sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Van der Garde na Caterham - Bruno Senna só tem uma chance

O piloto holandês Giedo Van der Garde de 27 anos anunciou hoje que correrá pela equipe Caterham na temporada 2013 da Fórmula 1. Com isso e o iminente anuncio oficial do baiano Luiz Razia na Marussia, sobra apenas uma vaga aberta na categoria: a da Force Índia, que segundo a mídia inglesa, deverá ser ocupada pelo francês Jules Bianchi, que tem o apoio oficial da Ferrari, provável fornecedora de motores da equipe indiana a partir da  temporada 2014.Mesmo no Brasil há quem garanta que Senna não tem sequer chances mínimas por lá...

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Se isso se confirmar, Bruno Senna não correrá na F1 na temporada 2013 e teria que confiar num improvável retorno em 2014, comoKamui Kobayashi ou - melhor - repensar sua carreira, se vale a pena tentar ser resrva numa equipe grande aliado a possiblidade de correr em outra categoria ou apenas a segunda alternativa, como o Endurance, Nascar ou DTM, como Lucas Di Grassi, Nelsinho Piquet e Augusto Farfus respectivamente fizeram ou mesmo correr em território nacional como a Stock-Car à exemplo de Rubens Barrichello e tantos outros ex-pilotos de F1. Antes que perguntem, pelo que sei ele sequer cogita a possibilidade de competir na Fórmula Indy.

Vamos aguardar os próximos dias, logo tanto a Force Índia como o próprio brasileiro deverão vir a público se manifestar quanto aos seus planos.

Novo Force Índia VJM06, o carro de 2013

Essas são as primeiras imagens do carro 2013 da Force Índia, o VJM06. Sobre o carro, ele perdeu o degrau no bico visto em 2012, escondido pela tal tampinha. Na apresentação só apareceu Paul Di Resta como piloto e quando a reporter perguntou ao dirigente da equipe Bob Fearnley sobre o tema, ele disse que não quer misturar os assuntos, pois hoje falariam sobre o novo carro...

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1


Segundo o dirigente, o nome do segundo piloto deverá ser anunciado antes do inicio dos testes coletivos (que começam em 4 dias), até lá seguindo a novela de especulações em torno de Bianchi, Senna e Sutil.

A última foto da sequência mostra Paul Di Resta já fazendo o shakedown (primeira verificação de funcionamento do carro e seus sistemas na pista) do novo modelo em Silverstone, pista vizinha à sede da equipe:




Nova Ferrari F138

Eis a nova Ferrari F138, claramente uma evolução do modelo F2012, já que a maior parte de seus elementos estão preservados. O bico perdeu o degrau, mascarado pela tal "tampinha", e a pintura ganhou uma saia negra entremeada por uma branca, cujo resultado final não ficou lá nenhuma beleza em particular (talvez se tirassem a faixa branca?). A traseira parece ainda mais compacta que a do modelo anterior, seguindo a tendencia atual da Fórmula 1 de maximizar o fluxo de ar na sessão traseira do carro. De resto é o mesmo que já falei dos outros carros: Vários elementos devem ser diferentes quando o carro chegar à pista em Jerez, como as asas.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Essas são as especificações técnicas do do F138:

Chassis
Estrutura composta de Fibra de carbono e "colméia"
Câmbio Ferrari longitudinal
Diferencial Autoblocante
Câmbio Semi-automatico sequencial eletrônico
Número de marchas 7 + Ré
Discos de freio Brembo ventilados de fibra de carbono
Suspensão independente pull-rod de torsão na frente e atrás
Peso com àgua, lubrificante e piloto: 642 kg
Rodas OZ (dianteiras e traseiras) aro 13”

Motor
Type 056
Número de cilindros 8
Bloco do motor de Alumínio V 90°
Número de válvulas 32
Distribuição pneumática
Deslocamento total (cilindrada)t 2398 cm3
Diâmetro dos cilindros 98 mm
Peso > 95 kg
Ignição e injeção eletrônica
Combustível Shell V-Power
Lubrificante Shell Helix Ultra
Mais informações em instantes. Clique nas imagens para ampliá-las:
Carro 2013 comparado ao 2012 (novo é o de cima)

Já aqui, o carro novo é o de baixo




Carro 2012                                                         Carro 2013