quinta-feira, 11 de abril de 2013

McLaren-Peugeot

Hoje resolvi lembrar de um dos raros casos de equipe grande que tiveram apenas uma temporada de parceria com uma fabricante de motores, no caso a McLaren com a Peugeot em 1994. Na verdade o mesmo havia ocorrido em 1993 quando a mesma equipe correu com os motores Ford por apenas um ano, mas o caso era diferente, já que eram uma equipe cliente, como também eram Lotus e Minardi, não parceira única como no caso com os franceses.

A parceria entre eles começou no fim de 1993, quando insatisfeitos com o tratamento secundario recebido pela Ford a McLaren foi a cata de novos parceiros. Chegaram a testar com Senna e Hakkinen o V12 da Lamborghini (como mostrei AQUI), mas o maior poder econômico do conglomerado Peugeot e a expectativa de que a rivalidade com a Renault alimentaria um desenvolvimento mais rápido acabou por fazer Ron Dennis optar pela marca do leão.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

O carro dessa temporada era o MP4/9, uma versão atualizada do MP4/8 que levou Senna ao vice campeonato na temporada anterior e os pilotos foram Hakkinen e Brundle, que não puderam fazer muita coisa com os constantes problemas de confiabilidade que o motor 3.5 V10 modelo A4 de 700 cavalos apresentava em treinos, classificações e corridas. Mais tarde na temporada estreou a versão A6, com 60 cavalos a mais e os mesmos problemas de confiabilidade, que só foram um pouco atenuados no final da temporada quando a relação entre a equipe e o
Prost testa a combinação McLaren-Peugeot na pré-temporada
fabricante já estava bem desgastada, em parte também porque os franceses pressionaram pelo reserva conterrâneo Phillip Alliot desde o começo do ano para o lugar de Brundle, uma interferência que deixou Ron Dennis p. da vida.

No final do ano a equipe amargou sua primeira temporada sem vitórias em 14 anos e trocou a Peugeot pela Mercedes-Benz, com quem permaneceria por mais de 20 anos até hoje (em 2015 deve voltar a Honda). Aos franceses, restou a união à Jordan e depois à equipe Prost, numa rota descendente até a venda da sua divisão de motores de corrida para a preparadora Asiatech, que fecharia em 2002.

Vettel: "Webber não merecia ganhar na Malasia"

Sebastian Vettel guardou seu lado diplomático no criado mudo do hotel e foi para a primeira coletiva de imprensa colocando pingos nos is no imbróglio do GP da Malásia. Perguntado se se arrependeu de passar Webber ao ignorar ordens de equipe, o alemão disse que não havia entendido direito a mensagem multi 21 dada pela equipe, mas acrescentou: "mesmo que tivesse entendido direito a mensagem, eu pensaria no que teria pensado no seu significado, no que a equipe quer ao dar a Webber a vitória e eu chegando em segundo, e penso que teria tomado a mesma decisão pois Mark não merecia aquilo"

Perguntado porquê ele achava que Webber, que obedeceu a equipe e reduziu os giros do motor não merecia a vitória ele disse "Eu não quero falar mal dos outros, não é meu estilo, creio que já disse o bastante, no final das contas eu estava competindo, era mais rápido, passei ele e ganhei." Sobre se podia contar com o apoio do companheiro, acrescentou: "Sendo bem honesto, eu nunca tive apoio dele. Eu tenho apoio da equipe e eu creio que ela nos apóia da mesma maneira. Eu o respeito muito como piloto, mas eu creio que houve mais de uma ocasião no passado onde ele poderia ter ajudado e não o fez"

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Entre outras frases, quando indagado se esse sentimento tinha algo a ver com o episódio da dupla no GP Brasil de 2012, quando ele disputava o título e Webber - fora da briga - não o ajudou em nada quando disputaram posição na pista, disse: "É, indiretamente você pode dizer isso, mas meu pedido de desculpas após a corrida foi sincero" finalizou.

É, parece que o clima lá acalmou mas não está dos melhores mesmo, e se a informação de Helmut Marko de que não haverá mais ordens de equipe se confirmar, sempre que os dois se cruzarem na pista teremos uma emoção a mais nas corridas!