segunda-feira, 10 de junho de 2013

GP do Canadá - A corrida

E nesse morno GP do Canadá de 2013 sem chuva, Sebastian Vettel e Red Bull venceram uma prova disputada na América do norte, quebrando esse tabu duplo. Se tivesse chovido acho que a prova teria sido bem mais interessante! E agora vamos à nossa já tradicional análise "equipe-por-equipe" da corrida:

RED BULL: Definitivamente o melhor carro da pista. Sebastian Vettel dominou a prova toda, chegando a abrir quase 20 segundos para o rival mais próximo em determinado momento, jamais tendo sua liderança ameaçada e vai chegando mais perto do seu tetra. Webber não foi tão bem, ficando com um 4º lugar que poderia ter sido mais, à julgar pelo que seu companheiro fez com o mesmo carro. Aliás, mesmo com a asa dianteira avariada ele mesmo marcou a melhor volta da prova, mostrando quanto eles sobraram nessa pista.

FERRARI: Alonso fez uma corrida agressiva, passando na pista os rivais que separavam seu 6º posto da largada para o segundo degrau do pódio na chegada, mas não foi páreo para o ritmo de Vettel, que abriu mais 7 pontos em cima do espanhol na tabela. A Ferrari terá que tirar algum coelho da cartola se quiser sonhar com o título. Massa fez uma corrida bem agressiva, disputando belos pegas, especialmente com Kimi no finalzinho, mas sua estratégia não foi a melhor do mundo, tanto que terminou atrás exatamente do carro de que largou na frente. Seu sonho se vitória, com a Ferrari como está, está cada vez mais distante.

MERCEDES: Mais uma vez os pneus foram seus pontos fracos, mas não tão fracos como costumavam ser. Será mérito do tal teste secreto, que lhes deu um empurrãozinho no melhor entendimento dos compostos? Rosberg parou primeiro e através dele todos descobriram que os pneus mais macios não eram a melhor pedida, pois seu ritmo foi caindo rapidamente. Hamilton, que vinha à frente, colocou os compostos médios e se deu melhor, mas não conseguiu segurar o espanhol, apesar do toque numa tentativa de troco.

TORO ROSSO: Vergne largou bem e terminou ainda melhor, na 6ª posição, abrindo uma folguinha sobre Ricciardo na tabela de pontuação. Seu carro esteve muito bem, na realidade do segundo escalão, sem ser ameaçado por Di Resta mas também não conseguindo alcançar Rosberg.O australiano, que largara numa posição menos razoável, não se deu tão bem Na verdade se deu mal e terminou lá atrás entre as Williams.

FORCE ÍNDIA: Paul Di Resta vem fazendo um belo começo de ano. Depois do vacilo na classificação ele ganhou apenas 10 posições, tudo graças a capacidade de ficar na pista por impressionantes 57 voltas com o mesmo jogo de pneus e virando tempos bons, mostrando que os atuais compostos da Pirelli duram sim, é apenas uma questão das equipes fazerem sua lição de casa direito (ouviram, Red Bull e Mercedes?). Sutil rodou numa disputa com Bottas, despencando 5 posições, depois foi tocado pelo estabanado Maldonado e ainda foi punido com um drive-trough por ignorar bandeiras azuis. ao fim de tanta zica ainda conseguiu salvar um magro pontinho e de ponto em ponto sua equipe já está 14 à frente da Mclaren...

LOTUS: Parece que a Lotus não se adaptou bem à essa pista, pois tanto na classificação como no ritmo de corrida Grosjean e Kimi não conseguiram brigar pelas melhores posições. O francês ainda tentou fazer uma parada a menos, mas seus pneus não resistiram e teve que parar, saindo da zona de pontuação. O finlandês lutou como pode, mas ficou atrás de Mercedes, Force Índia e Toro Rosso sem poder fazer muito e ainda foi passado na última hora por Massa e caiu do 2º para o 3º lugar na tabela de pontos. Pelo menos igualou o recorde de Schumacher de pontuar pela 24ª corrida seguida. Fica a impressão que a equipe está ficando para trás no desenvolvimento do carro, tanto que não disputam mais pódios e caíram do 2º para o 4º lugar no campeonato de construtores...

McLAREN: Corridinha bem chinfrim dos ingleses. A  primeira vez em 63 corridas que terminam fora da zona de pontos... No fim Perez e Button travaram sua briguinha particular para ver quem ficava com os farelos do pão e o mexicano ganhou. Com isso a Force Índia abre de 7 para 14 a vantagem sobre os prateados na pontuação. A equipe conhecida por suas grandes reações quando amargava um começo ruim de campeonato ainda não fez jus a fama.

