Eis o resultado atualizado do GP da Coreia, com a atual pontuação dos campeonatos de pilotos e construtores.Agora vamos à "análise equipe-por-equipe":
RED BULL: Sobrou. Vettel dominou a corrida toda e passou Webber, o mal largador, logo nas primeiras curvas. Daí em diante nenhum dos dois foi incomodado, apesar do campeão sofrer no final da corrida com o desgaste de seu pneus dianteiro direito. Newey deveria ganhar uma estátua de presente por parte da equipe. Se bem que ele já ganha muito bem...
FERRARI: Segundo melhor carro na corrida, conseguiu o segundo melhor resultado possível, mas isso não é suficiente para quem quer ser campeão do mundo e eles tem que vir com algo a mais no GP da Índia. Massa esteve muito bem a corrida inteira, chegando a ser mais forte que Alonso em várias ocasiões, mas analisando as voltas do espanhol, dava para ver que ele também tinha reservas, mas não as usou pois não achava que poderia passar Webber. Massa poderia? Ele acha que sim, mas teve que ajudar Alonso. Com esse bom resultado reassumem a vice-liderança do campeonato de construtores.
LOTUS: Parece que o novo desenho dos escapamentos usados por Kimi (e que mostrei AQUI) funcionaram bem, mas não o suficiente para colocá-lo na briga pelo pódio. Grosjean não se meteu em confusão, mas junto com Hamilton levaram um lindo passão de Hulkenberg. Acho que o finlandês precisará de um milagre evolutivo para ser campeão, e a Lotus não costuma fazer milagres.
FORCE ÍNDIA: Hulkenberg, como disse no parágrafo anterior, deu um lindo passão duplo em Hamilton e Grosjean, protagonizando a mais bela ultrapassagem da corrida e chegou em 6º, colocando de novo o nada fraco Paul Di Resta (12º) no seu bolso e pavimentando sua ida para a Sauber no ano que vem, segundo as especulações do momento.
TORO ROSSO: Essa é uma equipe que precisava de bons resultados (não que as outras não precisem) e essa dupla pontuação ajudou. Apesar das suas limitações orçamentarias a equipe evoluiu e se adaptou bem à pista coreana e Vergne ampliou um pouco mais a vantagem na pontuação para Ricciardo. Vergne é tido como mais talentoso, Ricciardo, entretanto, é que costuma ser mais regular em seus resultados. Devem ficar na equipe ano que vem.
McLAREN: Com a eliminação de Button por Kobayashi logo na primeira volta, coube a Hamilton marcar os pontos, ou "o" ponto no caso da fraca 10ª posição. O inglês sofreu mais do que ninguém com o desgaste dos pneus, sendo o único a parar 3 vezes para trocar seus compostos pois seu ritmo despencava. A consequência é que perderam a valiosa vice-liderança do campeonato de construtores.
SAUBER: O que impressiona nessa boa equipe é a inconstância de resultados. Ora estão disputando pódios, ora sequer pontuam. A explicação é que seu carro não se adapta muito bem à alguns tipos de pistas, mas também que sua dupla de pilotos é irregular, especialmente Kobayashi, que apesar de ter quase o dobro de experiência de Perez (56 a 33 largadas) comete tantos ou mais erros que o mexicano, além de não ser tão veloz. Não a toa, dizem que sua mala já está na porta e procura vaga para o ano que vem.
MERCEDES: Com Rosberg fora de combate também graças à Kobayashi, Schumacher teve que representar a equipe germânica nas pistas, e apesar de vender caro sua posição quando era ultrapassado, não consegui pontuar. Lembremos que esse carro foi um dos que menos evoluiu até agora em relação às suas rivais "grandes".
WILLIAMS: Alguém acredita que esse carro já ganhou uma corrida, em em cima de Red Bulls, Ferraris e McLarens? Pois é. Eles perderam o bonde e agora pontuar já é algo comemorado, quando conseguem. Nesse GP passaram longe de conseguir e só ficaram à frente das nanicas, Bruno, apesar do melhor inicio de corrida, enfrentou problemas na sua asa dianteira e acabou atrás de Maldonado, que fez apenas uma parada. O futuro de Maldonado está "ok", mas Bruno precisa brilhar mais se quiser melhorar sua empregabilidade para o ano que vem (farei um post sobre isso depois). Como Maldonado disse, a Williams está ficando para trás.
CATERHAM, MARUSSIA e HRT: Mais do mesmo la no fundão, só que nesse GP a Marussia reduziu a diferença dos tempos de voltas para a Caterham para 0.6 por volta, mostrando que mesmo sem KERS estão conseguindo alguma evolução, ao passo que a equipe dos carros verdes estacionou.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
RED BULL: Sobrou. Vettel dominou a corrida toda e passou Webber, o mal largador, logo nas primeiras curvas. Daí em diante nenhum dos dois foi incomodado, apesar do campeão sofrer no final da corrida com o desgaste de seu pneus dianteiro direito. Newey deveria ganhar uma estátua de presente por parte da equipe. Se bem que ele já ganha muito bem...
FERRARI: Segundo melhor carro na corrida, conseguiu o segundo melhor resultado possível, mas isso não é suficiente para quem quer ser campeão do mundo e eles tem que vir com algo a mais no GP da Índia. Massa esteve muito bem a corrida inteira, chegando a ser mais forte que Alonso em várias ocasiões, mas analisando as voltas do espanhol, dava para ver que ele também tinha reservas, mas não as usou pois não achava que poderia passar Webber. Massa poderia? Ele acha que sim, mas teve que ajudar Alonso. Com esse bom resultado reassumem a vice-liderança do campeonato de construtores.
