quinta-feira, 10 de abril de 2014

Briatore na Ferrari?

Parece que o lugar de Stefano Domenicali está a perigo. Segundo alguns rumores vindos da Europa, Ross Brawn e mesmo o controverso Flávio Briatore (que também é empresário de Alonso) estariam numa lista de possíveis substitutos para o cargo de chefe de equipe da poderosa Ferrari.

Entra ano sai ano Domenicali não consegue liderar sua enorme e cara equipe rumo a um projeto vencedor de carro e sempre passa os campeonatos correndo atrás do prejuízo. É ele que projeta os carros? Claro que não, mas é ele que define e coordena as pessoas que o faz e não parece estar funcionando há algum tempo, basta lembrar que um piloto nunca foi campeão na equipe sob seu comando, iniciado em 2008.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Com mais um inicio de ano decepcionante e às voltas com o fantasma da saída de Alonso rumo à McLaren, circula a informação não confirmada de que Luca de Montezemolo teria dado um ultimato ao seu comandado para que resolva os problemas de motor (falta de potência e peso excessivo, segundo se comenta) e do carro (desgasta demais os pneus traseiros).


Pode ser que esses rumores não se provem certos e acabem não se concretizando, mas certamente a pressão sobre os ombros de Domenicali está ainda maior, após a saída de Montezemolo antes do fim do GP do Bahrein e a irônica comemoração de Fernando Alonso pela conquista 9ª colocação nesse GP, justo no ano em que a Red Bull tropeçou e não está liderando com folga e eles poderiam ser a força dominante, papel hoje preenchido com folga pela rival Mercedes.

Será que Domenicali reage e fica ou sai do comando? Pelo histórico, não conseguirá tirar um coelho da cartola (aliás, já falei sobre sua questionável liderança NESSE ARTIGO do ano passado). Se sair, quem você preferia ver assumindo seu lugar, Ross Brawn ou Flávio Briatore? Não gosto da ideia de Briatore de volta à F1, mas esse pessoal tem memória seletiva e esquece suas picaretagens... Também vou colocar o nome de Martin Withmarsh como uma possibilidade, pois este saiu bem por baixo de sua própria chefia e parece estar sendo escondido em algum porão na sede da McLaren! Aguardemos...

Mudança no carro da Lotus


Apesar de ainda não ter marcado seu primeiro ponto no campeonato, a enfraquecida equipe Lotus não se acomodou e paralelamente a sua busca por resolver os problemas mecânicos e eletrônicos que a afligem desde a pré temporada, também tem investido em novidades aerodinâmicas, como por exemplo um novo difusor de ar dianteiro, aquele que fica no começo do assoalho e que divide o fluxo de ar entre os lados do carro em sua parte inferior.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Antes essa área tenha uma conexão entre o assoalho e o cockpit feito por uma única haste, para não permitir que a ponta do assoalho tivesse variações em sua altura. Agora aparentemente há 5 hastes, todas mais grossas, sobretudo a central, possivelmente para coordenar melhor o ar que passa por lá. Será que essas superfícies a mais não geram mais arrasto aerodinâmico? Certamente eles pesaram essa possibilidade e avaliaram que valia a pena. Clique na imagem para ampliá-la!