
O GP do Bahrein foi marcado pela ressurreição de Sebastian
Vettel e sua Red Bull nas condições de plenos dominadores de uma corrida, uma
boa apresentação dos pilotos da Lotus e viu a dupla da Ferrari enfrentar
problemas que os tiraram de combate. Outro ponto alto foi a estréia de
Rubens Barrichello como comentarista da TV Globo, algo que fez bastante diferença sobretudo nas entrevistas pré-corrida, onde todos o reconheciam e falavam com ele com facilidade. Vamos agora à nossa tradicional
"análise equipe-por-equipe" do GP
barenita:
RED BULL: Vettel tinha um ritmo tão superior que ninguém conseguiu ficar
próximo dele na corrida inteira, sobretudo depois que "se livrou" de
Alonso e Rosberg nas voltas iniciais e trocou o composto médio pelos duros. Foi
realmente irrepreensível, dando-se ao luxo de marcar a melhor volta apenas para
ampliar seus recordes. Já Webber, com o mesmo carro mas largando no pelotão
intermediário não conseguiu sair do bolo e lá ficou até o fim da corrida, sendo
superado na última volta por Hamilton e Perez para não deixar dúvidas de que
sua corrida foi mediócre.
LOTUS: Numa corrida de recuperação bastante notável, tanto Kimi como Grosjean
completaram o pódio mostrando que seus carros tratam muito bem os pneus Pirelli
nessa pista, a ponto de fazerem com o finlandês uma parada a menos que Vettel, por exemplo, mas
sem um ritmo que lhes permitisse ao menos esboçar uma luta pela ponta. Ainda
assim, com esse resultado passaram momentaneamente a Ferrari na pontuação e Grosejan
sai um pouco do limbo que se encontrava.
FORCE ÍNDIA: Paul Di Resta teve uma apresentação sólida, como vinha precisando
a algum tempo para mostrar serviço depois de ser eclipsado ano passo por
Hulkenberg e nas etapas anteriores por Sutil. Dirigiu corretamente, não cometeu
erros e extraiu o melhor de seu carro. Perdeu o pódio para Grosjean no
finalzinho, mas isso não chegou a tirar o brilho de seu Domingo. Sutil recebeu
um toque de corrida Massa na terceira curva e teve seu pneu furado, tendo que
se arrastar a volta toda até os boxes, voltando atrás até das HRT que não
correm mais, tendo sua corrida arruinada.
MERCEDES: Seus pilotos tiveram corridas bem distintas: Rosberg, o
pole
position, foi pouco a pouco perdendo desempenho ao não lidar bem com seus pneus
e foi caindo pelas tabelas até chegar num irrisório 9º lugar, ao passo que
Hamilton, que largou em 9º foi reclamando dos pneus e escalando o pelotão até chegar
num bom 5º posto.
McLAREN: Se na corrida passada Perez foi recriminado por seu chefe por ter uma
atitude pacífica de mais, dessa vez ele encarnou Zapata e batalhou duramente
com Alonso e sobretudo Button por posições no na corrida, ganhando ambos os
embates, ainda que no caso do companheiro seu aguerrimento tenha cruzado a
linha que separa o arrojo do temerário. No fim ainda aproveito o embalo de
Hamilton e também passou Webber. Button teve que se defender do companheiro e
no fim ainda teve que fazer uma parada a mais, não capitalizando nada além de
um mísero pontinho...
FERRARI: O azar fez-se hospede da equipe italiana nesse Domingo. Alonso teve
sua asa móvel enguiçada e depois de parar duas vezes seguidas para seus
mecânicos a esbofetearem na esperança de restaurar a normalidade, teve que
abrir mão do recurso que lhe dificultou ainda mais a vida, chegando em 8º.
Massa teve dois pneus furados. O primeiro não chegou a dechapar, o que não lhe
fez arrastar-se tão lentamente pela pista. O segundo estourou mesmo, mas já na
ante curva de acesso aos boxes, o que lhe poupou de perdas ainda maiores.
Jogado lá para trás, chegaria em 11º, mas esses furos lhe obrigaram a colocar
os pneus médios antes da hora e com o eles duram menos ele passou a virar muito
mais devagar que todos e foi sendo passado até a 15ª posição. Só não entendi
porque seus pneus duros não duraram, fazendo o primeiro pit-stop, um dos normais, junto com os dos rivais calçados nos compostos médios.
WILLIAMS: A Falta de velocidade continua ditando o ritmo da dupla. Hoje
Maldonado ainda se deu melhor, mas ainda não pontuou. Bottas vinha bem, mas
como estava com uma estratégia diferente, fez uma parada de box a mais, e para
coroar ela ainda foi ruim, no fim só teve como consolo passar a Ferrari de
Massa que se arrastava com seus pneus velhos na pista.
SAUBER: Assim como no caso acima, o carro limitou o feito dos pilotos, que
nesse GP ficaram bem abaixo das aspirações iniciais de pontuar.
Hulkenberg fez o que pode e Gutierrez ainda foi apanhado pela confusão na
primeira volta, tendo que parar em seguida para trocar o bico. Realmente uma
pena, espero que as novidades prometidas para a etapa espanhola os recoloquem
na disputa, mas é pouco inteligente acreditar em saltos de qualidade.
TORO ROSSO: Vergne rodou na primeira curva e Van de Garde o acertou em cheio.
Dpois disso ficou em último e abandonou provavelmente ao ver que não faria nada
de mais nessa corrida perdida, se é que não teve o carro avariado. Ricciardo
não repetiu o brilho da Malásia, mas a realidade da equipe é essa: pontos só
raramente mesmo.
CATERHAM e MARUSSIA: Dessa vez foi a turma dos carros verdes que terminou na
frente, com Charles Pic superando circunstancialmente até a Sauber de Gutierrez. Van der Garde
perdeu o bico na primeira volta ao bater no rodado Vergne e teve que parar prematuramente, comprometendo
sua corrida e destinando-se logo cedo a certa última colocação. A dupla da Marussia não
foi tão bem nessa pista, mas Bianchi manteve a hegemonia sobre Chilton.