segunda-feira, 2 de abril de 2012

Button, Ferrari, Massa e Twitter

Recentemente Jenson Button admitiu que recebeu da Ferrari no ano passado uma proposta para ser companheiro de Fernando Alonso na equipe, comentando que "teria que ouvir o que outras equipes tinham a lhe oferecer" e que "ficou feliz em constatar que seu trabalho era respeitado". Mas no final das contas renovou por mais dois ou três anos com a McLaren.

Até aí nada realmente de fantástico ou novo, mas essa informação se analisada com mais cuidado indicaria que a parceria Felipe Massa x Ferrari poderia estar balançando há mais tempo do que apenas desde o inicio particularmente conturbado da temporada 2012, o que faz claramente crer que a Ferrari não deve mesmo renovar seu contrato ao fim do presente ano (será que Felipe mesmo iria querer?), último do contrato do brasileiro, e que já estão à caça de alternativas a mais tempo do que muitos pensavam, portanto não cabendo à Sérgio Pérez o papel de "balançar a vaga" de Felipe.

Como sempre digo quando me perguntam sobre o futuro de Massa, ainda é muito cedo para bater martelo sobre como será a temporada dele, uma vez que só se passaram 2 das 20 corridas previstas para esse ano e nas 18 restantes ele pode melhorar. Entretanto o que permanece claro é a necessidade premente de Felipe reagir e mostrar para as demais equipes do grid que ele é uma opção competitiva para defendê-las em 2013, em que pese uma provável nova condição contratual menos abonada aonde quer que vá, como já disse também.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Sobre esse provável fim de casamento entre Massa e Ferrari, acho que será muito bom para o primeiro, pois a essas alturas da carreira, com Alonso dominando inclusive politicamente a equipe italiana, novos ares para Felipe deverão lhe fazer muito bem e fazê-lo sentir-se novamente 100% confortável numa equipe diferente, com outras pessoas, outra atmosfera e método de  trabalho com perspectivas novas, podendo ser um verdadeiro reinício.

Não por coincidência, Felipe Massa, certamente sob orientação de especialistas de imagem, abriu semana passada sua conta no Twitter de forma a aproximá-lo de seus fãs e críticos, o que foi uma jogada inteligente. Criticar e atacar um nome no jornal é mais fácil do que fazer o mesmo com alguém que você acompanha em mensagens e fotos diárias indo comprar pão, andando de motoneta com a esposa ou fazendo macarronada com a família. Certamente isso tem como objetivo melhorar a imagem de Felipe exatamente num momento em que ele está sob pesada crítica.

O efeito disso, é bom que se diga, não é fazer com que colunistas e jornalistas pensem "puxa, ia criticar seu desempenho nas corridas, mas o ví passando rodo na lavanderia e agora estou enternecido e não tenho mais coragem". Não. O objetivo, creio, é humanizá-lo e aproximá-lo virtualmente do grande público para que vejam que por trás daquela figura reservada também há um ser humano que faz e sente as mesmas coisas que todos os outros e que portanto também fica feliz e sofre com as emoções da vida, despertando mais solidariedade e menos críticas "figadais" nesse momento pedregoso que atravessa.

Vamos esperar e torcer para que Massa obtenha melhores resultados e com isso mais paz e tranquilidade junto a si, sua torcida, seus críticos e é claro, sua equipe de trabalho e potenciais outras equipes com quem possa vir a negociar para correr.