terça-feira, 28 de janeiro de 2014

1º dia de testes - Resultados e análise

Abaixo está a tabela com os dados completos do primeiro dia de testes da Fórmula 1 2014. O melhor tempo de hoje foi 9 segundos mais lento do que o melhor tempo do primeiro treino do ano passado (1:27.104 de Kimi vs 1:18.861 de Button), mas esse número em si não quer dizer absolutamente nada, já que ninguém acelerou pra valer por ainda esta descobrindo como o carro funciona, além do fato da Pirelli ter produzido pneus mais duros e duráveis (e lentos) apenas para esses testes. Ninguém sabe com certeza, por exemplo, se estavam usando toda a pressão do turbo, se o ERS estava ligado, se o limitador de giros estava numa configuração mais conservadora, se carregavam muito combustível, se usaram a asa móvel, etc.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Maior prova de que hoje eles estavam apenas tateando o terreno é o baixo número de voltas completadas pelas equipes (algumas sequer conseguiram sair com o carro da garagem), ainda às voltas com problemas técnicos. Para se ter uma ideia, em 2012 e 2013, quando carros e motores estavam sob um regulamento antigo e já plenamente conhecido pelos engenheiros e projetistas, eles acumularam no total apenas no primeiro dia de testes 711 e 657 voltas, contra apenas 93 desse ano, então eles ainda tem muito a descobrir no campo da confiabilidade antes de se debruçar sobre a velocidade.

Os fatos que se destacaram foi a incapacidade da McLaren aprontar o carro a tempo de ir para a pista, o acidente de Lewis Hamilton que tirou a Mercedes da pista pelo resto do dia (a asa dianteira quebrou em plena reta, Hamilton bateu e a equipe não tinha uma peça reserva para usar hoje) e uma leve chuvinha que caiu  faltando 15 minutos para o fim do treino, mas que logo passou e permitiu Sebastian Vettel estrear seu carro em cima da hora de acabar as atividades de pista.


Nova Williams estréia nas pistas

A Williams estreou oficialmente seu carro 2014 nas pistas espanholas de Jerez de la Frontera. O FW36 equipado como motores Mercedes foi pilotado pelo finlandês Valteri Bottas e reflete fielmente as imagens computadorizadas que eu já havia mostrado AQUI na semana passada. Felipe Massa assume o volante do carro na 5ª feira. Volte em instantes para mais imagens!

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Conheça o novo carro da Caterham

A Caterham foi outra equipe a apresentar seu novo carro somente hoje na pista de testes de Jerez (as outras foram Mercedes, Red Bull e Force Índia, que você vê AQUI). O CT04 ainda adota a cor verde como principal e aposentou os tons amarelos que havia no carro de 2013.

O novo carro detém, por enquanto, o cetro de dono do bico mais feio de todo o pelotão da Fórmula 1, um bico duplo, no caso, parecendo que a asa dianteira é segurada por um espeto saindo de um caixote. O modelo desse ano será pilotado pelo novato sueco Marcus Ericsson e pelo japonês Kamui Kobayashi e vem equipado com os motores Renault, assim como as rivais Red Bull, Toro Rosso e Lotus.

Agora só estão faltando ser apresentados os carros da Williams-Mercedes e da Marussia-Ferrari.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Veja e ouça os novos Fórmula 1 turbo acelerando

[mobile] Aqui vão algumas imagens de vídeo dos novos Fórmula 1 equipados com motores 1.6L V6 Turbo acelerando na pista espanhola de Jerez de La Frontera. Lembre-se que nessas imagens iniciais os pilotos ainda não estão acelerando tudo, apenas checando os carros, testando o funcionamento do equipamento e seus novos e diferentes diferentes sistemas. Curtiram o novo som?



Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1


Hamilton é o primeiro a bater carro novo

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Nesse momento estou longe de meu escritório central, então postar pelo celular pode não ter a mesma qualidade, mas em todo caso, aí vai: Lewis Hamilton foi o primeiro a estampar um carro 2014 no muro. Ele está bem, já o carro da Mercedes nem tanto. Aparentemente a asa dianteira se desprendeu no fim da reta causando a perda de controle do carro, agora resta aguardar reparos e a manifestação da equipe acerca da aparente falha estrutural.

Abaixo um vídeo amador da colisão do inglês, onde fica claro que ele deixa a pista já sem a asa dianteira:

Nova Red Bull, nova Mercedes e nova Force Índia 2014






Esses são os novos carros carros da Red Bull, Mercedes e Force Índia, todos com suas leituras sobre como devem ser seus novos bicos. Eles foram apresentados hoje bem cedo no primeiro dia de testes coletivos da Fórmula 1 em Jerez de la Frontera, Espanha. Ainda faltam os carros da Williams, Caterham e Marussia. Podem ter certeza que esses carros ainda incorporarão algumas boas mudanças até a primeira etapa no GP da Austrália, mas o que você achou do que viu até agora? Clique nas imagens para ampliá-las!

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1