segunda-feira, 12 de maio de 2014

O álcool na Fórmula 1


A partir desse GP da Espanha a equipe Force Índia passa a exibir nas laterais de sua carenagem o nome de um novo e importante patrocinador: a marca de vodka russa Smirnoff. Com isso já são 5 as equipes que ostentam de alguma forma em seus carros as cores de patrocinadores de bebidas alcoólicas no grid: a McLaren (whisky Johnnie Walker), Sauber (tequila José Cuervo), Red Bull (cerveja Singha) e Williams (vermute Martini).

No caso da Force Índia, é bom lembrar, ainda há outras marcas de bebidas estampadas em seu carro: a marca de cerveja Kingsfisher e de whisky Royal Challenge, ambas da empresa cujo sócio da equipe, Vijay Mallya, também tem participação acionária (cada vez menor, já que está atolado em dívidas bilionárias de sua combalida companhia aérea).

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Históricamente as bebidas alcoólicas já permeia os grids de corridas de diversas categorias há décadas, só que já cresce um movimento na Europa de proibir propagandas de bebidas alcoólicas semelhante àquele que levou ao fim do reinado das empresas tabagistas na Fórmula 1 e em breve poderemos ver muitas dessas marcas banidas de vez das pistas, lembrando que nas corridas em países árabes esse tipo de publicidade nos carros já não é permitida por razões religiosas.

Em essa restrição se confirmando, será mais um dificultador - ainda que moralmente correto - para as equipes conseguirem o apoio financeiro necessário para custear suas operações, apertando ainda mais a situação já delicada de várias delas e colocando mais pressão para uma melhor e mais farta distribuição dos lucros das transmissões das corridas.

As novidades da McLaren


A McLaren, assim como muitas outras equipes, apareceu na etapa da Espanha com várias novidades em seu carro. O bico, não é novo, já que havia sido remodelado recentemente bem como a asa dianteira (que na foto de cima está danificada), mas trouxeram novos dutos de arrefecimento para os freios dianteiros e traseiros. Também podemos ver que uma saída de ar que havia na lateral do carro, junto às dobras externas do assoalho, não está mais lá.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Os carros de Jenson Button e Kevin Magnuessem também estrearam um novo difusor de ar traseiro com as bordas mais arredondadas, como vemos nas imagens comparadas abaixo. O resultado dessas mudanças, como se viu, não foi dos melhores, já que pela terceira etapa consecutiva não conseguiram sequer chegar na zona de pontos... Clique nas imagens para ampliá-las!

GP da Espanha - A corrida


E o GP da Espanha, apesar da asa móvel e a longa reta, as ultrapassagens não foram tantas nem tão emocionantes como o esperado e Hamilton finalmente assumiu a liderança na tabela de pontos com mais uma vitória sobre Nico Rosberg. Vamos agora à nossa tradicional "Análise equipe-por-equipe" da corrida em tela!

MERCEDES: Outra vez navegou tranquila frente aos rivais. Hamilton e Rosberg adotaram táticas diferentes, o que acabou gerando a possibilidade de uma disputa nas últimas voltas, mas o inglês, mais uma vez, segurou o alemão atrás e assim finalmente assumiu a merecida liderança do campeonato de pilotos. Ou Rosberg reage ou adeus chances de título.

RED BULL: Daniel Riccardo largou e chegou em terceiro, confirmando sua boa fase, mas na equipe quem brilhou foi Vettel, que praticamente não andou na sexta e graças a problemas em seu carro largou em 15º e fez 3 paradas de box o que não o impediu de escalar 11 posições, passando inclusive rivais equipados com os mais fortes motores Mercedes numa grande apresentação, digna do campeão que é.
 
WILLIAMS: Valtteri Bottas fez uma bela corrida. Conseguiu saltar para a terceira posição e a perdeu para Riccardo no box e posteriormente para Vettel dos carros mais rápidos da Red Bull e assim anotou bons 10 pontos para sua equipe. Massa, entretanto, não teve uma corrida tão boa, largando em 9º e terminando em 13º, sofrendo com o desgaste dos pneus, mesmo parando uma vez a mais que seu companheiro (tática, aliás, usada com sucesso por Vettel e Alonso). Felipe assim, não pontuou de novo e está com quase 1/3 dos pontos de seu companheiro menos experiente. É verdade que ele enfrentou azares como Kobayashi na Austrália e pit-stop bem errado na China, mas o fato é que os bons resultados precisam começar a vir logo.

FERRARI: Se alguém esperava a etapa espanhola para ver ressurgir a competitividade dos carros vermelhos, se frustrou. Kimi fez uma corrida boa dentro dessa realidade, mas uma estratégia diferente para Alonso (uma parada a menos) acabou por não permitir que ele defendesse com igualdade sua posição, sendo superado pelo duro companheiro e saísse do carro perguntando duramente o nome de quem fez a estratégia em favor do espanhol. Alonso fez o melhor que pode, mas a Ferrari é isso mesmo: uma equipe grande que nunca acerta realmente nos seus projetos, ano após ano.

