quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Calendário de lançamentos da F1 2013

Esse é o calendário completo de lançamentos dos carros da temporada 2013 da Fórmula 1.

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Red Bull - 3 de Fevereiro

Ferrari - 1º de Fevereiro


McLaren - 31 de Janeiro

 
Lotus - 28 de Janeiro


Mercedes
- 4 de Fevereiro

Sauber - 2 de Fevereiro

Force Índia - 1º de Fevereiro
 
Williams
- 19 Fevereiro
 
Toro Rosso
- 4 de Fevereiro
 
Caterham
- 5 de Fevereiro
 
Marussia
- 5 de Fevereiro

Luiz Razia corre na Marussia em 2013

A Marussia ainda não anunciou, mas o brasileiro Luiz Razia deverá ser o substituto de Timo Glock na temporada 2013 da Fórmula 1 ao lado do também novato Max Chilton, da Inglaterra. O brasileiro, nascido em Barreiras, na Bahia, fará assim sua estréia como titular na categoria, justamente no ano em que a equipe russa deve estrear o uso do KERS (fornecido pela Williams), ganhando valiosos 80 cavalos por cerca de 6,6 segundos a cada volta, não havendo mais equipes sem o equipamento no grid.
Boa sorte ao brasileiro!

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Agora é esperar a situação de outro brasileiro, o Bruno Senna... As equipes Caterham e Force Índia ainda tem uma vaga aberta em cada, e vários interessados na disputa.

Nossa Senhora do "downforce"

Quem mandou essa foto do carro com sessões de asas de avião no teto e na traseira com a frase "Nossa Senhora do Perpetuo Downforce" escrita foi o grande engenheiro, projetista e amigo Ricardo Divila, (aliás, já entrevistado por nós AQUI). Creio que essa é a santa padroeira de todos os projetistas da F1 e da qual Adrian Newey parece ser especialmente devoto. Clique na imagem para ampliá-la.

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Conheça o MP4-28, o carro 2013 da McLaren


Essas são as primeira imagens do novo carro 2013 da McLaren, o MP4-28, com o qual Jenson Button e Sérgio Perez tentarão levar o título desse ano. Pelas primeiras imagens vemos que o bico manteve o padrão do ano passado ao não apresentar o tal degrau, resta saber se nesse caso, assim como em 2012, por ser dispensado disso por ter o chassis mais baixo naquela região ou porque o esteja escondendo com a tal "tampinha" que a FIA autorizou as equipes a usar.

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Além disso as entradas de ar tem desenhos tradicionais, com os escapamentos seguindo a tendencia vista em 2012 com suas saídas baixas induzindo o fluxo de ar para baixo através do "efeito de Coanda" bem como a traseira compacta para otimizar o fluxo de ar naquela região, algo também perseguido pela F1 há alguns anos. Segundo Button, apesar da aparência similar ao do carro do ano anterior, "por baixo ele é completamente diferente". Como chama atenção um leitor anônimo, a equipe passou a usar sistema de suspensão "pull-rod" na dianteira, como visto na Ferrari no ano passado, o que ajudaria a baixar o centro de gravidade do sistema, ainda que, em tese, com certo aumento de peso dos braços superiores da suspensão, que seriam reforçados para aguentar uma carga maior de trabalho. Será uma nova tendencia trazida pelos italianos no ano passado?

De resto a pintura continua bonita com seu padrão clássico introduzido em 2006. Vamos lembrar que na apresentação do ano passado eles esconderam o verdadeiro escapamento, só visto realmente nos testes, então pode ser que alguma coisa mude na pista de Jerez...  Clique nas imagens para ampliá-las