sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Max Chilton, o saltador da Marussia


Max Chilton deu apenas 4 voltas hoje graças à problemas mecânicos em sua Marussia-Ferrari que parou soltando fumaça. Ao abandonar seu fumegante carro na pista, Max deu um super salto que inspirou montagens dos mais variados tipos, como você vê acima numa montagem que ele mesmo fez com imagens que circularam hoje pela internet.

Mercedes faz seu motor "respirar" mais



Vendo todos os problemas de refrigeração enfrentados pela rival Red Bull, a equipe Mercedes trouxe para os testes coletivos do Bahrein uma nova carenagem para a região que cobre o motor e escapamentos. A nova versão tem a parte de trás bem mais aberta, de forma a permitir uma melhor circulação do ar quente daquela região e para que ele se dissipe mais rapidamente. Acima e ao lado vemos a comparação do desenho antigo, mais compacto e justo e do novo (nas fotos de baixo com destaques coloridos).

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No conjunto de fotos de cima também conseguimos ver como as extremidades de trás das saídas de ar laterais ganharam uma pequena aleta em todo o seu contorno (chamado gurney), de modo a melhor orientar o fluxo de ar naquela região do carro.

É importante notar que essa nova carenagem não aposenta necessariamente a antiga, já que a equipe poderá voltar a usar o modelo mais mais fechado dependendo da pista que forem correr, caso ela não exija tanta refrigeração como no deserto de Sakhir. Clique nas imagens para ampliá-las! 

Testes do Bahrein - 3º dia


E no terceiro e penúltimo dia de testes dessa semana, mais uma vez os carros equipados com motores Mercedes sobraram à frente, seguidos pelos Ferrari e Renault. Aliás, Red Bull e Lotus andaram bem pouco hoje. A equipe campeã deu apenas 28 voltas e a dos carros pretos e dourados 26. A Toro Rosso andou razoavelmente, 57, e Caterham, com seu piloto novato Marcus Ericsson liderou uma vez mais a esquadra francesa pelo menos quanto à durabilidade com 98 voltas completadas no circuito barenita, ainda que sem ser rápido.

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Quem também andou bastante foi a Williams, que pela manhã teve Valteri Bottas ao volante (ele não marcou tempo, só simulou pit-stops) e à tarde Felipe Massa que também fez essas simulações mas chegou a completar voltas devendo voltar a guiar amanhã o dia todo. Juntos eles deram ótimas 115 voltas, seguidos pela McLaren de Jenson Button com igualmente boas 103 passagens segundo a cronometragem extra-oficial.

Entre o pelotão que utiliza os motores da Ferrari, coube à suíça Sauber pilotada por Estéban Gutiérrez liderar a folha de tempos com seu 4º lugar e também de maior número de voltas registradas: 96.

Quem não foi muito bem hoje no quesito quilometragem foi a própria Ferrari, que devido a problemas na sua telemetria andou menos, apenas 44 com Kimi Raikkonen. Na lanterna de quem marcou tempo ficou a Marussia, com apenas 4 giros. O mais rápido do dia foi Lewis Hamilton, da Mercedes, com 1.34:263. Abaixo segue a tabela de tempos, ressaltando entretanto que ela não mostra necessariamente a ordem de forças das equipes nessa temporada:

Motores Renault estão ficando para trás?

Se olharmos os dados das equipes que usam os motores da Renault na Fórmula 1, talvez exceto pela Caterham, que tem conseguido amealhar boas voltas em seu CT05, a situação continua sendo a de correr atrás do prejuízo e conseguir alguma quilometragem.

Ontem Kamui Kobayashi, da Caterham, declarou que os motores franceses estão com seu ritmo muito atrás das rivais. Comparando a velocidade com que os carros retomam velocidade nas saídas de curva, a diferença é significativa contra os franceses e com também por isso o que acaba acontecendo é que chegam ao fim da reta entre 20 e 30 km/h mais lentos do que os equipados com motores da Mercedes, por exemplo.

O japonês ainda detalhou algumas coisas interessantes sobre o atual estágio de testes, dizendo que a Caterham  - e provavelmente nenhuma outra equipe equipada com motores Renault ainda conseguiram simular largadas, ao passo que grande parte das rivais já simularam largadas e agora podem pensar em simulações de corridas e até mesmo em breve de classificação.

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Só para arrematar, a empresa francesa havia dito ontem que a Lotus conseguiria completar hoje 70 voltas, dando a entender que os problemas de durabilidade dos seus propulsores estariam sanados, mas enquanto escrevo essas linhas aqui, falta menos de meia hora para a sessão de hoje acabar e o carro de Pastor Maldonado acaba de ser retirado da pista por um guincho após registrar sua módica 20ª volta do dia e parar de novo, ao passo que a Williams já deu 93, a Caterham (sempre ela) já deu 90 e a McLaren 80.

É claro que nem tudo está perdido para o pessoal da Renault, mas também é claro que eles estão na desconfortável posição de ter que correr atrás do prejuízo, lembrando que o congelamento da evolução desses motores será dia daqui a pouco, no dia 28 e eles não conseguiram se preocupar em dar voltas rápidas devido ao estagio inicial em que ainda se encontram. Talvez seja o caso do pessoal da Lotus e mesmo da Red Bull trocar uma figurinha com a pequena equipe dos carros verdes, já que eles continuam sendo os clientes da marca que sempre tem conseguido andar mais nos testes!