. É apenas uma oportunidade para brilhar!

Um pequeno furo forçou Nico a fazer um pit-stop não programado na volta 51. Quão rápido o pneus esvaziava e vocês consideraram mantê-lo na pist, já que faltavam apenas quatro voltas para acabar?Isso foi exatamente o que os engenheiros estavam fazendo no "pit wall". eles estavam monitorando a queda de pressão, mas a perda de ar subitamente acelerou, então eles tiveram que chamar pro pit-stop. Nico se recuperou bem e marcou um ponto para o time.

O Grande Prêmio do Brazil vem em seguida. Como você espera que  seja o desempenho do FW32  em Interlagos?
Muito bom, espero! Nós podemos ver vários fatores que não nos permitiu mostrar todo o nosso potencial na Coreia e naturalmente estamos esperando mais no Brasil.