sexta-feira, 9 de abril de 2010

Os Sonhos

Você já sonhou. Uns lembram-se mais, outros menos, mas todo mundo já sonhou. Porque os sonhos são tão bizarros? Pegue como exemplo os sonhos em que estamos em algum lugar conhecido, como a nossa casa, ou nosso trabalho, ou mesmo num lugar que estivemos apenas algumas vezes, mas sabemos direitinho como é o tal lugar. Quando sonhamos que estamos em lugares assim, conhecidos, sabemos onde estamos e que nos é intimamente familiar, mas quando acordamos (ou mesmo durante o sonho) e reparamos um pouco, vemos que o lugar não é o que existe no mundo real.

Quando sonhamos que estamos em casa, não é a nossa casa exatamente que estamos. As vezes não tem nada a ver com a real, mas no sonho, é, mesmo que tenha quartos maiores, diferentes e sobretudo, que saindo de um cômodo para outro, possa se chegar magicamente (mas fazendo sentido no enredo do sonho) a outro lugar ou situação completamente distinto de sua casa, como uma cachoeira, um carro, ou até mesmo na cama com uma linda mulher que na vida real não quer nada com você... Mas no sonho essa transição de lugares se dá como se fosse continua, você abre a porta da sala e de repente já está dirigindo um carro conversível numa estrada faz tempo, como se fosse a coisa mais normal do mundo.

Outra coisa boa em sonhos é que muitas vezes podemos voar. Eu ja voei muito em sonhos, mas não era igual ao Super-Homem, que voa e pronto. Tinha todo um trabalho pra chegar lá, eu tinha que pegar embalo e dar uma forte impulsão no final, senão não funcionava! Ja sonhei também que eu "semi-voava". Eram vôos iguais aos de bexiga de festa de criança, só que ao invés de petelecos de alguém, o que me mantinha no ar, indo de um lugar para o outro (do chão para cima do telhado, numa das ocasiões) era eu, dando saltos, com grande classe e leveza, como se fosse algo que já fazia ha décadas!

Mas também ha os pesadelos... Sim... Desses me lembro menos, ou porque sou feliz e não os tenho tanto ou porque meu inconsciente é sábio e não me faz lembrar deles quando acordo. Um dos pesadelos mais recentes que tive foi que estava na minha sala de aula da oitava série, em plena prova bimestral de matemática. Estava todo mundo lá, professores e colegas, como em mais um dia comum na vida daquelas pessoas imaginarias. O desespero me dominou! Não me lembrava de como fazer as tais equações de segundo grau que caíram na prova, "Mas eu aprendi isso!" Até que mais uma das grandes sacadas dos sonhos ocorre! Eu me conscientizo! "Ei, eu já tenho trinta anos, sou advogado, ator, apresentador de TV, já superei essa etapa da minha vida, que absurdo!",  "É claro que eu não lembro como fazer essas contas, eu não as faço a mais de 15 anos!!!" disse indignado à minha professora, que tentava contra-argumentar. Mas não dei chance e interrompi aquela palhaçada ali mesmo.

Sim!!! Nos sonhos, não são raras as vezes que, de alguma maneira dá um estalo "Ei, eu to sonhando!" em pleno desenvolvimento do sonho! Nessas horas de consciência, aproveito muito mais, pois se posso voar no sonho, vôo bastante, porque sei que quando acordar não vai ter mais disso. Ou se ocorre alguma situação complexa, mesmo das não tão agradáveis, eu sigo em frente, digo pra mim mesmo que "é só um sonho, vamos ver no que vai dar".

Sempre imaginei como seria se pudesse filmar meus sonhos ao vivo, conforme eles ocorrem. Meus filmes dos sonhos fariam as produções de David Lynch parecerem previsíveis e simplistas, Spielberg e James Cameron comeriam poeira nas bilheterias, e eu ganharia todos os "Oscares", afinal o sonho é 100% eu!

Enfim, os sonhos são formidáveis exatamente por serem fantásticos e incríveis, possibilitando que durante o sonomergulhemos em fantasias enquanto bilhões de neurônios realizam um profundo e incessante trabalho em nossas mentes, rearranjando, trabalhando, arquivando e remexendo todas as emoções, experiências e vivências que absorvemos durante nossa vida desperta desde que nascemos, para que quando acordemos, esteja tudo pronto pra recomeçarmos tudo de novo.