segunda-feira, 22 de abril de 2013

O problema de Alonso

Como vocês sabem Fernando Alonso enfrentou um raro problema com sua asa móvel (DRS) no GP do Bahrein (não deixe de ler minha análise "equipe-por-equipe" sobre ele) . Na imagem abaixo vemos claramente o que aconteceu de errado: o acionador quebrou! Essa peça da asa móvel a levanta quando o piloto a aciona em trechos permitido. Imediatamente quando ele encosta o pé no freio o mecanismo tem sua força que a mantem aberta interrompida e própria pressão do vento a faz fechar.

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Só que dessa vez algo enguiçou e a asa abriu demais, extrapolando o curso normal do mecanismo que se deslocou inteiro para cima, fazendo que quando ele era desligado a asa estava aberta num ângulo em que o vento ao invés de ajudar a fechá-la, ajudava a mantê-la aberta. Além disso, por ter aberto mais que o normal, a estrutura inteira não descia, criando um atrito que impedia a asa de voltar ao lugar mesmo em curvas de baixa velocidade, onde a força do vento era bem menor. Clique na imagem para ampliá-a!



GP do Bahrein - a corrida


O GP do Bahrein foi marcado pela ressurreição de Sebastian Vettel e sua Red Bull nas condições de plenos dominadores de uma corrida, uma boa apresentação dos pilotos da Lotus e viu a dupla da Ferrari enfrentar problemas que os tiraram de combate. Outro ponto alto foi a estréia de Rubens Barrichello como comentarista da TV Globo, algo que fez bastante diferença sobretudo nas entrevistas pré-corrida, onde todos o reconheciam e falavam com ele com facilidade. Vamos agora à nossa tradicional "análise equipe-por-equipe" do GP barenita:

RED BULL: Vettel tinha um ritmo tão superior que ninguém conseguiu ficar próximo dele na corrida inteira, sobretudo depois que "se livrou" de Alonso e Rosberg nas voltas iniciais e trocou o composto médio pelos duros. Foi realmente irrepreensível, dando-se ao luxo de marcar a melhor volta apenas para ampliar seus recordes. Já Webber, com o mesmo carro mas largando no pelotão intermediário não conseguiu sair do bolo e lá ficou até o fim da corrida, sendo superado na última volta por Hamilton e Perez para não deixar dúvidas de que sua corrida foi mediócre.

LOTUS: Numa corrida de recuperação bastante notável, tanto Kimi como Grosjean completaram o pódio mostrando que seus carros tratam muito bem os pneus Pirelli nessa pista, a ponto de fazerem com o finlandês uma parada a menos que Vettel, por exemplo, mas sem um ritmo que lhes permitisse ao menos esboçar uma luta pela ponta. Ainda assim, com esse resultado passaram momentaneamente a Ferrari na pontuação e Grosejan sai um pouco do limbo que se encontrava.

FORCE ÍNDIA: Paul Di Resta teve uma apresentação sólida, como vinha precisando a algum tempo para mostrar serviço depois de ser eclipsado ano passo por Hulkenberg e nas etapas anteriores por Sutil. Dirigiu corretamente, não cometeu erros e extraiu o melhor de seu carro. Perdeu o pódio para Grosjean no finalzinho, mas isso não chegou a tirar o brilho de seu Domingo. Sutil recebeu um toque de corrida Massa na terceira curva e teve seu pneu furado, tendo que se arrastar a volta toda até os boxes, voltando atrás até das HRT que não correm mais, tendo sua corrida arruinada.

MERCEDES: Seus pilotos tiveram corridas bem distintas: Rosberg, o pole position, foi pouco a pouco perdendo desempenho ao não lidar bem com seus pneus e foi caindo pelas tabelas até chegar num irrisório 9º lugar, ao passo que Hamilton, que largou em 9º foi reclamando dos pneus e escalando o pelotão até chegar num bom 5º posto.

McLAREN:
Se na corrida passada Perez foi recriminado por seu chefe por ter uma atitude pacífica de mais, dessa vez ele encarnou Zapata e batalhou duramente com Alonso e sobretudo Button por posições no na corrida, ganhando ambos os embates, ainda que no caso do companheiro seu aguerrimento tenha cruzado a linha que separa o arrojo do temerário. No fim ainda aproveito o embalo de Hamilton e também passou Webber. Button teve que se defender do companheiro e no fim ainda teve que fazer uma parada a mais, não capitalizando nada além de um mísero pontinho...

