sexta-feira, 1 de março de 2013

O triste fim de Razia na F1

A equipe Marussia acaba de oficializar o rompimento de contrato entre eles e o piloto brasileiro Luiz Razia. Como acompanhamos nos últimos dias, um patrocinador dele falhou em depositar o valor prometido à equipe e os dias foram passando sem uma solução até o limite da paciência da equipe estourar - afinal eles também tinham que pensar no que era melhor para eles.

Com isso o início oficial da carreira de Razia na F1 2013 fica praticamente descartado, já que ele não há mais vagas e aparentemente nem dinheiro para correr na categoria. Em seu lugar entra o também novato Jules Bianchi, recentemente preterido na Force Índia em favor de Sutil, caindo de para-quedas numa vaga de última hora.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

O que mais lamento nisso tudo é pensar na situação de Razia, com seu nome tristemente envolvido internacionalmente nessa confusão toda e agora demitido antes mesmo de estrear, o que poderá atrapalhar um pouco futuras negociações em sua carreira graças a esse que foi sim, um final publicamente desagradável para uma situação que já estava nebulosa havia um bom tempo, provavelmente por razões alheias a sua vontade...

Aliás, já que entrei nesse campo de "vontades alheias", fica também o recado para que ele e demais pilotos para que se cerquem de pessoas que façam a captação de dinheiro realmente competentes e que esses patrocinadores sejam mais firmemente amarrados para evitar esse tipo de situação vexatória em que quem fica com o "nome sujo" foi o piloto que, não o tal patrocinador que nem sabemos quem é.

Enfim, desejo ao Luiz Razia que não se deixe abater por esse desastre momentâneo e olhe para outras possibilidades dentro da própria F1 (piloto reserva? tentar de novo em 2014?)  ou as outras dúzias de categorias que ainda poderá correr, como Di Grassi e Senna hoje são prova, lembrando que o baiano tem apenas 23 anos e muuuuuuitas pistas para correr pela frente.


Na Stock

Cheguei em Interlagos. Por enquanto o ambiente é bem tranquilo e o público não está nas arquibancadas.  Credenciamento feito, é hora de sair a campo colhendo informações junto a pilotos e equipes.

Isso feito, a maior novidade desse ano por enquanto são os pneus Pirelli em substituição aos Goodyear.  Segundo os pilotos com quem conversei, ainda é cedo para bater o martelo, mas os novos compostos italianos parecem ser mais aderentes, o que deve trazer os tempos mais para baixo esse ano. A durabilidade ainda não foi realmente testada, mas a expectativa é de que a janela de utilização também seja maior que a dos pneus antigos, mas será preciso um maior período de corridas sob diferentes tipos de asfalto e temperatura para se comprovar isso.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Os novos escapamentos da Ferrari

Apesar do tempo chuvoso a equipe italiana estreou hoje com Fernando Alonso um novo conjunto de escapamentos em sua F138. O desenho da peça é parecido com o anterior, usado até ontem por Felipe Massa, só que o formato da carenagem ao redor da saída dos gases é mais arredondado, compacto e mais voltado para o assoalho, num caminho parecido com os desenhos vistos na Red Bull e na Lotus numa provável tentativa de melhorar a eficiência do efeito Coanda  e o fluxo de ar em geral naquela área sensível do carro. Na imagem abaixo vemos bem essas diferenças, compare:

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1