quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A nova pintura da Williams

Como eu havia previsto a mais de 1 mês atrás, a Williams resolveu trazer de volta a seu carro 2011 uma pintura retrô. Acertei metade da informação, pois imaginei que seria a pintura dos anos 80, quando na verdade foi a dos anos 90, do tempo que a Williams correu com os patrocínios da cigarreira Rothmans (1994, 95, 96 e 97).

Aliás, não por coincidência, o período "homenageado" da Rothmans foi o último em que a equipe conquistou títulos mundiais de pilotos e construtores, em 1996 com Damon Hill e 1997 com Jacques Villeneuve.
Veja as imagens acima e faça uma pequena comparação com as pinturas "originais" de 1994 e 1996 abaixo, inspiradoras do novo lay-out. Clique nas imagens para ampliá-las: 
 

O verdadeiro escapamento da McLaren

Depois das imagens recolhidas semana retrasada em Jerez que apontavam uma possível saída de escape nas laterais do carro da equipe McLaren, descobriu-se que na realidade elas são muito mais discretas do que faziam crer as primeiras análises e imagens.

Na sequência de fotos abaixo, tiradas nos quatro últimos dias de testes em Barcelona, vemos que na verdade o escapamento quando disposto com sua saída inovadora (eles tem testaram com saídas tradicionais) direciona seu fluxo de ar para cima do fim das laterais traseiras do assoalho, quase como uma como uma pequena, longa e afilada chaminé, fazendo com que o fluxo de ar quente vindo dos motores se junte ao ar vindo das laterais do carro que se encaminha pelo próprio formato das laterais para  o centro do fim do monoposto, sobre o difusor traseiro:


Nessas imagens cima também vemos a sutil mas perceptível diferença naquele ponto do assoalho quando ele está o sem e com o escapamento montado lá.  Já na imagem abaixo vemos uma ilustração técnica mostrando o princípio do funcionamento desse novo escapamento: