segunda-feira, 30 de julho de 2012

12 anos da 1ª vitória de Barrichello

Já se vão 12 anos dessa fantástica vitória do brasileiro, com direito a todos os componentes de emoção: largando do fundo (18ª posição), invasão da pista pelo padre irlandês maluco, correr no asfalto molhado chuva com pneus slick sem parar para trocá-lo e tudo mais.

Realmente uma vitória maiúscula de Barrichello na Fórmula 1, comemorada até por seus rivais no pódio e membros de outras equipes.
Foi só a primeira de onze:

1ª vitória - GP da Alemanha 2000
2ª vitória - GP da Europa 2002
3ª vitória - GP da Hungria 2002
4ª vitória - GP da Itália 2002
5ª vitória - GP dos Estados Unidos 2002
6ª vitória - GP da Inglaterra 2003
7ª vitória - GP do Japão 2003
8ª vitória - GP da Itália 2004
9ª vitória - GP da China 2004
10ª vitória - GP da Europa 2009
11ª vitória - GP da Itália 2009

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Massa vs Alonso: GP da Hungria

Na tabela abaixo vemos um quadro que pelas cores verdes predominantes ao lado das voltas de Alonso podem dar a impressão que o espanhol trucidou seu companheiro Felipe Massa na pista. Isso não é verdade. Se você reparar bem, o ritmo da maioria das voltas de Felipe foi bem próximo ao de Alonso, mostrando que o brasileiro, de fato, retomou seu ritmo melhor desde o GP de Mônaco. O problema é que essa semelhança no tempo das voltas não refletiu num resultado sólido nessa corrida, especialmente após uma largada ruim.

Parece que essa pequena - mas constante diferença nos tempos de voltas a favor do espanhol, aliados ao seu melhor posicionamento na classificação e uma largada mais forte foram decisivos num resultado que levou à ampliação de 34 para 40 pontos de sua vantagem na liderança do campeonato de pilotos, apesar do discreto 5º lugar. Felipe Massa em 9º sem ultrapassar ninguém não brilhou e agora sai de férias sob ainda mais pressão.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1