LOTUS: Parece que o novo desenho dos escapamentos usados por Kimi (e que mostrei AQUI) funcionaram bem, mas não o suficiente para colocá-lo na briga pelo pódio. Grosjean não se meteu em confusão, mas junto com Hamilton levaram um lindo passão de Hulkenberg. Acho que o finlandês precisará de um milagre evolutivo para ser campeão, e a Lotus não costuma fazer milagres.
FORCE ÍNDIA: Hulkenberg, como disse no parágrafo anterior, deu um lindo passão duplo em Hamilton e Grosjean, protagonizando a mais bela ultrapassagem da corrida e chegou em 6º, colocando de novo o nada fraco Paul Di Resta (12º) no seu bolso e pavimentando sua ida para a Sauber no ano que vem, segundo as especulações do momento.
TORO ROSSO: Essa é uma equipe que precisava de bons resultados (não que as outras não precisem) e essa dupla pontuação ajudou. Apesar das suas limitações orçamentarias a equipe evoluiu e se adaptou bem à pista coreana e Vergne ampliou um pouco mais a vantagem na pontuação para Ricciardo. Vergne é tido como mais talentoso, Ricciardo, entretanto, é que costuma ser mais regular em seus resultados. Devem ficar na equipe ano que vem.
SAUBER: O que impressiona nessa boa equipe é a inconstância de resultados. Ora estão disputando pódios, ora sequer pontuam. A explicação é que seu carro não se adapta muito bem à alguns tipos de pistas, mas também que sua dupla de pilotos é irregular, especialmente Kobayashi, que apesar de ter quase o dobro de experiência de Perez (56 a 33 largadas) comete tantos ou mais erros que o mexicano, além de não ser tão veloz. Não a toa, dizem que sua mala já está na porta e procura vaga para o ano que vem.
MERCEDES: Com Rosberg fora de combate também graças à Kobayashi, Schumacher teve que representar a equipe germânica nas pistas, e apesar de vender caro sua posição quando era ultrapassado, não consegui pontuar. Lembremos que esse carro foi um dos que menos evoluiu até agora em relação às suas rivais "grandes".
WILLIAMS: Alguém acredita que esse carro já ganhou uma corrida, em em cima de Red Bulls, Ferraris e McLarens? Pois é. Eles perderam o bonde e agora pontuar já é algo comemorado, quando conseguem. Nesse GP passaram longe de conseguir e só ficaram à frente das nanicas, Bruno, apesar do melhor inicio de corrida, enfrentou problemas na sua asa dianteira e acabou atrás de Maldonado, que fez apenas uma parada. O futuro de Maldonado está "ok", mas Bruno precisa brilhar mais se quiser melhorar sua empregabilidade para o ano que vem (farei um post sobre isso depois). Como Maldonado disse, a Williams está ficando para trás.
CATERHAM, MARUSSIA e HRT: Mais do mesmo la no fundão, só que nesse GP a Marussia reduziu a diferença dos tempos de voltas para a Caterham para 0.6 por volta, mostrando que mesmo sem KERS estão conseguindo alguma evolução, ao passo que a equipe dos carros verdes estacionou.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Pos. Piloto Equipe Diferença
1. Vettel Red Bull-Renault 1h36:28.651
2. Webber Red Bull-Renault + 8.231
3. Alonso Ferrari + 13.944
4. Massa Ferrari + 20.168
5. Raikkonen Lotus-Renault + 36.739
6. Hulkenberg Force India-Mercedes + 45.301
7. Grosjean Lotus-Renault + 54.812
8. Vergne Toro Rosso-Ferrari + 1:09.589
9. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari + 1:11.787
10. Hamilton McLaren-Mercedes + 1:19.692
11. Perez Sauber-Ferrari + 1:20.062
12. Di Resta Force India-Mercedes + 1:24.448
13. Schumacher Mercedes + 1:29.241
14. Maldonado Williams-Renault + 1:34.924
15. Senna Williams-Renault + 1:36.902
16. Petrov Caterham-Renault + 1 volta
17. Kovalainen Caterham-Renault + 1 volta
18. Glock Marussia-Cosworth + 1 volta
19. Pic Marussia-Cosworth + 2 voltas
20. Karthikeyan HRT-Cosworth + 2 voltas
Volta mais rápida: Webber, 1:42.037
Abandonos:
Piloto Equipe Volta
De la Rosa HRT-Cosworth 17
Kobayashi Sauber-Ferrari 17
Rosberg Mercedes 2
Button McLaren-Mercedes 1
Pontuação nos campeonatos após a 16ª etapa:
Pilotos: Construtores:
1. Vettel 215 1. Red Bull-Renault 367
2. Alonso 209 2. Ferrari 290
3. Raikkonen 167 3. McLaren-Mercedes 284
4. Hamilton 153 4. Lotus-Renault 255
5. Webber 152 5. Mercedes 136
6. Button 131 6. Sauber-Ferrari 116
7. Rosberg 93 7. Force India-Mercedes 89
8. Grosjean 88 8. Williams-Renault 58
9. Massa 81 9. Toro Rosso-Ferrari 21
10. Perez 66
11. Kobayashi 50
12. Hulkenberg 45
13. Di Resta 44
14. Schumacher 43
15. Maldonado 33
16. Senna 25
17. Vergne 12
18. Ricciardo 9