quinta-feira, 29 de julho de 2010

Toro Rosso de bico novo

A Scuderia Toro Rosso que a muito tempo não mostrava evoluções aerodinâmicas em seus carros, resolveu trazer para a etapa húngara um novo modelo de bico. A peça agora conta com duas estruturas laterais que direcionam o fluxo de ar sob o bico e reduz a turbulência do ar na área. A equipe era uma das que ficaram para trás no desenvolvimento de seu carro e havia parado de pontuar nas últimas provas. Vamos ver se essa novidade vai trazer pelo menos parte da competitividade da Toro Rosso de volta, possibilitando a Buemi ou Alguersuari disputar com os pilotos da Renault, Williams, Force-Índia e Sauber uma vaga no cobiçado Q3. (Clique na imagem para ampliá-la)

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Os escapes das equipes

Um importante fator na Formula 1 atual é o formato e terminação dos escapamentos. Nas imagens abaixo vemos a diferença entre 4 equipes. A primeira (1) e mais copiada é a Red-Bull, que criou o conceito de Blow-diffuser, isto é, um escapamento cujos gases emitidos alimentam o difusor traseiro, aumentando o downforce (pressão aerodinâmica) do carro dando-lhe mais estabilidade e aderência. Uma das que copiaram a equipe de Webber e Vettel foi a Mclaren, que tentou usar sua versão em Silverstone, mas não conseguiu bons resultados e agora voltou a tentar na Alemanha o mesmo dispositivo (3) com algumas modificações. Outras equipes, entretanto, não conseguiram projetar as suas versões do caro aparato, como a Sauber (2) e a Lotus (4), adotando um conceito mais antigo com os escapes e suas saídas montadas na parte final-superior das carenagens laterais dos seus carros, jogando assim o ar quente quase integralmente nas asa traseiras, veja: (Clique na imagem para ampliá-la) 
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