quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A reaposentadoria de Schumacher

Agora acabou pra valer. Michael Schumacher anunciou que ao fim da atual temporada vai se aposentar definitivamente da Fórmula 1, mesmo, segundo ele, tendo outros convites de equipes para permanecer na categoria. Mas não convites de equipes top, decerto.

Ao meu ver o alemão acertou em largar o osso da F1. Desde que voltou o heptacampeão acumulou resultados ora sofríveis, ora medianos como a pole fugaz em Mônaco esse ano, mas sem jamais mostrar o viço que ostentava quando ganhara seus títulos anteriores, ao contrário: da maneira que "apanhou" de Rosberg e cometeu erros tolos na pista, e também graças ao fato de não dispor do mesmo vigor físico e mental de outrora, tampouco do carro e equipe superiores que não davam chances aos rivais, lançou algumas dúvidas se suas conquistas anteriores não foram mais circuntanciais aos ótimos carros que dispunha, nem da sua ética questionável em vários momentos ou mesmo aos poucos rivais à altura do que ao seu enorme talento e equipamento.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Não quero com isso diminuir os feitos notáveis desse multicampeão, um dos melhores da história da categoria, e que para quem não se lembra, era muito, muito rápido nas horas necessárias naqueles tempos de Ferrari. Quero sim apenas ilustrar o quão danosa a sua nova passagem pela Fórmula 1 foi para seu currículo, seu legado, agora não tão inquestionável assim.

A volta de Schumacher foi um erro? Se você pensar nos danos sofridos à sua imagem de então supra-sumo das pistas, sim, foi um tiro no pé. Mas se pensar que ele voltou porque quis, porque gostaria de correr de novo e conseguiu, se divertindo nas pistas, de quebra ganhando um bom salário, não.

Creio que ele arriscou voltar e perdeu a aposta - perdeu ao final para Hamilton, um dos pilotos mais rápidos de sua geração. Mas isso em nada diminui a glória de ser o único heptacampeão da história da Fórmula 1, recordista de quase todos os números da categoria, ainda que suas últimas três temporadas tenham sido nulas para robustecer esses números.

GP do Japão: Programação e LINKS


Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Esses são os horários para o GP do Japão desse ano (horário de Brasília):


Quinta-feira 
22hs-23:30hs, 1º treino livre (SporTV)

Sexta-feira
2hs-3:30hs, 2º treino livre
(SporTV)
23hs-00:00
3º treino livre (SporTV)

Sábado
2h-3h, treino oficial - Classificação (Rede Globo)
Não informado ainda - treino oficial - REPRISE - (SporTV)

Domingo
3h, Corrida - 53 voltas (Rede Globo)
Não informado ainda, Corrida - 53 voltas - REPRISE - (SporTV)

COMENTAREI OS TREINO
S E CORRIDA PELO TWITTER, @inacioF1 

Para acompanhar a cronometragem oficial da F1, clique AQUI.

LINKS PARA ASSISTIR NO COMPUTADOR - É só clicar no canal escolhido e fechar as propagandas que aparecem bem no meio da bendita tela de "TV":


       LINK 1       LINK 2       LINK 3       LINK 4


(*) A confirmar

PS: Se alguém tiver links melhores, me avise que eu atualizo aqui!