terça-feira, 10 de setembro de 2013

BBC crava: Ferrari já assinou com Raikkonen

O site do respeitado canal de TV inglês BBC assegurou hoje aquilo que já sabíamos - mas não tínhamos certeza, há semanas: Kimi Raikkonen é mesmo o novo contratado da Ferrari para a temporada 2014 no lugar de Felipe Massa.

Segundo eles o contrato já foi assinado ontem, segunda-feira e terá de 1 ano de duração com a opção de renovação por mais outro ano.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

O campeão de 2007 tinha a opção e mesmo a vontade de continuar correndo pela Lotus, mas para isso exigia garantias financeiras e técnicas de que a equipe seria competitiva no ano que vem, e aparentemente elas não apareceram ou no tempo acordado ou com a robustez esperada, lembrando que a equipe deve vários milhões ao piloto por seu salário e bônus por pontos, além de ter perdido o seu nome forte da área técnica, o diretor James Allison, exatamente para a equipe italiana.

Atualizarei esse post com mais detalhes assim que saírem e se saírem, o que acredito ser amanhã!

Felipe Massa, o adeus após 8 anos de Ferrari

Abaixo segue uma sucinta análise das oito temporadas de Felipe Massa competindo como piloto titular pela Scuderia Ferrari, lembrando que ele já era contratado da equipe de Maranello desde o fim de 2001 e correu emprestado na Sauber em 2002, 2004 e 2005.

Hoje o piloto brasileiro anunciou oficialmente seu deligamento da equipe italiana ao fim dessa temporada. Foram oito temporadas com muitas conquistas: 11 vitórias, 14 voltas mais rápidas, 15 pole positions e 36 pódios com os carros vermelhos, uma história que decididamente o coloca num patamar que merece respeito, ainda que em seus últimos anos tenha sido eclipsado por Fernando Alonso.

Agora é aguardar para onde ele irá ano que vem, conforme aquelas possibilidade sobre as quais já palpitei AQUI. Clique nas imagens para ampliá-las!

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
2006 - Inicio promissor como escudeiro assumido de Schumacher, venceu corridas, inclusive a primeira de um brasileiro em casa desde Ayrton Senna em 1993 e teve seu contrato renovado para correr com o novo contratado Kimi Raikkonen.
2007 - Andando forte mas enfrentando problemas de confiabilidade no carro e cometendo alguns erros, no final foi superado por Raikkonen, que foi campeão com sua ajuda direta no GP Brasil.
2008 - Quase foi campeão, mas erros da equipe e dele acabaram por favorecer Hamilton, que levou o título na última corrida, também a última vencida pelo brasileiro.
2009 - Em tempos de regulamento novo a Ferrari errou a mão e ele ainda levou a famosa molada na cabeça na Hungria, ficando fora de combate até o ano seguinte. No fim do ano a Ferrari dispensou Raikkonen e confiou no brasileiro.

2010 - Começou o ano bem, mas o recém-chegado Fernando Alonso logo dominou a equipe e superou Felipe na pista e na política interna. Ter que ceder a vitória no GP da Alemanha foi o momento emblemático dessa nova fase.
2011 - Mais um ano de tranquilo domínio interno de Fernando Alonso, Massa ficou aquém do que se esperava e logo saiu da disputa do título, acumulando bem menos pontos do que a equipe gostaria.

2012 - No seu pior início de temporada, Massa foi massacrado por Alonso e pela imprensa italiana. Uma forte e encorajadora reação no segundo semestre, entretanto, garantiu-lhe a renovação do contrato e da esperança.
2013 - Começou o ano bem, mas aos poucos a má sorte, alguns erros e o fantasma de más temporadas anteriores passaram a correr no carro com ele, que assim perdeu a vaga para o ressurgente ex-companheiro Kimi Raikkonen apesar de contar com a preferência de Alonso.

McLaren e Williams se unem pela Fórmula E

Eis o novo carro da Fórmula E, categoria 100% elétrica que tem Lucas di Grassi como piloto (atualmente de testes) e embaixador, mas que correrá em 2014 como titular nos circuitos de rua mundo afora - eles não correrão em autódromos. Todos os carros serão idênticos e tem os motores Renault, baterias e a parte eletrônica fornecidas respectivamente pela Williams e McLaren para todas as 10 equipe e 20 pilotos com seus 40 carros fabricados pela italiana Dallara (a mesma que faz os carros da F-Indy, F-3, GP2, GP3...).

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Ah, e sim, é isso mesmo: serão 40 carros! Cada piloto trocará de carro ao longo da corrida para que a bateria seja carregada! Os patrocinadores estão gostando bastante da idéia politicamente correta e tem apoiado a nova categoria, que também usará pneus comuns de carros de rua (claro que em versões usadas por modelos mais esportivos, não o mesmos de um Chevette). Mais detalhes virão com o tempo e eu publico aqui! Clique nas imagens para ampliá-las!