terça-feira, 11 de maio de 2010

Construindo um Motorhome de F-1

Num post abaixo, coloquei as fotos dos motorhomes das equipes de F-1. Agora trago para vocês o vídeo de como um dos maiores deles é montado a cada GP da fase europeia, no caso o da McLaren.



Pode parecer muito trabalho e mão de obra para só quatro ou cinco dias de utilização, mas como receber patrocinadores e mimar convidados é muito importante na Fórmula 1, as equipes acabam criando verdadeiros prédios desmontáveis como esse a cada GP.

Convites "VIP"

Com a aproximação do GP de Mônaco, lembrei-me que esse é o evento mais glamuroso e chique do calendário da F-1. Impossível dissociar isso da nossa realidade tupiniquim.

Enquanto em Monte Carlo as personalidades do mundo da fama, sucesso e fortuna circulam pelas badaladas ruas históricas e suntuosos salões de marmore, aqui temos que aquentar a banalização do termo "VIP" como se fosse àgua que brota na terra.

O termo VIP, como muitos devem saber, é a sigla abreviada de "Very Important People", ou "Pessoa Muito Importante" traduzindo para o português claro.

Outro dia recebi um convite VIP para o lançamento de um prédio com apartamentos de 70 metros quadrados. Que raio de gente vip vai se deslocar até um stand de vendas para ficar tomando vinho barato e admirar um prédio de papelão? Um monte de gente se acotovelando entre taças de vidro deformado (as mais baratas), e quando o cheiro de fritura reina pelo ar já sabem que vem comilança, e avançam na bandeja de salgadinhos que a copeira trás. Tem gente que pega três ou quatro e fala que é para o acompanhante que "foi ao banheiro"... Na frente do evento pobres mulheres vestidas de pano colorido segurando bandeiras com o nome do prédio e lá dentro os corretores de camisa social de manga curta e gravata querem convencê-lo que o espaço que falta no apartamento é compensado com a área de lazer com paisagismo assinado por algum arquiteto famoso, pela churrasqueira gigante, pelo "espaço gourmet" que você não vai conseguir usar, pela sala de home-theater que você não vai querer usar, por 3 elevadores, piscina aquecida e preço condomínio caro que só realmente VIP´s poderiam pagar. Peguei o convite e foi direto para a reciclagem.

Também recebo convites para festas com "lista VIP", onde ao invés de pagar 300 reias para entrar, paga-se 280 (uau!), pega fila junto com todo mundo, e uma vez la dentro você é tratado igual gado sendo empurrado por gente que você não conhece contra gente que não quer conhecer. Isso tudo tendo quem colocar a mão no bolso por qualquer coisa que queira consumir ou para entrar num camarote.

Vê lá se os realmente VIPs precisam gastar nas festas realmente boas!? Quem gasta nas festas receberá um tratamento muito bom também, mas não por ser VIP, mas porque está gastando mais que os outros. Nas festas onde ha tratamento realmente VIP, a pessoa que recebe essa distinção é tratada como rei, bebe as melhores bebidas de graça, tem as melhores iguarias a sua disposição, fica num espaço agradável com tratamento personalizado, sem néo-bombados bêbados para disputar espaço. E porque? Porque os realmente VIPs são formadores de opinião, são pessoas que se fizerem um comentário positivo sobre tal lugar ou evento, poderá traduzir sim em prestígio ou lucro para o organizador.

Por fim outro exemplo é o Keep Walking Club, do Johnnie Walker Black Label. Fui convidado a participar desse "seleto clube" e para tal organizaram um agradável cocktail num lugar bonito em São Paulo, com degustação de vários Whiskys que compõem o "blend" do Black Label, acompanhado de explicações do embaixador da marca, um simpático senhor escocês vestido a carater. Tudo muito bom, tudo muito agradável. Passam-se os anos e os eventos onde podia-se conversar com amantes da bebida dourada nunca mais ocorreram e o tal Clube se resume a e-mails com ofertas "exclusivas" na linha compre um litro de bebida e ganhe uma toalha, ou um CD, ou uma camiseta... É lamentável que uma boa ideia tenha se perdido e como consequência hoje o efeito é inverso e ao invés de ansiar por notícias do clube, toda vez que chega um novo e-mail sinto-me aviltado com as ofertas tolas que são feitas (fica a dica, Diageo).

Mas a praga moderna é que todo mundo quer ter seu momento VIP, ter seu ego polido e ilusão de ascensão social ao ser vinculado à essa sigla, então percebedores desse anseio coletivo, as cabeças pensantes do marketing banalizam tal instrumento e dão ao povo um tratamento VIP vazio, de fachada, mas que serve aos seus propósitos mercantilistas.

Não se enganem, gosto muito de receber convites VIP, mas os realmente VIP. Mas se for só para receber convites para lançamento de prédios, festa lotadas ou possibilidades de comprar uma coisa antes dos outros eu dispenso.