terça-feira, 27 de agosto de 2013

Alonso-Ferrari Azedou? Entenda a teoria de Alonso na Lotus

Reação fria da Ferrari ao bom resultado de Alonso em Spa foi sintomático

A mais recente onde de rumores da Fórmula 1 dão conta de um improvável, mas possível cenário onde o bicampeão Fernando Alonso sairia da Ferrari com destino à Lotus.

Tal teoria diz que Alonso está insatisfeito com a falta de melhores resultados no time italiano, que pela quarta temporada consecutiva não lhe dá um carro a altura das Red Bull, de modo que don Fernando estaria ficando preocupado em não ganhar um título pelo sétimo ano consecutivo, sabendo não vai ficar mais jovem a cada ano que passa nessa batalha.

Com isso em mente ele poderia voltar para a Lotus (sim, voltar, lembre-se que a Lotus era a Renault, equipe pela qual ele foi bicampeão em 2005/2006) com o apoio do banco Santander e um maior envolvimento oficial da fabricante francesa de motores. Outra possibilidade é ele estar usando essa possível transferência para pressionar a Ferrari por melhores resultados - o que seria uma estratégia burra, já que os italianos sabidamente não reagem bem a esse tipo de ameaça.

Assim, a possível negociação da Ferrari com Kimi seria um plano B dos italianos para o caso do espanhol realmente sair no fim dessa temporada, já que o finlandês é o único piloto TOP disponível no mercado.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Isso pode acontecer? Pode, mas acho que seria um tiro no pé para o espanhol, lembrando que a Ferrari acaba de levar o nome forte da área técnica da Lotus (James Allison) para lá e que a equipe dos carros pretos e dourados está sabidamente com problemas financeiros, a ponto de atrasar os pagamentos de salário de Kimi e ainda não ter acordo fechado para fornecimento de motores para 2014.

Além disso, se a Ferrari precisa de Alonso, na minha opinião o melhor piloto do grid atual, o bicampeão precisa ainda mais dos italianos, já que dentre os carros disponíveis (e McLaren, Red Bull e Mercedes não estão), a Ferrari mesmo com tropeços no seu desenvolvimento, é a melhor opção.

De qualquer modo fica evidente que o clima entre Alonso e a Ferrari já foi melhor, como vimos pelo frio tratamento que ambas as partes se trataram após o expressivo segundo lugar conquistado na Bélgica. Como disse Niki Lauda ao analisar essa situação em Spa, Alonso precisa motivar mais a equipe, não fazer ameças veladas ou reclamar publicamente, pois os italianos detestam ser colocados contra a parede e já mandaram campeões falastrões passear antes. Pergunte a Alain Prost.