terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ross Brawn pressiona a Mercedes


Com a chegada de Paddy Lowe da McLaren, muitos entenderam que a sucessão de Ross Brawn como chefe da equipe Mercedes estaria em curso, mas o virtual substituído não gostou nada da situação e teria avisado a equipe: ou ele continua como chefão ou sairá.

Brawn declarou ao canal a cabo inglês Sky: "Eu preciso uma definição bem clara de quem está no comando e obviamente eu preciso de motivação para continuar..." continuando, "Toda equipe bem sucedida tem que ter alguém mais experiente como referência, e essa é a grande questão. Nós precisamos ter certeza se continuarei sendo essa referência.".

Muitos viram essa cobrança pública como um sinal de que a gestão Brawn/Lauda/Wolff pode não estar sendo tão pacífica como desejado, valendo lembrar que quando Niki Lauda estava na Jaguar ele jogava politicamente para ter mais poder e acabou batendo de frente com o de outros chefes, como o defenestrado Bobby Rahal bem pode lembrar.

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Com isso ganha força a teoria de que se Lowe assumir a chefia, Brawn poderia ira para outra equipe no grid onde sua experiência seja bem vinda e a McLaren, que vem se reforçando na preparação para a parceria com a Honda poderia ser um caminho. O dirigente inglês, aliás, não afasta a possibilidade de mudança - quando perguntado se sairia da categoria caso a Mercedes não dê a resposta que espera, disse: "Não necessariamente da categoria."

Sobre o assunto, Niki Lauda disse: "Tivemos alguns pequenos problemas na equipe, mas está tudo rsolvido agora. Está tudo acordado entre ele e Paddy e todos os demais. Ele é o número 1. Eu tentei persuadí-lo a ficar, eu quero que ele fique, vamos conversar de novo no fim da temporada" e acrescentou: "Agora é com ele, eu diria que (as chances) são de 50-50 (por cento)".

Agora vamos aguardar e ver se Ross permanece no cargo ou se muito em breve levará sua experiência multi-campeã para outras bandas...

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Quem só tem Twitter ou só Facebook também está concorrendo, mas quem participa e divulga pelos dois tem ainda mais chances ainda, boa sorte!

O sorteio será ao vivo durante o nosso programa da quarta-feira dia 13 de novembro e a promoção é válida para todo o território nacional!

Barrichello correrá com carro rosa

O piloto Rubens Barrichello correrá na etapa de Curitiba nesse fim de semana com um carro de cor diferente. Sai o tradicional verde dos medicamentos Medley e entra o rosa. A mudança simboliza a adesão da empresa da área farmacêutica ao "Outubro Rosa", campanha internacional criada com o propósito de chamar a atenção para a importância dos cuidados preventivos contra o câncer de mama. Acho essa uma bela iniciativa para dar força a uma campanha tão importante! A sessão de classificação e a corrida serão transmitidas pelos canais SporTV.


ATUALIZADO: Troquei a foto acima por uma tirada na própria pista de Curitiba. Nela vemos que além do carro, seu capacete e até o tênis também ostenta a cor rosa da campanha! 

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Hulkenberg, Sutil e Di Resta sob perigo?

Pilotos altos e consequentemente mais pesados como Paul Di Resta, Adrian Sutil e Nico Hulkenberg (ok, esse último está em alta, não está ameaçado) podem ver suas chances de conseguir uma vaga para o ano que vem prejudicadas com os novos conjuntos de motores, KERS e suas baterias do regulamento de 2014 se mostrando mais pesados do que o inicialmente calculado, mesmo com o aumento do peso mínimo dos carros dos atuais 642 kg para 690 kg.

Esses três pilotos em particular estão sob perigo de não achar espaço para correr ano que vem por serem os mais altos e pesados da F1, todos na casa dos 72-74 quilos, podendo perder as disputas por vagas para pilotos mais leves e compactos que sejam mais convenientes aos interesses técnicos das equipes por ocupar menos espaço no carro e serem mais baixos, possibilitando assim aos projetistas maior liberdade no projeto e no manejo da distribuição dos lastros do carro, ao passo que os pesados restringem isso.

Jenson Button disse: "nos últimos três anos, já houve umas quatro corridas onde perdi um décimo por volta por causa do meu sobrepeso, isso pode parecer pouco, mas numa classificação pode significar uma ou duas posições a menos no grid e seis segundo a mais no fim de uma corrida"

Paul Di Resta é outro que se manifestou: "Eu já perdi 3 ou 4 quilos em relação ao meu peso na estréia da F1 e eu já estava no meu limite na época. Acaba sendo um pouco injusto ser uma pessoa menor pois não só pode distribuir o peso do carro para o lugar certo como eles são mais saudáveis."

Martin Withmarsh, chefe da equipe McLaren escancara o problema: "Nós temos que achar uma solução, mas eu duvido que que encontremos uma nas próximas semanas ou meses. Infelizmente do jeito que as coisas aconteceram, pilotos pesados serão menos atraentes. Aconteceu por acidente, aumentamos o peso mínimo dos carros mas mas o conjunto motriz se mostrou mais pesado do que as pessoas esperavam e agora temos uma situação onde pilotos mais pesados estão em desvantagem"

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Já há pressão para que a FIA aumente o peso mínimo dos carro do ano que vem de 690 para 700 quilos, com nomes como Lewis Hamilton e Jenson Button (além dos citados no título) fazendo lobby nesse sentido, mas como algumas equipes já estão fechadas com pilotos leves, a necessária união para exigir uma mudança não parece que vai ocorrer facilmente e assim pilotos mais altos e muito talentosos podem perder sua vaga na categoria, que também estará fechando as portas para novas gerações de talentos e quem sabe, campeões.

No momento quem pode ficar tranquilo sob esse aspecto é Sebastian Vettel e Felipe Massa, os "peso-pena" da categoria com 58 e 59 quilos respectivamente.

Clique AQUI para ver o peso e a altura de todos os pilotos da Fórmula 1!

Honda divulga som de seu novo motor da F1

A fabricante japonesa Honda divulgou o som do seu novo propulsor 1.6 Turbo V6 que equipará os carros da McLaren a partir da temporada 2015. Lembro que com a estréia da nova configuração de motores a partir de 2014 a Fórmula 1 passará a adotar câmbio semi automático de 8 marchas, não mais 7 como é atualmente. Ouça o novo motor e diga se gostou:

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