FERRARI: O azar fez-se hospede da equipe italiana nesse Domingo. Alonso teve sua asa móvel enguiçada e depois de parar duas vezes seguidas para seus mecânicos a esbofetearem na esperança de restaurar a normalidade, teve que abrir mão do recurso que lhe dificultou ainda mais a vida, chegando em 8º. Massa teve dois pneus furados. O primeiro não chegou a dechapar, o que não lhe fez arrastar-se tão lentamente pela pista. O segundo estourou mesmo, mas já na ante curva de acesso aos boxes, o que lhe poupou de perdas ainda maiores. Jogado lá para trás, chegaria em 11º, mas esses furos lhe obrigaram a colocar os pneus médios antes da hora e com o eles duram menos ele passou a virar muito mais devagar que todos e foi sendo passado até a 15ª posição. Só não entendi porque seus pneus duros não duraram, fazendo o primeiro pit-stop, um dos normais, junto com os dos rivais calçados nos compostos médios.

WILLIAMS: A Falta de velocidade continua ditando o ritmo da dupla. Hoje Maldonado ainda se deu melhor, mas ainda não pontuou. Bottas vinha bem, mas como estava com uma estratégia diferente, fez uma parada de box a mais, e para coroar ela ainda foi ruim, no fim só teve como consolo passar a Ferrari de Massa que se arrastava com seus pneus velhos na pista.

SAUBER: Assim como no caso acima, o carro limitou o feito dos pilotos, que nesse GP  ficaram bem abaixo das aspirações iniciais de pontuar. Hulkenberg fez o que pode e Gutierrez ainda foi apanhado pela confusão na primeira volta, tendo que parar em seguida para trocar o bico. Realmente uma pena, espero que as novidades prometidas para a etapa espanhola os recoloquem na disputa, mas é pouco inteligente acreditar em saltos de qualidade.

TORO ROSSO: Vergne rodou na primeira curva e Van de Garde o acertou em cheio. Dpois disso ficou em último e abandonou provavelmente ao ver que não faria nada de mais nessa corrida perdida, se é que não teve o carro avariado. Ricciardo não repetiu o brilho da Malásia, mas a realidade da equipe é essa: pontos só raramente mesmo.

CATERHAM e MARUSSIA:
Dessa vez foi a turma dos carros verdes que terminou na frente, com Charles Pic superando circunstancialmente até a Sauber de Gutierrez. Van der Garde perdeu o bico na primeira volta ao bater no rodado Vergne e teve que parar prematuramente, comprometendo sua corrida e destinando-se logo cedo a certa última colocação. A dupla da Marussia não foi tão bem nessa pista, mas Bianchi manteve a hegemonia sobre Chilton.


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Pos. Piloto         Equipe                    Diferença
 1.  Vettel         Red Bull-Renault              -
 2.  Raikkonen      Lotus-Renault              +  9.1s
 3.  Grosjean       Lotus-Renault             +  19.5s
 4.  Di Resta       Force India-Mercedes      +  21.7s
 5.  Hamilton       Mercedes                  +  35.2s
 6.  Perez          McLaren-Mercedes          +  35.9s
 7.  Webber         Red Bull-Renault          +  37.2s
 8.  Alonso         Ferrari                   +  37.5s
 9.  Rosberg        Mercedes                  +  41.1s
10.  Button         McLaren-Mercedes          +  46.6s
11.  Maldonado      Williams-Renault        +  1m06.4s
12.  Hulkenberg     Sauber-Ferrari          +  1m12.9s
13.  Sutil          Force India-Mercedes    +  1m16.7s
14.  Bottas         Williams-Renault        +  1m21.5s
15.  Massa          Ferrari                 +  1m26.3s
16.  Ricciardo      Toro Rosso-Ferrari      +  1 volta
17.  Pic            Caterham-Renault        +  1 volta
18.  Gutierrez      Sauber-Ferrari          +  1 volta
19.  Bianchi        Marussia-Cosworth       +  1 volta
20.  Chilton        Marussia-Cosworth       +  1 volta
21.  van der Garde  Caterham-Renault       +  2 voltas               

Abandonos:

Piloto        Equipe                     Na volta

Vergne        Toro Rosso-Ferrari           16

Melhor volta: Vettel, 1m36.961s

Pontuação após a 4ª etapa:                

Pilotos:                      Construtores:                    
 1.  Vettel         77        1.  Red Bull-Renault          109
 2.  Raikkonen      67        2.  Lotus-Renault              93
 3.  Hamilton       50        3.  Ferrari                    77
 4.  Alonso         47        4.  Mercedes                   64
 5.  Webber         32        5.  Force India-Mercedes       26
 6.  Massa          30        6.  McLaren-Mercedes           23
 7.  Grosjean       26        7.  Toro Rosso-Ferrari          7
 8.  Di Resta       20        8.  Sauber-Ferrari              5
 9.  Rosberg        14       
10.  Button         13       
11.  Perez          10       
12.  Ricciardo       6       
13.  Sutil           6       
14.  Hulkenberg      5       
15.  Vergne          1