quinta-feira, 1 de abril de 2010

O calor da Malasia

Hoje a noite, a partir das 23:00 hs, poderemos acompanhar o primeiro treino livre para o GP da Malasia de F1.

Os grandes desafios dessa etapa deverão ser a chuva, que quando cai cai de uma vez só, como um verdadeiro dilúvio (é só lembrar que no ano passado a corrida acabou na metade, por falta de condições) e o calor, como sempre, que maltrata pilotos e a aerodinâmica dos carros. Como assim? Bom, a parte dos pilotos vocês entenderam, passar calorão e fazer força dentro do cockpit apertado e mal ventilado por quase duas horas não á facil, tanto que eles perdem de 3 a 4 quilos nessa corrida.

Quanto a maltratar a aerodinâmica do carro, é simples. Como as temperaturas são muito altas, as equipes precisam de maior refrigeração para os motores e a única maneira de se conseguir isso é fazendo entradas de ar maiores, só que quanto maior a entrada de ar, mais arrasto aerodinâmico, isto é, mais o ar é "brecado" por elas. Ao invés de fluir livremente, o ar encontra maior resistência das entradas de ar maiores, o que gera uma perda de velocidade.

Portanto o grande enigma do fim de semana, além de encontrar o melhor acerto para o carro e pneus, será encontrar um equilíbrio entre resfriar o motor o maximo possível e aumentar as entradas o mínimo necessário para minorar as perdas aerodinâmicas.

A foto acima ilustra bem isso: A Williams, uma das que mais sofreu com esse problema no calor do Bahrein, testando uma entrada de ar reduzida, para ver se o motor "sobrevive" com menos refrigeração, mas ganhando em aerodinâmica.