domingo, 24 de junho de 2012

GP da Europa de F1 - Corrida

Esses são os resultados completos do ótimo GP da Europa de Fórmula 1 (em Valência).Vamos agora à tradicional "análise equipe-por-equipe":

FERRARI: Não tinha o melhor carro, ainda que estejam em processo de evolução, mas definitvamente tem o melhor piloto, Fernando Alonso. Ele estava no lugar certo na hora certa, graças à uma corrida agressiva com muitas ultrapassagens desde a 11ª posição onde largou. Com o abandono de Vettel ganhou a liderança e com o posterior abandono de Grosjean, não foi ameaçado em sua belíssima escalada rumo à vitória. Felipe Massa fez uma boa largada e vinha andando bem duas posições atrás de Alonso, mas a sorte não estava ao seu lado e o safety-car na hora errada colocou-o na 14ª posição. Depois disso levou uma pancada de Kobayashi e arrastou-se até o final, chegando atrás até de uma Marússia e das duas Caterham. Azar, justo agora que precisa de sorte, aconteceu, fazer o que...

LOTUS: Muito provavelmente teria seus dois pilotos no pódio e passaria a McLaren na pontuação de construtores, se Grosjean não tivesse problemas mecânicos... Mas o "se" não conta. Aí coube a Kimi capitalizar os abandonos de seu companheiro e dos desastrados Hamilton e Maldonado e subir ao pódio numa corrida boa, mas que não teve o mesmo brilho do jóvem francês.

MERCEDES: O primeiro pódio do heptacampeão veio em circunstâncias parecidas com a dos seus pares campeões no pódio: estava no lugar certo na hora certa, fruto de um ritmo de corrida forte de recuperação desde o grid inicial, onde era 12º colocado. Rosberg não foi tão bem, apesar de largado mais à frente no grid, mas marcou lá seus bons pontos.

RED BULL: Vettel nadava de braçadas largas, com mais 20 segundos de vantagem para o segundo colocado até o Safety-car fazer-se presente. Teve gente na equipe achando que a intervenção do carro madrinha foi um complô para "dar mais emoção" à corrida, o que discordo: havia restos de carro da (co-irmã) Toro Rosso de Vergne pelo caminho, era sim um risco real. Além disso, com um carro tão bom continuariam à frente, como continuaram, até quebrar. Lá atrás Webber veio numa bela corrida de recuperação e se não beliscou o pódio ao menos saiu vice líder do campeonato. Azar de Vettel. Azar mesmo...

FORCE ÍNDIA: Um belo resultado da equipe anglo-indiana, com seus dois carros marcando sólidos pontos e encostando na turma inconstante da Williams. Hulkenberg, que tem ficado devendo à Di Resta respira um pouco mais tranquilo agora. Di Resta, numa ousada estratégia de uma parada única obviamente percebeu que não valeu a pena.

McLAREN: Depois da grande vitória de Hamilton no canada, o inglês errou ao disputar uma posição que de qualquer maneira perderia com sempre imprevisível Pastor Maldonado e levou uma pancada do venezuelano, acabando com sua corrida e sua fugaz liderança no campeonato. A culpa foi do Venezuelano? Sim, mas ele poderia ser inteligente e não se expor ao risco desnecessário. Button fez uma corrida discreta, sem brilho e lançando dúvidas se realmente ele sem reencontrou no MP4/27. Já Sam Michael, diretor esportivo (e ex-Williams) está sob pesadas críticas pelos problemáticos pit-stops da equipe, que apresentou problemas com os dois pilotos.

SAUBER: Certamente a equipe suíça poderia ter lucrado mais do que conseguiu com os 2 pontos de Perez. le até que foi ok, mas o sempre aguerrido Kobayashi estava especialmente afoito e se meteu em confusões demais prejudicando sua equipe, que certamente está de olho nessa sua inconstância.

