quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Fim de testes de Jerez 2012 - 3º dia


Hoje ocorreram várias mudanças entre os pilotos. Button, Massa, Maldonado, Di Resta, Ricciardo, Raikkonen, Kobayashi, Kovalainen e Webber deram lugar à Hamilton, Alonso, Senna, Bianchi, Vergne, Grosjean, Perez, Van der Garde e Vettel, respectivamente.

Os tempos de volta, repito, não interessam tanto, pois eles ainda não estão extraindo tudo do carro e não sabemos o que cada equipe está testando, ainda assim que liderou (de novo) entre os carros novo foi a Lotus. Mas o que continua importando é o total de voltas percorridas, pois isso significa muitos dados coletados pelos sensores e telemetria para analisar o carro, além de indicar que o equipamento é confiável.

Nesse sentido que saiu perdendo, sem dúvida nenhuma foi a Force Índia, que andou bastante nos últimos dias mas hoje só de 2 voltas não cronometradas antes de seu piloto reserva (Jules Bianchi) bater o carro. Para piorar não havia peças sobressalentes, então Hulkenberg, que assumiria a tarde, nada pode fazer além de ir embora jogar tênis.

ainda sobre o numero de voltas, Bruno Senna em seu 1º dia com a Williams andou mais que Maldonado em seus dois dias juntos, mostrando que aparentemente a equipe resolveu os problemas que lhes tiraram valioso tempo de pista e completou 125 voltas, o recorde do dia. Grosejan vem em seguida com 117. Sauber e Toro Rosso até que andaram pouco, 47 e 67 voltas respectivamente, como Alonso tendo problemas hidráulicos pela manhã. Rosberg andou bastante (118) voltas, mas como usou o carro do ano passado, não conta tanto, mais para entender os pneus.
Arte: Mário Sérgio G. F.

Bruno Senna correndo na Williams

Essas são as primeiras imagens de Bruno Senna correndo na Williams FW34, o carro 2012.

Hoje ele andou bastante e não registrou voltas especialmente rápidas, como a própria equipe alerto que ele não faria pois o foco deles é entender e avaliar o carro.

Amanhã, último dos 4 dias de testes coletivos dessa semana em Jerez, Bruno seguirá testando. Clique nas imagens para ampliá-las
 
Curta nossa página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Lotus já tem outro carro

Mal a equipe Lotus (ex-Renault) lançou se carro no Domingo e na 2ª feira já foi para a pista conduzido por Kimi Raikkonen com profundas modificações aerodinâmicas, dando a entender que usaram o modelo 2011 (embora tenham apresentado o modelo como sendo o novo) apenas disfarçado para parecer o carro 2012, quando não era. Tenha sido ou  não um truque, as modificações serão comuns daqui pra frente em todas as equipes.

Nos três conjuntos de fotos separei as principais mudanças, no E20 da apresentação pro "verdadeiro" que foi para a pista. Clique nas imagens para ampliá-las: 

Na 1ª comparação de imagens notamos:

  • Novo ponto de fixação dos espelhos retrovisores com haste de fixação bem menor, aparentemente mais próximos ao cockpit do piloto;
  • Formato do degrau do bico do carro, com curvatura mais suave na no degrau mas sem o vão central rebaixado em relação às laterais, embora agora tenha duas pequenas saliências para acomodar parte do sistema de suspensão;
  • Novo desenho dos dutos de refrigeração do freio dianteiro;
  • braço inferior do triângulo de suspensão com desenho diferente.

No 2º conjunto de fotos, temos outros detalhes:


  • Aerodinâmica da asa dianteira com diferentes vários elementos com outros desenhos;
  • Novo desenho das entradas de ar laterais, sem a curvatura da parte inferior e mais reta;
  • Bico levemente mais estreito e reto (isto, bem vísivel na 3ª foto), resultando em...
  • ...Hastes de fixação da asa dianteira com bico mais próximas uma da outra.

Por fim na 3º e última comparação, vemos ainda outras coisas:


  • Rodas dianteiras com aro interno para direcionar o fluxo de ar para refrigeração dos freios;
  • Nova asa traseira;
  • Novo difusor de ar dianteiro, bem no início do assoalho, embaixo do cockpit;
  • Desenho da parte de baixo da entrada de ar diferente, com furo para fixação de cabo de içamento para guincho (aparentemente não havia no modelo apresentado)
  • Nova pintura: 1 - Sai o dourado, entra o bege. 2 - Logotipo da Lotus mais recuado no centro do carro.

Curta nossa página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1