quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Buemi e Alguerisuari numa sinuca

Eles não querem nem ouvir como está a situação deles para 2012
Por essa ninguém esperava. Ok, os dois não foram fenômenos nas pistas, arrebatando mentes e corações com suas pilotagens arrojadas e resultados inebriantes, mas eram bons pilotos e faziam um trabalho sólido. Eis que a matriz Red Bull manda os os dois pra rua e o recado é claramente assim: Não queremos pilotos bons, queremos pilotos ótimos. Estão atrás de um novo Vettel para colocar no lugar de Webber e perceberam que os dois, por mais esforçados que fossem, não corresponderam a essa expectativa.

Além disso, estavam empacando a ascensão dos demais pilotos do programa de jovens talentos da Red Bull, que há mais de 2 temporadas estavam empacados pois as vagas de entrada na F1 estavam ocupadas pela dupla.

Alguersuari pode tentar a vaga ainda em aberto na Hispânia, jogando com o fato de ser espanhol e a equipe, que também é, gostaria de ter uma dupla local. Buemi, que tem mais qualidade técnica, vejo mais complicado, pois a equipe suíça como ele (Sauber) não se encanta com ideologias patrióticas, além de já estar com suas vagas preenchidas e com gente melhor encaminhada na fila de espera.

Ambos tem contra sim dois fatores nada desprezíveis na busca por uma vaga no grid de 2012: 1- É muito tarde para começar negociações, estarão bem atrás dos rivais; 2- a maior parte de seus concorrentes em todas as equipes tem patrocinadores e a priori nenhum dos dois tem qualquer patrocinador (não precisavam, tinham a Red Bull os bancando desde as categorias de base).Ok, a Red Bull poderia ajudar um deles ou mesmo os dois, mas se foram descartados da equipe B, porque ainda mereceriam algum investimento para ajudar uma dupla que já deixaram claro não querer no futuro do grupo? E vagas em equipe, mesmo as pequenas, custam caro.

Eles estão numa sinuca de bico...

Balanço da temporada 2011 - Parte 2 de 3

RENAULT: Começou a temporada muito bem, com dois pódios consecutivos para Petrov e Heidfeld, mas depois foi descendo a ladeira, parou de desenvolver o carro. Faltou liderança? Dinheiro? Os dois.
Vitaly Petrov: Piloto mediano foi bem enquanto teve um carro bom e foi piorando quando seu carro foi piorando. Ano fraco para um piloto fraco. Nick Heidfeld: Esperava-se mais do alemão. Sua experiência era tida como solução ideal para substituir Kubica, mas não foi, não liderou como se esperava e por pressão falta de resultados e necessidades financeiras, perdeu o lugar. Bruno Senna: Assumiu um carro já em fase descendente e graças à falta de experiência com o carro não conseguiu capitalizar tão bem a oportunidade, tendo resultados muito oscilantes.

FORCE ÍNDIA: Começou o ano timidamente mas conseguiu evoluir bem durante o ano, no final dando trabalho até para a Mercedes. Fosse o campeonato um pouco mais longo, passaria a Renault nos pontos.
Adrian Sutil:
Fez seu melhor ano na Formula 1, só ficando atrás dos pilotos das 4 equipes grandes. No começo se embaralhou um pouco com Di Resta mas no final terminou à frente em todos os marcadores.
Paul di Resta:
Fez um ano muito bom para um novato, dando canseira ao veloz e mais experiente Sutil, sobretudo em classificações onde velocidade pura conta e deverá ter um bom futuro na F1.

SAUBER: Outra equipe que começou o ano melhor do que terminou, mas não sofreu um tombo tão grande quanto o dos franceses. Seu carro tratava bem os pneus sobretudo nas primeiras corridas, depois os adversários "chegaram". Perdeu vantagem com os tais escapamentos sopradores que não adotou.
Kamui Kobayashi: Piloto exuberante mas ainda um pouco errático, fez a maioria dos pontos da equipe e no fim do ano voltou a marcá-los quando era mais importante. Passou a errar menos no final.
Sérgio Perez: Outro novato bom de volante, fez uma estréia bastante digna e deu trabalho a Kobayashi, mostrando velocidade e errando pouco para que nunca havia corrido de F1.

TORO ROSSO: Equipe que começou o ano com um carro ousado (nas laterais) e e que cresceu bastante no final do ano, ameaçando seriamente o 7º lugar no campeonato da equipe Sauber, mas com uma certa oscilação excessiva de resultados no fim ficou em 8º com um número de pontos razoável.
Jaime Alguersuari: Um piloto que não tem o mesmo feedback técnico de Buemi mas que é bastante rápido e especializou-se em largar do fundão pra chegar nos pontos. Segundo ele, está bem junto aos seus chefes.
Sebastian Buemi O piloto suíço não teve um ano ruim, absolutamente, mas teve mais azar que Alguersuari em muitas ocasiões em quebras do carro. Ainda assim fez bem seu papel e se não é nenhum fenômeno não fica nada a dever ao espanhol do carro ao lado.