WILLIAMS: Depois de uma excelente classificação, Maldonado não foi muito bem na largada e perdeu algumas posições ficando entre os 6 primeiros, à espera de algo. Esse "algo" veio no finzinho da corrida com os problemas de Vettel, Grosjean e o desgaste dos pneus de Hamilton, mas ele (mais uma vez) enfiou os pés pelas mão e jogou fora um podio certo. Somando o 6º lugar desperdiçado na Austrália e esse 2º, ele já jogou fora 26 pontos. Senna vinha na corrida dele, andando no pelotão de Schumacher, o que dá para entender que se (sempre o "se") não tivesse se enroscado com Kobayashi poderia marcar pontos graúdos hoje, mas assim como Massa o brasileiro enfrentou má sorte e ao menos marcou um pontinho com a punição ao seu companheiro.

TORO ROSSO: Os carros da equipe não fazem muito por seus pilotos, mas Vergne, por exemplo, piora as coisas com manobras bestas como a que acabou com a sua corrida e a de Kovalainen quando tentou se defender de uma ultrapassagem e bateu no finlandês. Ricciardo, entretanto, foi melhor e chegou até o fim, reforçando uma temporada melhor que a de seu companheiro.

CATERHAM: Parece que começa a brigar com as Toro Rosso em ritmo de corrida. Vamos aguardar mais para ver se foi circuntâncias de uma pista que favoreceu seus carros ou se foi uma evoulução real do conjunto. Petrov e Kovalainen (sobretudo este) vinham numa corrida boa, dentro da realidade deles, mas com a confusão com Vergne o russo chegou à frente.

MARUSSIA
e HRT: Chegar circunstâncialmente à frente de uma Ferrari num GP em que uma outra venceu certamente deu uma alegria à equipe russa, especialmente quando correram com seu piloto menos experiente, já que Glock passou mal no sábado. HRT fizeram mais do mesmo, com o espanhol sempre à frente.

Pos  Piloto        Equipe                     Tempo
 1.  Alonso        Ferrari                    1h44:16.449
 2.  Raikkonen     Lotus-Renault              +     6.421
 3.  Schumacher    Mercedes                   +    12.639
 4.  Webber        Red Bull-Renault           +    13.628
 5.  Hulkenberg    Force India-Mercedes       +    19.993
 6.  Rosberg       Mercedes                   +    21.176
 7.  Di Resta      Force India-Mercedes       +    22.866
 8.  Button        McLaren-Mercedes           +    24.653
 9.  Perez         Sauber-Ferrari             +    27.777
10.  Maldonado*    Williams-Renault           +    34.653
11.  Senna         Williams-Renault           +    35.961
12.  Ricciardo     Toro Rosso-Ferrari         +    37.041
13.  Petrov        Caterham-Renault           +  1:15.871
14.  Kovalainen    Caterham-Renault           +  1:34.654
15.  Pic           Marussia-Cosworth          +  1:36.551
16.  Massa         Ferrari                    +   1 volta
17.  De la Rosa    HRT-Cosworth               +   1 volta
18.  Karthikeyan   HRT-Cosworth               +   1 volta
19.  Hamilton      McLaren-Mercedes           +  2 voltas

(*) Penalizado com 20 segundos a mais em seu tempo final,
não marcou pontos na 12ª poisção que acabou por 
se classificar 

Volta mais rápida: Rosberg, 1:42.163

Abandonos:

Piloto        Equipe                    Na volta
Grosjean      Lotus-Renault                41
Vettel        Red Bull-Renault             34
Kobayashi     Sauber-Ferrari               34
Vergne        Toro Rosso-Ferrari           27
Glock         Marussia-Cosworth             0


Pontuação nos campeonatos após a 8ª etapa:                

Pilotos:                    Construtores:             
 1.  Alonso       111        1.  Red Bull-Renault          176
 2.  Webber        91        2.  McLaren-Mercedes          137
 3.  Hamilton      88        3.  Lotus-Renault             126
 4.  Vettel        85        4.  Ferrari                   122
 5.  Rosberg       75        5.  Mercedes                   92
 6.  Raikkonen     73        6.  Sauber-Ferrari             60
 7.  Grosjean      53        7.  Williams-Renault           45
 8.  Button        49        8.  Force India-Mercedes       44
 9.  Perez         39        9.  Toro Rosso-Ferrari          6
10.  Maldonado     29       
11.  Di Resta      27       
12.  Kobayashi     21       
13.  Hulkenberg    17       
14.  Schumacher    17       
15.  Senna         16       
16.  Massa         11       
17.  Vergne         4       
18.  Ricciardo      2