segunda-feira, 5 de maio de 2014

Senna pilotou duas Williams diferentes em 1994

O modelo antigo (esquerda) e o novo (direita)
Creio que pouca gente se atentou, ou pelo menos comentou isso publicamente, mas Ayrton Senna pilotou, na verdade, duas Williams diferentes na pré-temporada de 1994. A primeira foi uma foi a versão modificada e atualizada do carro de seu ex-grande rival Alain Prost de 1993, o FW15C, com as devidas adaptações para receber a suspensão convencional, que voltava a ser usada pela equipe depois de vencer com facilidade os títulos dos anos anteriores quando tinham a suspensão ativa e outros auxílios eletrônicos. A nova suspensão convencional, aliás, foi o calcanhar de aquiles desse carro no inicio da temporada.
O modelo antigo (esquerda) e o novo (direita)
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

O outro carro, o que correu desde o começo da temporada de 1994 propriamente dita, era o FW16, que acabou estreando um pouco mais tarde nos testes de inverno (ilimitados, naquela época), e as principais diferenças visuais entre este modelo e o anterior, usado na apresentação do piloto à imprensa em sessão de fotos e filmagem eram até evidentes para um observador mais atento, compare: (Clique nas imagens para ampliá-las)

  • Pintura diferente, com mais presença do branco na carenagem que cobre o motor e ausência das inscrições "Elf" no bocal de reabastecimento e "Rothmans" abaixo do brasão na lateral dianteira;
  • Entradas de ar laterais mais altas no FW16, sem aquela ligeira curva na parte de baixo;
  • Extremidade do bico mais fina;
  • Asa dianteira com uma área arredondada a mais à frente do bico;
  • Carenagem à frente do cockpit lisa, sem os dois ressaltos para caber os amortecedores;
  • Asa traseira inferior em "V" e na cor preta;
  • Laterais do cockpit na mesma altura das entradas de ar, sem aquela borda do modelo anterior, necessárias pelas entradas de ar anteriores serem mais baixas.
  • Desenho do fim da carenagem do motor diferente, com a luz de sinalização incorporada ao centro e sem um ressalto para a suspensão
  • O carro novo era o único com bocal externo para reabastecimento, já que em 1993 isso não existia.
O modelo antigo (acima) e o novo (abaixo)