
Abaixo estão os resultados do GP da Itália de F1 de 2012,
com a pontuação de pilotos e equipes já atualizada. Vamos agora à uma análise
"equipe-por-equipe" da corrida:
McLAREN: Hamilton sobrou competência na corrida toda, foi seguro e manteve
todos os adversários absolutamente sob controle em mais uma vitória rumo à disputa
real pelo título. Será que ele trocaria esse tipo de competitividade pelo salário mais gordo na errática Mercedes? Button, apesar da má largada, tinha ritmo para chegar
ao pódio, mas o pescador do seu tanque foi para o espaço e ele, muito
provavelmente, se despede da chance de disputar o título.
SAUBER: Como sempre o seu grande trunfo permanece sendo o carro equilibrado e
com pouco consumo de pneus. Nessa corrida Perez mostrou-se muito forte e mesmo
largando mais atrás que Kobayashi, terminou lá na frente com uma ousada
tática de largar com os pneus duros ao passo que o japonês mesmo largando à frente,
figurou. Aliás, essa maior regularidade do mexicano ante ao japonês está se
tornando mais visível a cada dia, ainda que ele de vez em quando tropece.
(Mais) esse pódio foi uma grande conquista de Perez, que deve ficar na Sauber
ano que vem.
FERRARI: Depois de largar em 10º abrir mais 11 pontos para os seus rivais não é
nada mal para Alonso que choramingou demais naquela dividida de Vettel. O
Espanhol tem muita competência e sorte e consegue capitalizar o máximo das
situações em que não tem como vencer, mas agora vê Hamilton como forte ameaça
ao seu tri. Massa fez uma corrida forte e cumpriu com precisão seu papel de
escudeiro de Alonso e caminha mais forte para a renovação.
LOTUS: Mais apagada nesse GP pela configuração do carro que se dá melhor em
pistas mais travadas, Kimi, silencioso e discreto já está em 3º na disputa do
título, apenas 1 ponto atrás de Hamilton, ainda que na prática não deva lutar
pelo título. Mas vai saber., lembremos de 2007... D´Ambrosio cumpriu tabela,
não bateu, mas não pontuou. É o preço da pouca prática que os pilotos de testes
tem com os carros.
MERCEDES: Nas longas retas italianas o motor falou alto e apesar do maior
consumo de pneus, que os obrigou a uma para de box a mais, tanto Schumacher
como Rosberg (que fez a melhor volta) mostram bom ritmo e chegaram juntos,
colados em Kimi, que por sua vez estava virando mais rápido que Massa. Em
Cingapura a maré não deve ser tão boa.
FORCE ÍNDIA: Depois dos pontos graúdos em Spa a equipe voltou a pontuar na
Itália, mas dessa vez por obra do azar, Hulkenberg não pode dar a sua
colaboração, já que largou em último após o carro pifar na classificação. Di
Resta marcou 4 pontos e com isso a vantagem para a Williams se amplia um pouco
mais.
WILLIAMS: Não brilhou nessa corrida. Maldonado largou lá de traz e pouco
apareceu na sua recuperação que não lhe rendeu pontos, de novo, ao passo que
Senna pontuou, de novo. O brasileiro pontuou 7 vezes contra apenas 2 do
venezuelano e teria marcado mais se não tivesse se metido em alguns lances ousados
na pista, que lhe custou algum tempo como nas disputas em que foi escanteado
por Di Resta e Rosberg.
TORO ROSSO: Com a quebra da suspensão de Vergne no fim da reta, que criou uma
rodada bastante gráfica, mas felizmente sem maiores consequências, foi
Ricciardo quem terminou para a equipe italiana que voltou às suas habituais
chegadas fora da zona de pontos.
CATERHAM, MARUSSIA e HRT: O
tradicional
comboio do fundão na sua ordem habitual, tanto de equipes como de pilotos, com
exceção de Glock que costuma chegar à frente de Pic. Deve ser bem chato correr assim,
sem reais possibilidades, mas é o que tem, enquanto vagas melhores não abrem para alguns deles...
RED BULL: Não chegou ao fim com nenhum de seus carros, um resultado realmente pífio. Vettel ia fazendo o dele, defendeu-se com vigor de Alonso e a direção de prova já caiu em cima dele, certamente pressionada pela italianisse do evento. Vettel mereceu a punição? Acho que não. A "sorte" é que ele quebrou depois e isso esvaziou as perdas da punição (já que punido ou nção, não chegou). Webber vinha na dele, foi ultrapassado por Schumacher no fim e aí, a poucas voltas da bandeirada, rodou, sendo passado por outros carro e preferiu abandonar à fazer outro pit-stop, já que não pontuaria de qualquer jeito.
Pos. Piloto Equipe Tempo
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1h19:41.221
2. Perez Sauber-Ferrari + 4.356
3. Alonso Ferrari + 20.594
4. Massa Ferrari + 29.667
5. Raikkonen Lotus-Renault + 30.881
6. Schumacher Mercedes + 31.259
7. Rosberg Mercedes + 33.550
8. Di Resta Force India-Mercedes + 41.057
9. Kobayashi Sauber-Ferrari + 43.898
10. Senna Williams-Renault + 48.144
11. Maldonado Williams-Renault + 48.682
12. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari + 50.316
13. d'Ambrosio Lotus-Renault + 1:15.861
14. Kovalainen Caterham-Renault + 1 lap
15. Petrov Caterham-Renault + 1 lap
16. Pic Marussia-Cosworth + 1 lap
17. Glock Marussia-Cosworth + 1 lap
18. De la Rosa HRT-Cosworth + 1 lap
19. Karthikeyan HRT-Cosworth + 1 lap
Volta mais rápida: Rosberg, 1:27.239
Abandonos:
Piloto Equipe Na voltaWebber Red Bull-Renault 51
Hulkenberg Force India-Mercedes 50
Vettel Red Bull-Renault 47
Button McLaren-Mercedes 32
Vergne Toro Rosso-Ferrari 8
Pontuação após 13 etapas:
Pilotos: Construtores:
1. Alonso 179 1. Red Bull-Renault 272
2. Hamilton 142 2. McLaren-Mercedes 243
3. Raikkonen 141 3. Ferrari 226
4. Vettel 140 4. Lotus-Renault 217
5. Webber 132 5. Mercedes 126
6. Button 101 6. Sauber-Ferrari 100
7. Rosberg 83 7. Force India-Mercedes 63
8. Grosjean 76 8. Williams-Renault 54
9. Perez 65 9. Toro Rosso-Ferrari 12
10. Massa 47
11. Schumacher 43
12. Kobayashi 35
13. Di Resta 32
14. Hulkenberg 31
15. Maldonado 29
16. Senna 25
17. Vergne 8
18. Ricciardo 4