WILLIAMS: De repente do riso fez-se o pranto. As palavras de Vinícius simplificam as coisas na Williams, mas a verdade é que a situação lá é bem complexa e a alegria de largar na 3ª posição durou pouco conforme o ritmo do carro limitava as ações do combativo Bottas. Volta a volta ele foi despencando e terminou lá atrás, 11 posições aquém de onde havia largado, mostrando a verdadeira fossa em que se encontra o time dos carros azuis e brancos.Maldonado, por sua vez não fez melhor e ficou ainda mais para trás, depois de ser punido por acertar Sutil por trás numa freada mal calculada antes do grampo. É o pior campeonato da equipe desde sempre, algo que Maldonado e seus patrocinadores podem estar cansando, aliás, que já comentei sobre isso mês passado AQUI.

SAUBER: Seus dois carros abandonaram. Hulkenberg com o pneu furado por uma Caterham quando ia dar (mais) uma volta sobre ela e voltou à sua trajetória um pouco antes da hora e Gutierrez porquê se perdeu e rodou no fim da corrida, indo parar no muro. Aliás, após o fim da corrida o fiscal de pista que ajudava a levar o carro do mexicano ao box caiu e foi atropelado pelo trator, morrendo horas depois no hospital coroando uma corrida com gosto triplamente amargo para os suíços...

CATERHAM e MARUSSIA: Mais do mesmo, não preciso falar muito. Nota negativa ficou para Van der Garde que fechou Webber quando ia levar mais uma volta. Não viu o australiano ou teve uma epifania e se achava disputando posição? Tomou um time penalty de 10 segundos, o que o derrubou ainda mais no fim do pelotão.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1


Pos  Piloto                Equipe                 Tempo/Dif. 
 1.  Sebastian Vettel      Red Bull-Renault       1h32m09.143
 2.  Fernando Alonso       Ferrari                +   14.408s
 3.  Lewis Hamilton        Mercedes               +   15.942s
 4.  Mark Webber           Red Bull-Renault       +   25.731s
 5.  Nico Rosberg          Mercedes               + 1m09.725s
 6.  Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Ferrari     +   1 volta
 7.  Paul di Resta         Force India-Mercedes   +   1 volta
 8.  Felipe Massa          Ferrari                +   1 volta
 9.  Kimi Raikkonen        Lotus-Renault          +   1 volta
10.  Adrian Sutil          Force India-Mercedes   +   1 volta
11.  Sergio Perez          McLaren-Mercedes       +   1 volta
12.  Jenson Button         McLaren-Mercedes       +   1 volta
13.  Romain Grosjean       Lotus-Renault          +   1 volta
14.  Valtteri Bottas       Williams-Renault       +   1 volta
15.  Daniel Ricciardo      Toro Rosso-Ferrari     +  2 voltas
16.  Pastor Maldonado      Williams-Renault       +  2 voltas
17.  Jules Bianchi         Marussia-Cosworth      +  2 voltas
18.  Charles Pic           Caterham-Renault       +  2 voltas
19.  Max Chilton           Marussia-Cosworth      +  3 voltas
  
Volta mais rápida: Webber, 1:16.182

Abandonos:

Piloto                Equipe                      Volta
Esteban Gutierrez     Sauber-Ferrari                63
Nico Hulkenberg       Sauber-Ferrari                45
Giedo van der Garde   Caterham-Renault              43

Pontuação após a 7ª etapa:                

Pilotos:                      Construtores:                    
 1.  Vettel        132        1.  Red Bull-Renault          201
 2.  Alonso         96        2.  Ferrari                   145
 3.  Raikkonen      88        3.  Mercedes                  134
 4.  Hamilton       77        4.  Lotus-Renault             114
 5.  Webber         69        5.  Force India-Mercedes       51
 6.  Rosberg        57        6.  McLaren-Mercedes           37
 7.  Massa          49        7.  Toro Rosso-Ferrari         20
 8.  Di Resta       34        8.  Sauber-Ferrari              5
 9.  Grosjean       26        9.  Williams-Renault            0
10.  Button         25       10.  Caterham-Renault            0
11.  Sutil          17       11.  Marussia-Cosworth           0
12.  Vergne         13       
13.  Perez          12       
14.  Ricciardo       7       
15.  Hulkenberg      5