terça-feira, 3 de junho de 2014

30 anos da quase 1ª vitória de Senna em Mônaco



Hoje completam exatos 30 anos daquela quase vitória de Ayrton Senna no GP de Mônaco de 1984 e que acabou sendo, de toda a forma, seu primeiro pódio. A prova ocorria sob pesada chuva e quando Ayrton estava prestes a ultrapassar o líder Alain Prost o diretor de prova, o belga Jacky Ickx, encerrou a prova, com Prost à frente, Senna em segundo e Stefan Bellof em terceiro (mas foi desclassificado por problemas no peso do carro e Rene Arnoux herdou o posto). Pela prova não ter completado 75% das voltas previstas, sua pontuação foi conferida pela metade e mais tarde isso faria toda a diferença para o vitorioso francês...

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

No final dessa temporada, vejam só, Prost perderia sua primeira disputa de título para o companheiro de equipe e agora tricampeão Niki Lauda por meio ponto. Senna, que de quebra ainda chegou a marcar a melhor volta da corrida e sua primeira da carreira, também registrou seu nome como um dos futuros grandes pilotos da categoria. Clique nas imagens para ampliá-las!




Alonso, Raikkonen, Berger e outros homenageiam Ayrton Senna







Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Essa foto mostra a homenagem ocorrida no dia 1º de Maio no circuito de Ímola pelos 20 anos da morte de Ayrton Senna (e Roland Ratzenberger), mas não sei porque ainda não havia postado. Mesmo atrasado, vamos lá: Nela aparecem os atuais pilotos titulares da equipe Ferrari Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, ao lado de outros nomes do automobilismo mundial - sobretudo o italiano, muitos deles contemporâneos do brasileiro e já aposentados, como Gerhard Berger, Ricardo Patrese, Luca Badoer, Perluigi Martini, Andrea de Cesaris, Jarno Trulli, Ivan Capelli, Pedro de La Rosa, Emanuele Pirro, além do novato da Marussia e promessa da academia da Ferrari, o francês Jules Bianchi.

A. J. Foyt - de 1958 a 1993 na F-Indy

A. J. Foyt em Indianápolis, 1958


Não vou aqui me aprofundar muito na grandeza de A. J. Foyt no automobilismo - basta dizer que ele é o único piloto que já venceu as importantes provas das 500 Milhas de Indianápolis, das 500 Milhas de Daytona, das 24 Horas de Le Mans e das 24 Horas de Daytona e que também já competiu até de Fórmula 1 - ainda que sem grande êxito nessas poucas tentativas. O que eu gostaria mesmo é realçar uma das características de sua carreira que mais desperta admiração, sua grande longevidade!

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

A. J. Foyt em Indianápolis, 1993
Foyt teve sua primeira experiência com um carro de Fórmula Indy quando a categoria ainda não tinha nem esse nome, em sua primeira disputa da Indy 500 de 1958 e disputou sua última corrida em 1993, quando se despediu do público uma uma volta lenta ainda numa das sessões de classificação da famosa corrida, conforme você vê nessa foto acima - um hiato de impressionantes 35 anos! Ah, e nesse meio tempo ele ganhou essa prova 4 vezes e levou o título do campeonato apenas outras 7 e venceu 67 corridas, recorde absoluto da categoria.

Pela Nascar ele também competiu por bastante tempo em corridas disputadas entre os anos de 1963 e 1994. Essa última foto abaixo mostra Foyt em sua despedida pela categoria de carros "de estoque" na mesma pista de Indianápolis um ano depois do seu adeus aos monopostos. Hoje ele está firme e forte à frente de sua equipe de Fórmula Indy pela qual compete o japonês Takuma Sato.
A. J. Foyt na Nascar, 1994