LOTUS: Finalmente a equipe dos carros pretos e dourados pontuou! Grosjean fez uma boa corrida e mostrou que o E22 evoluiu bastante em confiabilidade e velocidade e soube capitalizar com isso. Maldonado, entretanto, continua mostrando a afobação que sempre lhe caracterizou, dessa vez atropelando Ericsson da Caterham e sendo punido com um stop-and-go de 5 segundos, isso depois de já ter largado em último por ter batido na classificação de ontem...

FORCE ÍNDIA: Depois de pontuar graudamente até agora, a equipe indiana conseguiu, uma vez mais, colocar seus dois carros na zona de pontos, mas dos miudinhos. Sinal que ficaram para trás dos rivais no desenvolvimento? Cedo pra dizer. Pode ser que a pista não case bem com o carro e nas próximas etapas isso se reverta. De qualquer modo seus pilotos foram bem, sem brilhos ou erros, com destaque à Perez que chegou à frente de Hulk.

McLAREN: É a terceira etapa seguida que os ingleses não pontuam. Uma equipe grande e rica como essa tropeçar pelo segundo ano consecutivo é preocupante. Button largou mal e despencou, se despedindo das chances de pontuar. Magnussen não foi melhor e quando aparecia disputando posições na TV era para perdê-las. Nunca a competência de Ron Dennis foi tão necessária - e colocada a prova.

TORO ROSSO: Uma corrida difícil para os italianos. Kvyat não pontuou, aliás longe disso e seu companheiro Vergne abandonou com problemas no motor quando também não dava mostras de que conseguiria chegar na zona de pontos.

SAUBER: A equipe suíça trouxe modificações significativas para seus carros, mas o resultado não foi nada alentador: continuam lá atrás, sem pontuar no campeonato e sequer margeando a zona de pontos, digno dos piores tempos recentes da Williams, só que aqui a questão financeira assusta mais e uma boa posição na tabela de construtores é vital para o orçamento do ano que vem.

MARRUSIA e CATERHAM: Mais do mesmo:figuração no fundão, dessa vez com os carros vermelhos mostrando uma forma um pouco superior aos dos verdes...

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Pos. Piloto             Equipe                   Diferença     Pontos
 1.  Lewis Hamilton     Mercedes              1h41m05.155s       25
 2.  Nico Rosberg       Mercedes                   +0.636s       18
 3.  Daniel Ricciardo   Red Bull-Renault          +49.014s       15
 4.  Sebastian Vettel   Red Bull-Renault        +1m16.702s       12
 5.  Valtteri Bottas    Williams-Mercedes       +1m19.293s       10
 6.  Fernando Alonso    Ferrari                 +1m27.743s        8
 7.  Kimi Raikkonen     Ferrari                   +1 volta        6
 8.  Romain Grosjean    Lotus-Renault             +1 volta        4
 9.  Sergio Perez       Force Índia-Mercedes      +1 volta        2
10.  Nico Hulkenberg    Force Índia-Mercedes      +1 volta        1
11.  Jenson Button      McLaren-Mercedes          +1 volta
12.  Kevin Magnussen    McLaren-Mercedes          +1 volta
13.  Felipe Massa       Williams-Mercedes         +1 volta
14.  Daniil Kvyat       Toro Rosso-Renault        +1 volta
15.  Pastor Maldonado   Lotus-Renault             +1 volta
16.  Esteban Gutierrez  Sauber-Ferrari            +1 volta
17.  Adrian Sutil       Sauber-Ferrari            +1 volta
18.  Jules Bianchi      Marussia-Ferrari         +2 voltas
19.  Max Chilton        Marussia-Ferrari         +2 voltas
20.  Marcus Ericsson    Caterham-Renault         +2 voltas

Abandonos:
     Kamui Kobayashi    Caterham-Renault         34 voltas
     Jean-Eric Vergne   Toro Rosso-Renault       24 voltas

Pontuação no campeonato após a 5ª etapa:

Pos  Piloto           Pontos     Pos  Equipe              Pontos
 1.  Lewis Hamilton    100        1.  Mercedes              197
 2.  Nico Rosberg      97         2.  Red Bull-Renault      84
 3.  Fernando Alonso   49         3.  Ferrari               66
 4.  Sebastian Vettel  45         4.  Force India-Mercedes  57
 5.  Daniel Ricciardo  39         5.  Williams-Mercedes     46
 6.  Nico Hulkenberg   37         6.  McLaren-Mercedes      43
 7.  Valtteri Bottas   34         7.  Toro Rosso-Renault     8
 8.  Jenson Button     23         8.  Lotus-Renault          4
 9.  Kevin Magnussen   20         9.  Sauber-Ferrari         0
10.  Sergio Perez      20        10.  Marussia-Ferrari       0
11.  Kimi Raikkonen    17        11.  Caterham-Renault       0
12.  Felipe Massa      12
13.  Romain Grosjean    4
14.  Jean-Eric Vergne   4

15.  Daniil Kvyat       4