quarta-feira, 30 de abril de 2014

A reação de Senna ao acidente de Ratzenberger

Senna corre para chegar ao local do acidente de Ratzenberger
Nesse pequeno mas impactante vídeo, parte do filme-documentário sobre Ayrton Senna, vemos a reação do tricampeão ante as imagens ao vivo do pavoroso acidente do piloto da pequena equipe Simtek Roland Ratzenberger no treino classificatório de Ímola em 30 de abril de 1994 e as subsequentes tentativas de reanimação cardíaca do austríaco atendido ainda na pista.

Depois dos cuidados inciais, Senna ainda vestido com o macacão de competição, saiu em disparada correndo dos boxes da Williams (imagem principal, acima) e se dirigiu ao centro médico, onde teria recebido a informação do falecimento do piloto.

Em seguida, Ayrton pegou carona num carro de apoio para se deslocar até o local do acidente na pista, onde se 
inteirou melhor dos acontecimentos com o médico-chefe da Fórmula 1, Dr. Sid Watkins, como vemos nessa outra imagem ao lado. 


Alerto que são imagens desse vídeo são bastante contundentes, mesmo 20 anos depois...


Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1



A morte de Ratzenberger

Há 20 anos, na classificação do GP de Ímola de 1994 morria o piloto austríaco Roland Ratzenberger num pavoroso acidente a mais de 320 quilômetros por hora.

O piloto teve parte da sua asa dianteira desprendida do seu carro algumas curvas antes após perder o controle da traseira do monoposto da Simtek e dar uma rodada, atingindo uma zebra alta com a parte dianteira do carro que então se fragilizou e acabou por se soltar no trecho de maior velocidade do circuito, não aguentando a forte pressão aerodinâmica e tirando a possibilidade do piloto contornar a veloz curva Villeneuve, a curva seguinte à Tamburello. 


Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Quem testemunhou o momento chave que custaria a vida do piloto foram os torcedores da arquibancada, dentre os quais este que fez essa rara imagem acima e o brasileiro Christian Fittipaldi, da equipe Footwork, que vinha logo atrás do carro da Simtek quando este já voltava para a pista (note os pneus traseiros sujos denunciando o passeio fora do asfalto). Triste dia...
O corpo de Rateznberger é levado para o hospital