domingo, 14 de outubro de 2012

GP da Coreia: resultados e análise

Eis o resultado atualizado do GP da Coreia, com a atual pontuação dos campeonatos de pilotos e construtores.Agora vamos à "análise equipe-por-equipe":

RED BULL: Sobrou. Vettel dominou a corrida toda e passou Webber, o mal largador, logo nas primeiras curvas. Daí em diante nenhum dos dois foi incomodado, apesar do campeão sofrer no final da corrida com o desgaste de seu pneus dianteiro direito. Newey deveria ganhar uma estátua de presente por parte da equipe. Se bem que ele já ganha muito bem...

FERRARI: Segundo melhor carro na corrida, conseguiu o segundo melhor resultado possível, mas isso não é suficiente para quem quer ser campeão do mundo e eles tem que vir com algo a mais no GP da Índia. Massa esteve muito bem a corrida inteira, chegando a ser mais forte que Alonso em várias ocasiões, mas analisando as voltas do espanhol, dava para ver que ele também tinha reservas, mas não as usou pois não achava que poderia passar Webber. Massa poderia? Ele acha que sim, mas teve que ajudar Alonso. Com esse bom resultado reassumem a vice-liderança do campeonato de construtores.

LOTUS: Parece que o novo desenho dos escapamentos usados por Kimi (e que mostrei AQUI) funcionaram bem, mas não o suficiente para colocá-lo na briga pelo pódio. Grosjean não se meteu em confusão, mas junto com Hamilton levaram um  lindo passão de Hulkenberg. Acho que o finlandês precisará de um milagre evolutivo para ser campeão, e a Lotus não costuma fazer milagres.

FORCE ÍNDIA: Hulkenberg, como disse no parágrafo anterior, deu um lindo passão duplo em Hamilton e Grosjean, protagonizando a mais bela ultrapassagem da corrida e chegou em 6º, colocando de novo o nada fraco Paul Di Resta (12º) no seu bolso e pavimentando sua ida para a Sauber no ano que vem, segundo as especulações do momento.

TORO ROSSO: Essa é uma equipe que precisava de bons resultados (não que as outras não precisem) e essa dupla pontuação ajudou. Apesar das suas limitações orçamentarias a equipe evoluiu e se adaptou bem à pista coreana e Vergne ampliou um pouco mais a vantagem na pontuação para Ricciardo. Vergne é tido como mais talentoso, Ricciardo, entretanto, é que costuma ser mais regular em seus resultados. Devem ficar na equipe ano que vem.

McLAREN: Com a eliminação de Button por Kobayashi logo na primeira volta, coube a Hamilton marcar os pontos, ou "o" ponto no caso da fraca 10ª posição. O inglês sofreu mais do que ninguém com o desgaste dos pneus, sendo o único a parar 3 vezes para trocar seus compostos pois seu ritmo despencava. A consequência é que perderam a valiosa vice-liderança do campeonato de construtores.

SAUBER: O que impressiona nessa boa equipe é a inconstância de resultados. Ora estão disputando pódios, ora sequer pontuam. A explicação é que seu carro não se adapta muito bem à alguns tipos de pistas, mas também que sua dupla de pilotos é irregular, especialmente Kobayashi, que apesar de ter quase o dobro de experiência de Perez (56 a 33 largadas) comete tantos ou mais erros que o mexicano, além de não ser tão veloz. Não a toa, dizem que sua mala já está na porta e procura vaga para o ano que vem.

MERCEDES: Com Rosberg fora de combate também graças à Kobayashi, Schumacher teve que representar a equipe germânica nas pistas, e apesar de vender caro sua posição quando era ultrapassado, não consegui pontuar. Lembremos que esse carro foi um dos que menos evoluiu até agora em relação às suas rivais "grandes".

WILLIAMS: Alguém acredita que esse carro já ganhou uma corrida, em em cima de Red Bulls, Ferraris e McLarens? Pois é. Eles perderam o bonde e agora pontuar já é algo comemorado, quando conseguem. Nesse GP passaram longe de conseguir e só ficaram à frente das nanicas, Bruno, apesar do melhor inicio de corrida, enfrentou problemas na sua asa dianteira e acabou atrás de Maldonado, que fez apenas uma parada. O futuro de Maldonado está "ok", mas Bruno precisa brilhar mais se quiser melhorar sua empregabilidade para o ano que vem (farei um post sobre isso depois). Como Maldonado disse, a Williams está ficando para trás.

CATERHAM, MARUSSIA e HRT: Mais do mesmo la no fundão, só que nesse GP a Marussia reduziu a diferença dos tempos de voltas para a Caterham para 0.6 por volta, mostrando que mesmo sem KERS estão conseguindo alguma evolução, ao passo que a equipe dos carros verdes estacionou.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1


Pos. Piloto        Equipe                     Diferença  
 1.  Vettel        Red Bull-Renault           1h36:28.651
 2.  Webber        Red Bull-Renault           +     8.231
 3.  Alonso        Ferrari                    +    13.944
 4.  Massa         Ferrari                    +    20.168
 5.  Raikkonen     Lotus-Renault              +    36.739
 6.  Hulkenberg    Force India-Mercedes       +    45.301
 7.  Grosjean      Lotus-Renault              +    54.812
 8.  Vergne        Toro Rosso-Ferrari         +  1:09.589
 9.  Ricciardo     Toro Rosso-Ferrari         +  1:11.787
10.  Hamilton      McLaren-Mercedes           +  1:19.692
11.  Perez         Sauber-Ferrari             +  1:20.062
12.  Di Resta      Force India-Mercedes       +  1:24.448
13.  Schumacher    Mercedes                   +  1:29.241
14.  Maldonado     Williams-Renault           +  1:34.924
15.  Senna         Williams-Renault           +  1:36.902
16.  Petrov        Caterham-Renault           +   1 volta
17.  Kovalainen    Caterham-Renault           +   1 volta
18.  Glock         Marussia-Cosworth          +   1 volta
19.  Pic           Marussia-Cosworth          +  2 voltas
20.  Karthikeyan   HRT-Cosworth               +  2 voltas

Volta mais rápida: Webber, 1:42.037

Abandonos:

Piloto        Equipe                    Volta
De la Rosa    HRT-Cosworth                 17
Kobayashi     Sauber-Ferrari               17
Rosberg       Mercedes                     2
Button        McLaren-Mercedes             1


Pontuação nos campeonatos após a 16ª etapa:                

Pilotos:                     Construtores:                    
 1.  Vettel       215        1.  Red Bull-Renault          367
 2.  Alonso       209        2.  Ferrari                   290
 3.  Raikkonen    167        3.  McLaren-Mercedes          284
 4.  Hamilton     153        4.  Lotus-Renault             255
 5.  Webber       152        5.  Mercedes                  136
 6.  Button       131        6.  Sauber-Ferrari            116
 7.  Rosberg       93        7.  Force India-Mercedes       89
 8.  Grosjean      88        8.  Williams-Renault           58
 9.  Massa         81        9.  Toro Rosso-Ferrari         21
10.  Perez         66       
11.  Kobayashi     50       
12.  Hulkenberg    45       
13.  Di Resta      44       
14.  Schumacher    43       
15.  Maldonado     33       
16.  Senna         25       
17.  Vergne        12       
18.  Ricciardo      9